PRÓXIMOS CONCERTOS
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
NOTÍCIAS






 
Interdição na região da Sala no dia 23 de agosto
20/ago/2015 No domingo 23 de agosto será realizada a Maratona de Revezamento promovida pelo SESC Bom Retiro. Algumas vias serão interditadas ao redor da Sala São Paulo, inclusive a Av. Duque de Caxias e a Rua Mauá. A entrada e a saída do estacionamento da Sala estarão fechadas das 7h às 10h. Para as pessoas que chegarão a pé ou de metrô, o acesso será normal.
 
Pelo segundo ano consecutivo, série Sinfonias de Villa-Lobos vence Prêmio da Música Brasileira
12/jun/2015

 

Com dois títulos finalistas na categoria de Melhor Álbum Erudito, a Osesp participou da entrega do 26º Prêmio da Música Brasileira na noite do dia 10 de junho, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, concorrendo com os álbuns Villa-Lobos: Sinfonia nº 10 – Ameríndia e Prokofiev: Sinfonia nº 1 - Clássica | Sonhos, Op. 6 | Sinfonia nº 2, ambos pelo selo Naxos/Movieplay.

 

O ganhador foi Villa-Lobos: Sinfonia nº 10 – Ameríndia, gravado pela Osesp, Coro da Osesp e os solistas Leonardo Neiva (barítono) e Saulo Javan (baixo), sob regência de Isaac Karabtchevsky. Na edição passada do Prêmio, o álbum vencedor foi Villa-Lobos: Sinfonias nº 6 e nº 7.

 

A Sinfonia nº 10 – Ameríndia foi encomendada a Villa-Lobos para a celebração do 400º aniversário da fundação da cidade de São Paulo, em 1954, tendo estreado em Paris somente em 1957 e, seis meses depois, no Brasil.

 

Na edição janeiro/2015 da revista britânica Gramophone, o crítico Guy Rickards afirma sobre a gravação da Osesp: “Essa nova Décima é, até agora, a interpretação mais convincente, registrada de modo esplêndido pela Naxos, com bela qualidade de som. Recomendo com entusiasmo a todos os interessados por Villa-Lobos – e também aos não interessados.”

 

Em parceria com o maestro Isaac Karabtchevsky e realização da editora Criadores do Brasil, desde 2011 a Osesp se dedica ao importante projeto de edição e revisão musicológica de todas as sinfonias de Villa-Lobos, incluindo ainda algumas obras orquestrais esquecidas. Após edição e revisão, as obras são gravadas, sob regência de Karabtchevsky, e lançadas no mercado internacional e nacional pelo selo Naxos/Movieplay.

 

Já foram lançados quatro títulos da série [além do vencedor desse ano, Villa-Lobos: Sinfonia nº 6 – Sobre a Linha das Montanhas e Sinfonia nº 7 (ganhador do 25º Prêmio da Música Brasileira, em 2014); Villa-Lobos: Sinfonia nº 3 – A Guerra e Sinfonia nº 4 – A Vitória; e Villa-Lobos: Sinfonia nº 12, Uirapuru e Mandu-Çarara], que contemplam metade da produção de sinfonias de um dos principais compositores na história da música sinfônica brasileira.

 

Escute um trecho do álbum Villa-Lobos: Sinfonia nº 10 – Ameríndia.


Conheça a Discografia completa da Osesp.

 
CICLO SINFONIAS DE VILLA-LOBOS CHEGA AO 4º DISCO
22/abr/2015

O mais recente lançamento pela gravadora Naxos traz a Sinfonia nº 12 e as obras Uirapuru e Mandu-Çarará, de Heitor Villa-Lobos, com participação do Coro da Osesp e do Coro Infantil, sob regência de Isaac Karabtchevsky. 

Os quatro títulos já lançados no mercado nacional e internacional contemplam metade da produção de sinfonias de Heitor Villa-Lobos, um dos principais compositores na história da música sinfônica brasileira.

