Sozinho
Autor: Paul Griffiths
|
|
18/mai/2022
|
Esta é uma ocasião especial. O violino, acostumado a ouvir outros instrumentos abaixo do Sol Médio, que é o limite de sua extensão inferior, agora está só. E o violinista, normalmente um parceiro ou uma estrela num grande grupo, está sozinho.
|
| |
Em busca de uma linguagem
Autor: Entrevista de Jimmy López a Gabriela de Souza
|
|
24/mar/2022
|
Um dos compositores jovens mais promissores do mundo, vencedor de inúmeros prêmios, o peruano Jimmy López passou
por duas crises estéticas até começar a encontrar seu estilo e identidade musicais. "Ephemerae", concerto para piano e orquestra inspirado em notas de fragrâncias, terá estreia latino-americana na Sala São Paulo.
|
| |
Um Clássico Popular
Autor: Diego Fischerman
|
|
24/mai/2021
|
(...) Talvez por seu infalível ouvido “popular”, por imaginar-se a si mesmo como intérprete — inclusive nas obras que não o tinham como protagonista — e diferentemente de muitos dos experimentos realizados durante a segunda metade do século XX para estilizar músicas de tradição popular e colocá-las na órbita do concerto clássico, a música de Piazzolla, mesmo a mais intrincada, sempre soa natural. Sempre tem a fluidez da improvisação, do assobio das ruas, do músico popular, do saber do povo.
|
| |
Saint-Saëns, o compositor viajante
Autor: Stéphanie Leteuré
|
|
23/mai/2021
|
Na primavera de 1890, a imprensa parisiense se preocupava com o inexplicado desaparecimento de Camille Saint-Saëns. O compositor abandonara definitivamente sua residência na rua Monsieur-le-Prince,
não fornecera nenhum endereço ofi cial, legara à cidade de Dieppe [no norte da França] suas coleções particulares e pusera sua biblioteca musical em depósito na Casa Érard [célebre loja de fábrica de pianos, em Paris].
|
| |
Figuras parisienses: Camille Saint-Saëns
Autor: Marcel Proust
|
|
22/mai/2021
|
“É um gênio, diz uma velha lenda, mas um gênio burlão. Rei dos espíritos da música e do canto,
ele possui todos os segredos, e mesmo aquele, tão logo queremos nos aproximar dele, de fugir para o mais longe, sempre incapturável.”
|
| |
A construção da modernidade nos balés de Stravinsky
Autor: Entrevista de Thierry Fischer a Arthur Nestrovski
|
|
21/mai/2021
|
Thierry Fischer, Diretor Musical e Regente Titular da Osesp, tem regido "A Sagração da Primavera" quase anualmente nas últimas duas décadas. A modernidade dos balés de Stravinsky simboliza sua perspectiva de trabalho com a orquestra.
|
| |
Stravinsky e a vontade criativa
Autor: João Guilherme Ripper
|
|
20/mai/2021
|
Ludwig van Beethoven, cujos 250 anos de nascimento celebramos em 2020, foi o primeiro compositor a fazer uma carreira sem vínculo de emprego com corte ou igreja, sustentando-se apenas com recursos obtidos por meio de concertos, publicação de partituras e patronato de nobres. A autonomia de Beethoven associada ao seu inesgotável impulso criativo fizeram dele o senhor da invenção e dos percursos artísticos pelos quais se aventurou.
|
| |
O sistema e a ideia
Autor: Pierre Boulez
|
|
19/mai/2021
|
Sempre se acentuou a evolução da linguagem rumo a um cromatismo total e, a partir da Escola de Viena — que manifestou particularmente essa continuidade da evolução —, a linhagem Wagner-Mahler-Schoenberg se impôs como o símbolo da renovação.
|
| |
Contar histórias pela linguagem musical
Autor: Entrevista de Gabriela Montero a Júlia Tygel
|
|
18/mai/2021
|
A pianista venezuelana Gabriela Montero, Artista em Residência da Temporada 2020-2021, explica como os programas que tocará com a Osesp se relacionam com sua própria trajetória.
|
| |
Universos infinitos
Autor: Entrevista de Esteban Benzecry a Arthur Nestrovski
|
|
17/mai/2021
|
O argentino Esteban Benzecry, Compositor Visitante desta Temporada, conta como une, em sua música, a inspiração em tradições latino-americanas a cores orquestrais francesas.
|
| |