Temporada 2016
outubro
s t q q s s d
<outubro>
segterquaquisexsábdom
2627282930 1 2
3456 7 8 9
101112 13 14 15 16
171819 20 21 22 23
24 2526 27 28 29 30
31123456
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRÓXIMOS CONCERTOS
NOTÍCIAS






 
SUBSTITUIÇÃO DO SOLISTA
27/set/2016

A Fundação Osesp informa que, devido a uma cirurgia de urgência, o harpista Xavier de Maistre cancelou sua participação como solista nos concertos desta semana (29 e 30/set e 01/out), além de sua masterclass, no dia 30/set.

Sob regência de Isaac Karabtchevsky, o programa sofre apenas uma alteração: no lugar do Concerto Para Harpa, Op.25, de Alberto Ginastera, será apresentado o Concerto para Dois Violinos em Ré Menor, de Bach, tendo como solistas as violinistas Camila Yasuda e Carolina Kliemann, integrantes do naipe de primeiros violinos da Osesp.

Mais informações sobre o programa aqui

 
ALTERAÇÃO DE DATA | APRESENTAÇÃO QUARTETO OSESP
06/set/2016

Informamos que o concerto do Quarteto Osesp deste domingo 11 de setembro, às 16h, foi adiado.

Os instrumentos dos músicos da Orquestra, que embarcaram para as apresentações nos festivais da Europa nos dias 22, 24 e 26 de agosto, permanecem retidos no desembaraço aduaneiro, por conta da greve dos auditores da Receita Federal. Mesmo com a eventual liberação, não haveria mais o mínimo de tempo necessário para a preparação desse repertório.

O mesmo programa, que traz a obra “Ainsi la Nuit”, de Dutilleux, e os quartetos para cordas nº 3, de Bartók, e nº 2, de Villa-Lobos, será apresentado no dia 11 de dezembro, às 16h, na Sala do Coro – 2º andar da Sala São Paulo. Para os que não conhecem, será uma chance de conhecer um ambiente de câmara muito especial, que oferece ainda maior proximidade do público com os músicos.

Os assinantes desta série poderão utilizar o mesmo ingresso para assistir à apresentação no dia 11 de dezembro ou trocá-lo por outro programa da temporada 2016, por meio do Banco de Ingressos.

O ingresso avulso adquirido para esse programa também poderá ser utilizado para a apresentação de 11 de dezembro ou ser devolvido pelo telefone 4003.2051 (Ingresso Rápido), ou ainda mediante apresentação na Bilheteria da Sala São Paulo, até o dia 11 de outubro.

 
OSESP TOCA PARA MAIS DE 15 MIL PESSOAS NA EUROPA
01/set/2016

Convidada de três dos principais festivais da Europa, a breve, porém intensa, passagem da Osesp contou com plateias lotadas, público caloroso e boas críticas da imprensa.

 

Como escreveu Martin Kettle, no The Guardian: "As Danças Sinfônicas de Rachmaninov encontraram Alsop e a orquestra em seu melhor momento." [ 25/08/16]

 

Foram quatro apresentações comandadas pela diretora musical e regente titular Marin Alsop, incluindo duas estreias: no Festival Internacional de Edimburgo, na Escócia (2.300 pessoas), e no Festival de Verão de Lucerna, na Suíça (1.800 pessoas).

 

Após quatro anos, a Osesp retornou ao tradicional Festival BBC Proms, em Londres, Inglaterra, para dois concertos na

mesma data, um na programação regular e outro na sessão Late Night Proms (6.000 pessoas em cada performance).

 

No Late Night, em uma parceria inédita, a Orquestra e a Jazz Sinfônica tocaram um repertório dedicado à Música Popular Brasileira, com obras de   Pixinguinha, Dominguinhos e Tom Jobim, entre outros.

 

Os concertos de Londres foram gravados pela BBC Radio 3 e podem ser escutados até 23/09.

 

Ouça o concerto da programação regular aqui e o concerto da Osesp com a Jazz Sinfônica aqui.

 

Confira todas as matérias que saíram na imprensa.

 
OSESP NOS PRINCIPAIS FESTIVAIS DE MÚSICA DA EUROPA
25/ago/2016

Esta semana, de 22 a 26 de agosto, a Osesp realiza uma série de concertos internacionais. A Orquestra foi convidada a participar de três dos maiores festivais de música da Europa.
 
São quatro concertos comandados pela diretora musical e regente titular Marin Alsop, nesta que já pode ser considerada uma das mais significativas conquistas da trajetória da Osesp. A semana inclui duas grandes estreias – no Festival Internacional de Edimburgo, na Escócia (22/ago), e no Festival de Verão de Lucerna, na Suíça (26/ago).

 

Ontem (24/ago), a Osesp retornou, após quatro anos, ao prestigiado Festival BBC Proms, em Londres, Inglaterra, apresentando dois concertos no mesmo dia um dentro da programação normal e outro na cultuada sessão Late Night Proms. Neste, a Osesp fez uma parceria inédita com a Orquestra Jazz Sinfônica: os dois grupos tocaram juntos um repertório que reuniu obras de Pixinguinha, Dominguinhos e Tom Jobim, entre outros, num panorama compacto de 100 anos de Música Popular Brasileira.

 

Os dois concertos do Festival BBC Proms foram transmitidos ao vivo pela internet e o áudio de ambos ficarão disponíveis até dia 23 de setembro!

 

Para ouvir o programa de Música Popular Brasileira com a Orquestra Jazz Sinfônica, clique aqui.

