• Concerto Matinais
  • Temporada 2016 | Estado de Escuta
OSESP NOS PRINCIPAIS FESTIVAIS DE MÚSICA DA EUROPA

Esta semana, de 22 a 26 de agosto, a Osesp realiza uma série de concertos internacionais. A Orquestra foi convidada a participar de três dos maiores festivais de música da Europa.
 
São quatro concertos comandados pela diretora musical e regente titular Marin Alsop, nesta que já pode ser considerada uma das mais significativas conquistas da trajetória da Osesp. A semana inclui duas grandes estreias – no Festival Internacional de Edimburgo, na Escócia (22/ago), e no Festival de Verão de Lucerna, na Suíça (26/ago).

 

Ontem (24/ago), a Osesp retornou, após quatro anos, ao prestigiado Festival BBC Proms, em Londres, Inglaterra, apresentando dois concertos no mesmo dia um dentro da programação normal e outro na cultuada sessão Late Night Proms. Neste, a Osesp fez uma parceria inédita com a Orquestra Jazz Sinfônica: os dois grupos tocaram juntos um repertório que reuniu obras de Pixinguinha, Dominguinhos e Tom Jobim, entre outros, num panorama compacto de 100 anos de Música Popular Brasileira.

 

Os dois concertos do Festival BBC Proms foram transmitidos ao vivo pela internet e o áudio de ambos ficarão disponíveis até dia 23 de setembro!

 

Para ouvir o programa de Música Popular Brasileira com a Orquestra Jazz Sinfônica, clique aqui.

Já para ouvir o programa com a pianista Gabriela Montero, aqui.

MÚSICOS DO CORO E DA ORQUESTRA SÃO PREMIADOS

Recentemente, os cantores do Coro da Osesp, Natália Áurea (soprano) e Erick Souza (baixo/barítono) foram os vencedores da 14ª edição do Concurso Maria Callas. Além deles, a violinista da Orquestra, Déborah Wanderley dos Santos, recebeu seu 7º prêmio internacional, desta vez, da YOA Orquestra das Américas, em Washington.

TEMPORADA OSESP 2016 | ESTADO DE ESCUTA

O tema da Temporada 2016 da Osesp é Estado de Escuta, uma alusão à música como forma de resistência às pressões dispersivas que o excesso de informações e a compulsão de comunicação exercem sobre nós.

 

Com 32 semanas de assinatura, a Temporada 2016 terá dez programas comandados pela diretora musical e regente titular Marin Alsop (que faz a abertura e o encerramento da Temporada, respectivamente, com a Primeira e a Segunda Sinfonias de Mahler); quatro pelo regente associado Celso Antunes (dois sinfônicos, um de câmara e um coral); e dois pela recém-nomeada regente assistente Valentina Peleggi (um de câmara e um sinfônico).

 

Entre as novidades, destaque para a criação da figura de Artista Associada: a contralto e regente Nathalie Stutzmann, que estará com a Osesp nas Temporadas 2016-18.

 

Confira a programação completa da Temporada 2016!