 

“Sua obra fascina pela técnica, pelas sonoridades inusitadas e pela poética brasileira. Com enorme talento e facilidade para compor, escreveu mais de mil obras e nunca as revisou. Dizia que, com o tempo que levaria para revisar uma peça, compunha muitas outras. Diante desta vasta produção e sem as devidas revisões, os intérpretes sempre encontraram o material orquestral em condições pouco favoráveis.

 

A Osesp, em parceria com o maestro Isaac Karabtchevsky, deu início a um importante projeto de edição e revisão musicológica de todas as sinfonias de Villa-Lobos, incluindo ainda algumas obras orquestrais esquecidas. Em parceria com a Naxos, as peças estão sendo gravadas e lançadas comercialmente num empreendimento de alcance mundial e importância única: a promoção da grande obra sinfônica de Heitor Villa-Lobos, proporcionando à comunidade musical internacional a possibilidade de conhecê-la melhor e de executá-la sobre bases mais sólidas e seguras.” Antonio Carlos Neves Pinto é coordenador do Centro de Documentação Musical e da Editora Criadores do Brasil.


Saiba mais sobre os CDs já lançados:
Villa-Lobos I - Sinfonia nº 6 e nº 7
Villa-Lobos II - Sinfonia nº 3 e nº 4
Villa-Lobos III – Sinfonia nº 10
Villa-Lobos IV – Sinfonia nº 12, Uirapuru e Mandu-Carará

 
Extensão do contrato de Marin Alsop
15/abr/2015 A Fundação Osesp tem a satisfação de comunicar que o contrato da regente titular Marin Alsop foi estendido até dezembro de 2019. Durante esse período, a regente vai ampliar o número de semanas à frente da Orquestra em São Paulo, para um mínimo de dez semanas por ano, fora atividades no Festival de Campos do Jordão (uma ou duas semanas) e turnês (até três semanas).

Ao longo dos últimos três anos, desde o início do contrato da regente, o desenvolvimento da Orquestra tem sido notável e vem rendendo avaliações positivas tanto do público quanto da crítica especializada. Seja do ponto de vista técnico e artístico, seja do reconhecimento nacional e internacional, a Osesp consolidou sua posição como a mais importante orquestra brasileira e principal orquestra profissional da América Latina.

 
Lançado 3º álbum das Sinfonias de Villa-Lobos
05/jan/2015

O mais recente lançamento da série, traz a Sinfonia nº 10 – Ameríndia, classificada pela revista britânica Gramophone como a gravação mais convincente feita até hoje.

 

A crítica considera soberba a performance da Orquestra e do Coro da Osesp, sob a regência de Isaac Karabtchevsky. Destaca as nuances vocais do Coro e dos solistas, e reforça a regência inigualável do  maestro, por seu domínio ímpar da linguagem expressiva e da sonoridade de Villa-Lobos.

 

Com este álbum, a Osesp já lançou pelo selo Naxos três títulos que incluem cinco sinfonias do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, e estão previstos mais três álbuns dedicados à produção sinfônica do compositor.

 

Os títulos fazem parte do projeto de revisão musicológica e gravação da integral das sinfonias de Villa-Lobos, iniciado em 2011 pela Criadores do Brasil (editora da Osesp), com supervisão e regência do maestro Isaac Karabtchevsky.

 

Saiba mais sobre os CDs já lançados:
Villa-Lobos I - Sinfonia nº 6 e nº 7
Villa-Lobos II - Sinfonia nº 3 e nº 4
Villa-Lobos III – Sinfonia nº 10

 
Nota de Condolências
28/out/2014 Em nome de todos os funcionários, a Fundação Osesp manifesta o mais sincero pesar pela trágica fatalidade envolvendo alunos e professores da Escola Estadual Dom Gastão Liberal Pinto, da cidade de Borborema (SP).