Já para ouvir o programa com a pianista Gabriela Montero, aqui.

 
EURO 2016 e Concertos a Preço Popular
02/ago/2016

De 22 a 26 de agosto, a Osesp realiza uma série de concertos internacionais como convidada de três dos maiores festivais de música da Europa, apresentando um repertório composto por uma  seleção de compositores icônicos da música popular brasileira. Na semana anterior à sua viagem, no dia 17/08 (quarta), a Orquestra faz dois concertos especiais seguidos na Sala São Paulo, com ingressos a preços populares, regência de Marin Alsop e o mesmo repertório.

 
SALA SÃO PAULO RECEBE O 47º FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO
02/jul/2016

Durante todo o mês de julho, a casa da Osesp é uma das sedes de concertos e atividades do 47º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Os concertos são, em sua maioria, gratuitos e trazem a presença ilustre de grupos e solistas consagrados no universo da música clássica, tanto no Brasil, como no exterior.

 

 

 
OSESP VENCE A 27ª EDIÇÃO DO PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA
23/jun/2016

Ontem [22/jun], a Osesp foi anunciada tri-campeã do Prêmio da Música Brasileira! A Orquestra foi vencedora da 27ª edição com o CD "Heitor Villa-Lobos - Sinfonia nº 12 | Uirapuru | Mandu-Çarará".


O álbum integra o projeto de revisão musicológica das partituras e gravação das 11 sinfonias de Villa-Lobos, com regência e supervisão do maestro Isaac Karabtchevsky. As obras mostram o vigor orquestral da "Sinfonia nº 12" e a sonoridade brasileira, característica do autor. Este traço está presente nas duas outras obras do CD: "Uirapuru", com características modernistas, e "Mandu-Çarará", cantata profana baseada em lendas indígenas.


Nas edições anteriores do Prêmio, a Osesp também foi a ganhadora com dois títulos desse projeto: "Sinfonia nº 10 – Ameríndia" (2015) e "Sinfonias nº 6 e nº 7" (2014), de Villa-Lobos.

 
LAWRENCE POWER INTERPRETA O CONCERTO PARA VIOLA, DE BARTÓK, SOB A REGÊNCIA DE ROBERT SPANO
14/jun/2016

A Osesp recebe o regente Robert Spano, diretor musical da Sinfônica de Atlanta (com a qual já ganhou seis prêmios Grammy) e diretor musical do Festival de Música de Aspen e o violista britânico Lawrence Power, fundador e diretor artístico do Festival de Música de Câmara de West Wycombe e recém-nomeado diretor artístico da English Chamber Orchestra. Os dois aparecem pela primeira vez com a Osesp.

O programa inicia com a Fantasia Sobre um Tema de Thomas Tallis, de Ralph Vaughan Williams (1872-1958).

Na sequência, Lawrence Power interpreta o Pentatonic Étude, de Esa-Pekka Salonen (n. 1958), um estudo para viola, escrito a partir da passagem pentatônica em teclas pretas do primeiro movimento do Concerto Para Viola, de Bela Bartók.

O próprio Concerto Para Viola, de Bartók será executado por Power em seguida, dando continuidade à execução das obras do húngaro, que é o Compositor Transversal da Temporada 2016.

Na segunda parte, a Osesp toca uma seleção de trechos sinfônicos de três das quatro grandes óperas que integram o ciclo O Anel do Nibelungo, de Richard Wagner - A Valquíria, Siegfried e O Crepúsculo dos Deuses.

 

Saiba mais aqui.

 
MÚSICA NA CABEÇA – O MUNDO EM QUESTÃO | O USO DE PROPRIEDADES PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE TECIDOS URBANOS
14/jun/2016

Na segunda-feira [20/jun], às 19h30, Philip Yang, fundador do Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole (URBEM), será o mediador do debate O uso de propriedades públicas para a formação de tecidos urbanos, com a  participação de Eduardo Giannetti (economista), Fernando de Mello Franco (Secretário Municipal do Desenvolvimento Urbano de São Paulo), Guillaume Sibaud (sócio do escritório franco-brasileiro Triptyque) e Rodrigo Garcia (Secretário Estadual da Habitação do Governo de São Paulo).

 

O encontro integra o projeto “Música na Cabeça – O Mundo em Questão”, a participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

 

Inscreva-se!

 
MÚSICA NA CABEÇA | ENCONTRO COM MASON BATES, 08/JUN, 19H
06/jun/2016

O jovem norte-americano Mason Bates é um dos dois Compositores Visitantes da Temporada 2016 e estará com a Osesp no mês de junho, em três concertos sob a regência de Ragnar Bohlin (de 9 a 11/06). Ele mesmo irá executar a parte de laptop da obra “Mass Transmission”, de sua autoria.

 

Bates é um dos principais representantes de sua geração, além de ser um dos compositores mais tocados pelas orquestras americanas. Sua música mescla escrita orquestral inovadora, formas narrativas, harmonias do jazz e sons eletrônicos. Foi compositor residente na Orquestra Sinfônica de Chicago e no Kennedy Center for the Performing Arts. Atualmente, trabalha em sua primeira ópera, sobre a vida de Steve Jobs, prevista para estrear em 2017 pela Santa Fe Opera.

 

Ele faz um encontro com o público pela série “Música na Cabeça”, na quarta-feira, 08/06, às 19h, onde falará sobre seu trabalho. A participação no encontro é gratuita e aberta a todos os interessados, com vagas limitadas. Inscrições a partir de 15 dias antes do encontro.

 

Inscreva-se!