Temporada 2023
janeiro
s t q q s s d
<janeiro>
segterquaquisexsábdom
2627282930311
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
303112345
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
  • 2023 | Temporada 2023
  • 2023 | Academia Seleção
  • 2023 | CPP 01 Osesp
FLORESTA VILLA-LOBOS| CONCERTOS A PREÇO POPULAR

A menos de um mês da Abertura da Temporada 2023, os rios da Floresta Villa-Lobos voltam a desaguar por aqui. Nos dias 16 e 17 de fevereiro, Orquestra e Coros apresentam o programa que fez história na Sala São Paulo e marcou a nossa estreia no Carnegie Hall em 2022. Em uma grande homenagem ao maior compositor brasileiro, tocamos obras de Villa intercaladas com músicas de Tom Jobim, Clarice Assad, Almeida Prado e outros. Aqui, o fio que une esses afluentes é a natureza, tema essencial no trabalho do artista: "na minha música, eu não ponho mordaça na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que transporto instintivamente para tudo que escrevo", escreveu. Assim como no ano passado, cada peça será acompanhada por imagens da fauna e da flora capturadas na Amazônia, no Pantanal, em Bonito e na Mata Atlântica, em filmes idealizados por Marcello Dantas e Leandro Lima especialmente para o programa.

 

No pódio, temos o maestro Wagner Polistchuk e, como solistas, a soprano Erika Muniz e a pianista Olga Kopylova, todos os três também integrantes dos nossos corpos artísticos. As apresentações fazem parte do projeto "Concertos a Preço Popular" e os ingressos custam R$ 30 (inteira). Garanta seu ingresso AQUI

 

16 FEV QUI 19h30

17 FEV SEX 19h30

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CORO DA OSESP
CORO ACADÊMICO DA OSESP

WAGNER POLISTCHUK regente
ERIKA MUNIZ soprano
OLGA KOPYLOVA piano

MARCELLO DANTAS concepção visual

 

Clarice ASSAD
Nhanderú


Heitor VILLA-LOBOS
Choros nº 3 – Pica-pau


Edino KRIEGER
Canticum Naturale: Monólogo das Águas


Heitor VILLA-LOBOS
Alma Brasileira


José Antonio ALMEIDA PRADO
Sinfonia dos Orixás [Seleção]


Heitor VILLA-LOBOS
A Floresta do Amazonas: Cair da Tarde


Marco Antônio GUIMARÃES
Onze


Philip GLASS
Águas da Amazônia [Seleção]


Heitor VILLA-LOBOS
Bachianas Brasileiras nº 4: Coral e Ária


Tom JOBIM
Boto e Passarim


Heitor VILLA-LOBOS
Choros nº 10 - Rasga o Coração [Seleção]

 

Os concertos da Floresta Villa-Lobos têm o apoio da Suzano por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal.

NOVO LANÇAMENTO DA OSESP PELO SELO NAXOS

 

Nosso último lançamento pelo Selo Naxos acaba de sair do forno! O álbum é dedicado à música de Claudio Santoro e traz as quinze Fantasias Sul América e a Sonata para Violino Solo, tocadas por integrantes da Orquestra (veja a relação completa abaixo).

 

Livremente atonais e altamente virtuosísticas, as Fantasias correspondem aos últimos dez anos de produção do compositor manauara e se tornaram o conjunto mais significativo de obras do gênero no Brasil. Interpretada por Emmanuele Baldini, a Sonata é peça da fase inicial de Santoro, mas já demonstra suas primeiras incursões na escrita dodecafônica e a necessidade de experimentação acima de qualquer regra.

 

Confira AQUI o disco nas plataformas de streaming. Você também pode garanti-lo em CD, na Loja Clássicos — na Sala São Paulo, e em estabelecimentos especializados. 

____

 

Claudio Santoro — Fantasias Sul América e Sonata para violino solo faz parte do projeto Brasil em Concerto, uma parceria do Departamento de Difusão Cultural do Ministério das Relações Exteriores com três orquestras brasileiras — além de nós, fazem parte as Filarmônicas de Minas Gerais e de Goiás —, a Academia Brasileira de Música e, claro, a Naxos.

 

Músicos: Nathalia Áurea (soprano), Claudia Nascimento (flauta), Arcádio Minczuk (oboé), Ovanir Buosi (clarinete), Alexandre Silvério (fagote), Luiz Garcia (trompa), Davi Graton (violino), Emmanuele Baldini (violino), Horácio Schaefer (viola), Rodrigo Andrade (violoncelo), Pedro Gadelha (contrabaixo), Fernando Dissenha (trompete), Wagner Polistchuk (trombone), Filipe Queirós (tuba) e Olga Kopylova (piano), assim como o violonista Fábio Zanon (convidado). Toda gravação e masterização foram feitas por nós, uma parceria do Coordenador do Centro de Documentação Musical da Osesp Antonio Carlos Neves Pinto, o Produtor de Áudio Guilherme Triginelli e a equipe Técnica da casa.

APLICATIVO DA OSESP

Tenha a Osesp na palma da sua mão. Conheça o nosso aplicativo, plataforma gratuita onde você encontra a programação completa da Temporada e pode adquirir ingressos para os concertos, além de conectar-se com diversos conteúdos, como vídeos e álbuns. Através dele ainda é possível apoiar os projetos educacionais que desenvolvemos. Se você é assinante, o aplicativo dá acesso direto ao banco de ingressos.

 

Baixe agora mesmo na App Store ou no Google Play.