Ontem (27/10), o grupo esteve na Sala São Paulo para participar de um concerto didático da Fundação. Em 13 anos deste projeto, esta é primeira vez que um grupo atendido pelo programa educativo é atingido por uma tragédia desta natureza. Todos os colaboradores da Fundação Osesp vivem um momento de profunda consternação, tendo em vista que o principal objetivo da instituição é promover a música e o entretenimento às crianças, jovens e educadores que nos visitam.

Toda a equipe da Fundação Osesp deseja serenidade e coragem aos familiares.
 
Temporada Osesp 2015 | Lugares da Música
10/out/2014 Os “Lugares da Música” podem ser muitos e carregar significados diversos: desde os espaços destinados à prática musical, como a própria Sala São Paulo, até as cidades, bairros e ruas que são tradicionalmente berços da música, como São Petersburgo, Lapa, ou Broadway. Podem ser ainda os lugares da música na atualidade, no contexto sócio-econômico; ou ainda os lugares da música na vida de cada pessoa.

Esse mote, múltiplo e tão cheio de possibilidades, é o que inspira a Temporada 2015, estendendo-se às demais atividades realizadas pela Fundação Osesp.

Confira a programação completa da Temporada 2015.

 
Casa da Osesp em novo endereço virtual
26/set/2014
Agora a Sala São Paulo, que acolhe a Osesp durante os concertos de sua temporada, tem um site exclusivo para seus serviços. 
O novo endereço conta com informações como: o calendário de apresentações de outras orquestras, dados técnicos de sua acústica, sua história e seu processo de revitalização e informações dos espaços para eventos.
Nele também é possível verificar horários e datas das visitas monitoradas, uma atividade educativa oferecida aos públicos de todas as idades, que conta a história desde o século XIX até os tempos atuais sobre o edifício que acolhe a Sala São Paulo.
Acesse www.salasaopaulo.art.br e conheça mais sobre o patrimônio histórico que abriga a Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e sua Orquestra. 
 
 
 
Casa da Osesp em novo endereço virtual
26/set/2014 Agora a Sala São Paulo, que acolhe a Osesp durante os concertos de sua temporada, tem um site exclusivo para seus serviços. 

O novo endereço conta com informações como: o calendário de apresentações de outras orquestras, dados técnicos de sua acústica, sua história e seu processo de revitalização e informações dos espaços para eventos.


Nele também é possível verificar horários e datas das visitas monitoradas, uma atividade educativa oferecida aos públicos de todas as idades, que conta a história desde o século XIX até os tempos atuais sobre o edifício que acolhe a Sala São Paulo.

Acesse www.salasaopaulo.art.br e conheça mais sobre o patrimônio histórico que abriga a Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e sua Orquestra. 
 
Projeto Sinfonias de Villa-Lobos
14/ago/2014 Heitor Villa-Lobos foi o compositor mais importante de toda a história da música sinfônica brasileira. Sua obra fascina pela técnica, pelas sonoridades inusitadas e pela poética brasileira. Com enorme talento e facilidade para compor, escreveu mais de mil obras e nunca as revisou. Dizia que, com o tempo que levaria para revisar uma peça, compunha muitas outras. Diante desta vasta produção e sem as devidas revisões, os intérpretes sempre encontraram o material orquestral em condições pouco favoráveis.

A Osesp, em parceria com o maestro Isaac Karabtchevsky, deu início a um importante projeto de edição e revisão musicológica de todas as sinfonias de Villa-Lobos, incluindo ainda algumas obras orquestrais esquecidas. Em parceria com a Naxos, as peças estão sendo gravadas e lançadas comercialmente num empreendimento de alcance mundial e importância única: a promoção da grande obra sinfônica de Heitor Villa-Lobos, proporcionando à comunidade musical internacional a possibilidade de conhecê-la melhor e de executá-la sobre bases mais sólidas e seguras.

Antonio Carlos Neves Pinto é coordenador do Centro de Documentação Musical e da Editora Criadores do Brasil.