PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP

CONCERTOS NA SALA SÃO PAULO CONTAM COM RECURSOS DE ACESSIBILIDADE
29/jun/2017

A Fundação Osesp traz uma importante novidade para a série de Concertos Matinais em 2017! Com o suporte da Mais Diferenças, alguns concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo na Sala São Paulo serão acessíveis a pessoas com deficiência. O próximo deles acontece no domingo, dia 06 de agosto, às 11h.

Haverá audiodescrição do próprio concerto e também do local, disponibilizada por meio de um aplicativo para smartphones e tablets. O recurso é simultâneo e ao vivo, com informações relevantes à experiência de assistir a um concerto da Osesp na Sala São Paulo. A entrada é gratuita a todos.

Confira quais são os próximos concertos com acessibilidade:

DOM 06/AGO - 11H
DOM 13/AGO - 11H
DOM 1º/OUT - 11H

Para inscrições e mais informações, clique aqui.

INAUGURAÇÃO DA SALA ALMEIDA PRADO NO COMPLEXO CULTURAL JÚLIO PRESTES
26/jun/2017

No último sábado [24/junho], aconteceu a inauguração oficial da Sala Almeida Prado, o mais novo espaço de palestras e eventos do Complexo Cultural Júlio Prestes – conjunto que abriga, entre outras, a Sala São Paulo.

O novo espaço passa a ser o endereço oficial do "Falando de Música" - palestra que antecede os concertos da Osesp.

Almeida Prado [1943 – 2010] nasceu em Santos e estudou com Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda, Olivier Messiaen e Nadia Boulanger. Dono de um catálogo que inclui mais de 500 composições, teve suas obras editadas na Alemanha e no Brasil.

Com a inauguração desta sala, o compositor se junta a um grupo de importantes nomes da música clássica brasileira que também foram homenageados em outros espaços do Complexo, como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Carlos Gomes.

OSESP APRESENTA PROGRAMA FRANCÊS COM OBRAS DE IBERT, RAVEL E DEBUSSY
30/mai/2017

Nos dias 1º, 2 e 3 de junho, a Osesp se apresentará pela primeira vez sob a regência de Enrique Mazzola, diretor musical da Orchestre National d’Ile de France desde 2012.

O programa inicia com Bacanal, de Jacques Ibert, seguido do Concerto para Piano em Sol Maior, de Maurice Ravel, que contará com a participação do pianista Louis Lortie.

Na segunda parte da apresentação, a Osesp interpretará Images, de Claude Debussy, cujos três movimentos seguirão uma ordem especial para estes concertos, a pedido do próprio maestro. A Orquestra interpretará o primeiro movimento da obra (Gigas), seguido pelo terceiro (Rondas de Primavera), e finalizará com o segundo movimento (Iberia).

Confira mais informações sobre o programa aqui.

NEIL THOMSON REGE O RÉQUIEM, OP. 48, DE FAURÉ, COM O CORO DA OSESP, COROS INFANTIL E ACADÊMICO DA OSESP E SOLISTAS CONVIDADOS
25/mai/2017

Nos dias 25, 26 e 27 de maio, o regente britânico Neil Thomson, titular da Orquestra Filarmônica de Goiás, estará à frente da Osesp em programa com obras de Unsuk Chin e Gabriel Fauré.

O programa inicia com o Concerto Para Violino, de Unsuk Chin, compositora visitante da Temporada Osesp 2017. Viviane Hagner é a solista convidada.

Na segunda parte, a Orquestra, o Coro da Osesp, os Coros Infantil e Acadêmico da Osesp e os solistas Marília Vargas (soprano) e Homero Velho (barítono) interpretam o Réquiem, Op. 48, do compositor francês Gabriel Fauré.

Confira mais informações sobre o programa aqui.

COMUNICADO OFICIAL | CANCELAMENTO DE SOLISTA
24/abr/2017

Por problemas de saúde, foi cancelada a participação como solista de Ilia Laporev, chefe do naipe dos violoncelos da Osesp, no programa dos dias 4, 5 e 6 de maio. As apresentações, que serão regidas pelo maestro brasileiro e titular da Filarmônica de Minas Gerais, Fabio Mechetti, agora trazem a "Sinfonia nº 2", de Tchaikovsky, além de "Quadros de Uma Exposição", de Mussorgsky, em rara versão orquestrada por Francisco Mignone.

Confira a programação atualizada aqui.

COMUNICADO OFICIAL | ALTERAÇÃO DE REGENTE
12/abr/2017

Informamos que, por problemas de saúde, a regente titular e diretora musical da Osesp Marin Alsop não estará à frente da Orquestra nos concertos de maio. As apresentações dos dias 4, 5 e 6 serão regidas pelo maestro brasileiro e titular da Filarmônica de Minas Gerais, Fabio Mechetti; as dos dias 11, 12 e 13, pelo estoniano Arvo Volmer, titular da Orquestra Haydn de Bolzano (que retorna à Osesp depois do sucesso de seus programas em março deste ano); e as dos dias 18, 19 e 20, pela regente em residência, Valentina Peleggi.

