Temporada 2021
novembro
s t q q s s d
<novembro>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
12 3 4 5 6 7
8910 11 12 13 14
1516 17 18 19 2021
222324 25 26 27 28
293012345
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
ENSAIOS
Beethoven 250: Temporada 2020-2021
Autor: Arthur Nestrovski e Marcelo Lopes
25/mai/2021
A Temporada 2020 começou de modo inesquecível, em março, com a Missa Solemnis, de Beethoven, regida por Thierry Fischer. Era o primeiro de muitos programas dedicados à obra do compositor, celebrando os seus 250 anos de nascimento; e era também o primeiro programa do nosso novo Regente Titular e Diretor Musical. Depois da Turnê Beethoven Paulista, que levou nossa Orquestra a oito cidades do interior, em fevereiro, e desses concertos de abertura das séries de assinatura, tudo parecia encaminhado para uma grande Temporada. Uma semana depois, a Sala São Paulo estava fechada ao público e todos os concertos suspensos, por força da pandemia da Covid-19.
 
Um Clássico Popular
Autor: Diego Fischerman
24/mai/2021
(...) Talvez por seu infalível ouvido “popular”, por imaginar-se a si mesmo como intérprete — inclusive nas obras que não o tinham como protagonista — e diferentemente de muitos dos experimentos realizados durante a segunda metade do século XX para estilizar músicas de tradição popular e colocá-las na órbita do concerto clássico, a música de Piazzolla, mesmo a mais intrincada, sempre soa natural. Sempre tem a fluidez da improvisação, do assobio das ruas, do músico popular, do saber do povo.
 
Saint-Saëns, o compositor viajante
Autor: Stéphanie Leteuré
23/mai/2021
Na primavera de 1890, a imprensa parisiense se preocupava com o inexplicado desaparecimento de Camille Saint-Saëns. O compositor abandonara definitivamente sua residência na rua Monsieur-le-Prince, não fornecera nenhum endereço ofi cial, legara à cidade de Dieppe [no norte da França] suas coleções particulares e pusera sua biblioteca musical em depósito na Casa Érard [célebre loja de fábrica de pianos, em Paris].
 
Figuras parisienses: Camille Saint-Saëns
Autor: Marcel Proust
22/mai/2021
“É um gênio, diz uma velha lenda, mas um gênio burlão. Rei dos espíritos da música e do canto, ele possui todos os segredos, e mesmo aquele, tão logo queremos nos aproximar dele, de fugir para o mais longe, sempre incapturável.”
 
A construção da modernidade nos balés de Stravinsky
Autor: Entrevista de Thierry Fischer a Arthur Nestrovski
21/mai/2021
Thierry Fischer, Diretor Musical e Regente Titular da Osesp, tem regido "A Sagração da Primavera" quase anualmente nas últimas duas décadas. A modernidade dos balés de Stravinsky simboliza sua perspectiva de trabalho com a orquestra.
 
Stravinsky e a vontade criativa
Autor: João Guilherme Ripper
20/mai/2021
Ludwig van Beethoven, cujos 250 anos de nascimento celebramos em 2020, foi o primeiro compositor a fazer uma carreira sem vínculo de emprego com corte ou igreja, sustentando-se apenas com recursos obtidos por meio de concertos, publicação de partituras e patronato de nobres. A autonomia de Beethoven associada ao seu inesgotável impulso criativo fizeram dele o senhor da invenção e dos percursos artísticos pelos quais se aventurou.
 
O sistema e a ideia
Autor: Pierre Boulez
19/mai/2021
Sempre se acentuou a evolução da linguagem rumo a um cromatismo total e, a partir da Escola de Viena — que manifestou particularmente essa continuidade da evolução —, a linhagem Wagner-Mahler-Schoenberg se impôs como o símbolo da renovação.
 
Contar histórias pela linguagem musical
Autor: Entrevista de Gabriela Montero a Júlia Tygel
18/mai/2021
A pianista venezuelana Gabriela Montero, Artista em Residência da Temporada 2020-2021, explica como os programas que tocará com a Osesp se relacionam com sua própria trajetória.
 
Universos infinitos
Autor: Entrevista de Esteban Benzecry a Arthur Nestrovski
17/mai/2021
O argentino Esteban Benzecry, Compositor Visitante desta Temporada, conta como une, em sua música, a inspiração em tradições latino-americanas a cores orquestrais francesas.
 
Esteban Benzecry: folclores imaginários
Autor: Martín Liut
16/mai/2021
Esteban Benzecry nos oferece um bom exemplo de como o campo da música contemporânea francesa está disposto a receber compositores estrangeiros, na quase totalidade de seu mapa musical — nesse mosaico, ele ocupa o espaço dos sinfonistas.