• Concerto Matinais
  • Temporada 2016 | Estado de Escuta
OSESP TOCA PARA MAIS DE 15 MIL PESSOAS NA EUROPA

Convidada de três dos principais festivais da Europa, a breve, porém intensa, passagem da Osesp contou com plateias lotadas, público caloroso e boas críticas da imprensa.

 

Como escreveu Martin Kettle, no The Guardian: "As Danças Sinfônicas de Rachmaninov encontraram Alsop e a orquestra em seu melhor momento." [ 25/08/16]

 

Foram quatro apresentações comandadas pela diretora musical e regente titular Marin Alsop, incluindo duas estreias: no Festival Internacional de Edimburgo, na Escócia (2.300 pessoas), e no Festival de Verão de Lucerna, na Suíça (1.800 pessoas).

 

Após quatro anos, a Osesp retornou ao tradicional Festival BBC Proms, em Londres, Inglaterra, para dois concertos na

mesma data, um na programação regular e outro na sessão Late Night Proms (6.000 pessoas em cada performance).

 

No Late Night, em uma parceria inédita, a Orquestra e a Jazz Sinfônica tocaram um repertório dedicado à Música Popular Brasileira, com obras de   Pixinguinha, Dominguinhos e Tom Jobim, entre outros.

 

Os concertos de Londres foram gravados pela BBC Radio 3 e podem ser escutados até 23/09.

 

Ouça o concerto da programação regular aqui e o concerto da Osesp com a Jazz Sinfônica aqui.

 

Confira todas as matérias que saíram na imprensa.

MÚSICOS DO CORO E DA ORQUESTRA SÃO PREMIADOS

Recentemente, os cantores do Coro da Osesp, Natália Áurea (soprano) e Erick Souza (baixo/barítono) foram os vencedores da 14ª edição do Concurso Maria Callas. Além deles, a violinista da Orquestra, Déborah Wanderley dos Santos, recebeu seu 7º prêmio internacional, desta vez, da YOA Orquestra das Américas, em Washington.

TEMPORADA OSESP 2016 | ESTADO DE ESCUTA

O tema da Temporada 2016 da Osesp é Estado de Escuta, uma alusão à música como forma de resistência às pressões dispersivas que o excesso de informações e a compulsão de comunicação exercem sobre nós.

 

Com 32 semanas de assinatura, a Temporada 2016 terá dez programas comandados pela diretora musical e regente titular Marin Alsop (que faz a abertura e o encerramento da Temporada, respectivamente, com a Primeira e a Segunda Sinfonias de Mahler); quatro pelo regente associado Celso Antunes (dois sinfônicos, um de câmara e um coral); e dois pela recém-nomeada regente assistente Valentina Peleggi (um de câmara e um sinfônico).

 

Entre as novidades, destaque para a criação da figura de Artista Associada: a contralto e regente Nathalie Stutzmann, que estará com a Osesp nas Temporadas 2016-18.

 

Confira a programação completa da Temporada 2016!

ALTERAÇÃO DE DATA | APRESENTAÇÃO QUARTETO OSESP

Informamos que o concerto do Quarteto Osesp deste domingo 11 de setembro, às 16h, foi adiado.

Os instrumentos dos músicos da Orquestra, que embarcaram para as apresentações nos festivais da Europa nos dias 22, 24 e 26 de agosto, permanecem retidos no desembaraço aduaneiro, por conta da greve dos auditores da Receita Federal. Mesmo com a eventual liberação, não haveria mais o mínimo de tempo necessário para a preparação desse repertório.

O mesmo programa, que traz a obra “Ainsi la Nuit”, de Dutilleux, e os quartetos para cordas nº 3, de Bartók, e nº 2, de Villa-Lobos, será apresentado no dia 11 de dezembro, às 16h, na Sala do Coro – 2º andar da Sala São Paulo. Para os que não conhecem, será uma chance de conhecer um ambiente de câmara muito especial, que oferece ainda maior proximidade do público com os músicos.

Os assinantes desta série poderão utilizar o mesmo ingresso para assistir à apresentação no dia 11 de dezembro ou trocá-lo por outro programa da temporada 2016, por meio do Banco de Ingressos.

O ingresso avulso adquirido para esse programa também poderá ser utilizado para a apresentação de 11 de dezembro ou ser devolvido pelo telefone 4003.2051 (Ingresso Rápido), ou ainda mediante apresentação na Bilheteria da Sala São Paulo, até o dia 11 de outubro.