Confira aqui a programação atualizada.

SELO DIGITAL OSESP LANÇA MAIS UM TÍTULO
05/abr/2017

Acaba de sair mais um título do Selo Digital Osesp: regida por Arvo Volmer, a Orquestra do Festival de Campos do Jordão toca a Sinfonia Fantástica, de Berlioz.

O CD foi gravado em 2016, na 47º edição do Festival, administrado pela Fundação Osesp. Formada por mais de uma centena de bolsistas, de diversos países - Argentina, Espanha, Colômbia e Estados Unidos, entre outros, sem falar no Brasil – a cada ano a Orquestra tem se superado em repertórios desafiadores, sob a regência de grandes maestros convidados.

Já com 16 lançamentos, o Selo Digital Osesp disponibiliza gravações do acervo da Fundação Osesp em arquivos permanentemente acessíveis no site da Osesp.

Confira aqui e faça o download da discografia completa já lançada, incluindo Orquestra do Festival de Campos do Jordão 2016 – Volume 1: Sinfonia n. 4, de Tchaikovsky, sob a regência de Giancarlo Guerrero.

OSESP FAZ SEGUNDA TRANSMISSÃO AO VIVO EM REALIDADE VIRTUAL
16/mar/2017

No próximo sábado [18/mar], a Orquestra fará sua segunda transmissão de concerto em realidade virtual, ao vivo, em parceria com a Panograma, empresa que tem como sócio o produtor musical João Marcello Bôscoli.

Desde que haja conexão com a internet, será possível assistir ao concerto em 360º (com o cursor ou com o touch), de qualquer lugar do planeta, pelo canal do YouTube da Osesp.

Com os óculos headset – equipamento apropriado para conteúdos em realidade virtual – será possível ter a sensação de assistir ao concerto, de forma imersiva, diretamente do palco da Sala São Paulo.

O concerto será às 16h30 e o sinal já estará aberto alguns minutos antes do início. A Orquestra tocará a Sinfonia nº 6 em Lá Menor – Trágica, de Gustav Mahler, sob a regência de Marin Alsop.

CONHEÇA OS VENCEDORES DO CONCURSO JOVENS SOLISTAS DA OSESP!
13/mar/2017

As audições da edição 2017 do Concurso Jovens Solistas da Osesp aconteceram na tarde desta segunda-feira, 13 de março, na Sala São Paulo.

Em evento aberto ao público, os candidatos foram avaliados por uma banca examinadora composta por Marin Alsop, Diretora Musical e Regente Titular; Arthur Nestrovski, Diretor Artístico; Emmanuele Baldini, Spalla; uma Comissão Artística da Orquestra, formada pelos músicos Horacio Schaefer, Claudia Ribeiro Do Nascimento e Ricardo Bologna; Valentina Peleggi, Regente em Residência; e Sonia Muniz, membro da Fundação Eleazar de Carvalho.

O repertório foi escolhido pelos candidatos e cada um dos cinco selecionados será solista em um concerto matinal ao longo da Temporada 2017. São eles:

Bogdan Hudzelaits – Violino
Layla Kohler Baratto – Oboé
Luiz Fernando Moita Venturelli de Souza – Violoncelo
Sarah Nojosa Barboza – Violino
Thiago Ricardo de Araujo – Trompete

OSESP FAZ CONCERTO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER COM TRANSMISSÃO DIGITAL AO VIVO
08/mar/2017

No dia 08 de março, às 21h, a Osesp fará um concerto especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Valentina Peleggi regerá o Coro da Osesp, que cantará a cappella obras de três compositoras de diferentes períodos: Maddalena Casulana (Renascimento), Roxanna Panufnik (Contemporâneo) e Lili Boulanger (Moderno). Logo após, Marin Alsop rege a “Sinfonia nº 9 em ré menor, Op. 125 - Coral” de Beethoven, com o Coro da Osesp, Coro Acadêmico da Osesp, Coral Lírico Pauista, e solos de Camila Titinger (soprano), Luísa Francesconi (mezzo soprano), Paulo Mandarino (tenor) e Leonardo Neiva (barítono).

O concerto será transmitido ao vivo e gratuitamente, direto da Sala São Paulo, a partir das 20h45, simultaneamente pelo site da Osesp, pela TV UOL e também pelo Facebook e pelo YouTube da Osesp. Os espectadores poderão acompanhar toda a movimentação da Sala em tempo real e assistir conteúdos especiais sobre o programa.

O Concerto Digital Osesp tem patrocínio do Itaú Personnalité e apoio de Exceda e UOL.