Temporada 2016
maio
s t q q s s d
<maio>
segterquaquisexsábdom
252627282930 1
234 5 6 7 8
9 1011 12 13 14 15
1617181920 21 22
232425 26 27 28 29
303112345
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRÓXIMOS CONCERTOS
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
NOTÍCIAS






 
VALENTINA PELEGGI REGE A OSESP EM MATINAL GRATUITO
02/mai/2016

No domingo [8/maio, 11h], em mais um Concerto Matinal gratuito, a Osesp se apresenta sob o comando de Valentina Peleggi, regente assistente da Orquestra.

O programa inicia com a Abertura da ópera “Il Signor Bruschino” [O Senhor Bruschino], de Rossini.

Em seguida, a Osesp toca a “Sinfonia nº 3 em Ré Maior, D 200”, de Schubert [ciclo “Schubert em Foco”].

“Macbeth: Música de Balé”, de Verdi, encerra o programa.
 
Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria da Sala São Paulo a partir da segunda-feira anterior ao concerto [2/maio], limitados a quatro por pessoa.

 

Saiba mais sobre o concerto aqui.

 
SOLISTAS DA OSESP: FLAUTA, VIOLA E HARPA
02/mai/2016

Em mais um programa da série Solistas da Osesp [qui 5/maio, 19h e sáb 7/maio, 14h45], na Temporada 2016, os músicos Claudia Nascimento (flauta), Liuba Klevtsova (harpa) e Peter Pas (viola) fazem dois recitais no ambiente intimista da Sala do Coro (localizada no 2º andar da Sala São Paulo), antes dos concertos da Osesp.

No programa, as obras “Syrinx” e “Sonata para Flauta, Viola e Harpa” ambas de Claude Debussy; “Trio Elegíaco para Flauta, Viola e Harpa”, de Arnold Bax; “Sonata para Viola: Hora Lunga” [1º Movimento], de György Ligeti; e “Sonatina para Harpa”, de Alberto Ginastera (em continuidade ao ciclo “Ginastera 100”).

 

Saiba mais sobre as apresentações aqui.

 
JAMES GAFFIGAN VOLTA A REGER OSESP DEPOIS DE SEIS ANOS E ESTREIA OBRA DO PORTUGUÊS LUÍS TINOCO
02/mai/2016

O nova-iorquino James Gaffigan, atual regente titular da Sinfônica de Lucerna e regente convidado da Filarmônica da Rádio Holandesa, volta a comandar a Osesp depois de seis anos.

O repertório dos concertos desta semana 5, 6 e 7/maio [qui e sex 21h, sáb 16h30] inicia com a Abertura da ópera “Il Signor Bruschino” [O Senhor Bruschino], de Gioachino Rossini, seguida pela “Sinfonia nº 3 em Ré Maior, D 200”, de Franz Schubert.

A segunda parte começa com mais uma peça de Schubert, o “Entreato nº 3” de Rosamunde, D.797”. Na sequência, a Osesp faz a estreia latino-americana de “O Sotaque Azul das Águas”, do compositor português Luís Tinoco. A peça, estreada em fevereiro de 2016 pela Orquestra Gulbenkian, na cidade de Lisboa, é a segunda produzida para o projeto “SP-LX – Nova Música Contemporânea de Brasil e Portugal”, uma parceria da Fundação Osesp e da Fundação Gulbenkian de Lisboa (a primeira composição coencomendada do projeto – “A Rua dos Douradores - Litania da Desesperança” –, do brasileiro Aylton Escobar, foi estreada em maio de 2015).

 

Saiba mais sobre os concertos aqui.

 
ENCONTRO COM MARIN ALSOP E GABRIELA MONTERO
27/abr/2016

A série “Música na Cabeça” - palestras sobre música e encontros com artistas - abre sua programação de 2016 promovendo uma conversa com Marin Alsop e a pianista venezuelana Gabriela Montero no dia 28 de abril [qui 20h].

 

Montero é formada pela Royal Academy of Music, de Londres, já ganhou dois prêmios Echo Klassik e é conhecida também por seu gosto pela improvisação. Muito ativa em movimentos por direitos humanos, foi nomeada Cônsul Honorária da Anistia Internacional.

 

Neste mesmo dia, logo após o encontro, Marin Alsop e Gabriela Montero sobem ao palco para apresentação com a Osesp.

 

A participação no encontro é gratuita e aberta a todos os interessados, com vagas limitadas. Increva-se!

 
Concerto na Sala São Paulo e Festivais da Europa
27/abr/2016

A Osesp é convidada, em agosto, de três dos mais importantes festivais de música da Europa: BBC Proms (Londres, Inglaterra), Lucerna (Suíça) e Edimburgo (Escócia), sob a regência de Marin Alsop, diretora musical e regente titular da Orquestra.

 

Nos concertos de 28, 29 e 30 de abril [qui e sex 21h, sáb 16h30], a Osesp apresenta, com exclusividade ao público da Sala São Paulo, parte do repertório que será levado para essa série de concertos internacionais. 

 

Pela primeira vez com a Osesp, a pianista venezuelana Gabriela Montero toca o Concerto para Piano em Lá Menor, de Edvard Grieg. O repertório traz ainda duas obras de compositores brasileiros - Kabbalah, de Marlos Nobre e o “Prelúdio” das Bachianas Brasileiras nº 4, de Villa-Lobos - e as Danças Sinfônicas, de Rachmaninov.

 

Saiba mais sobre a programação aqui.

 
Nota de Falecimento
11/abr/2016 É com grande pesar que informamos o falecimento de Maria Luisa Alonso, esposa do maestro Celso Antunes - regente associado da Osesp -, na noite de sábado em Colônia.

Antes de retornar à Alemanha, o maestro, que estava no Brasil para duas semanas com a Osesp, fez questão de honrar o primeiro de seus compromissos em São Paulo e regeu no domingo o concerto da Orquestra de Câmara.

Os concertos que faria com a Osesp nesta semana serão assumidos pela nossa regente assistente Valentina Peleggi. O repertório permanece inalterado.

 
ESPECIAL SEMANA DAS MULHERES
07/mar/2016

No Dia Internacional da Mulher [8/mar às 16h30], a Osesp transmite ao vivo em sua página no Facebook uma mesa redonda com o tema “Presença e Representação: A mulher e os campos profissionais na atualidade”.

 

Com base no texto “Mulheres no Mundo Sinfônico”, publicado na revista Osesp (edição Março/2016), a mesa desenvolve ideias sobre a questão de gênero no universo de trabalho do mundo sinfônico e estende a discussão para outros campos profissionais.

 

Com mediação da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, a mesa contará com a presença da embaixadora Débora Barenboim-Salej, chefe do escritório do Itamaraty em São Paulo; de Tatyana Freitas, consultora da multinacional Russell Reynolds Associates; e de Marin Alsop, regente titular e diretora musical da Osesp, escolhida pela rede CNN como uma das sete mulheres de mais destaque no mundo, no ano de 2013.

 

Durante a transmissão, o público que acompanhar a mesa pelo Facebook poderá comentar expondo questões sobre o tema. Uma seleção desses comentários será levada à mesa no momento em que estiver aberta para perguntas.

 

Acompanhe e participe de onde estiver!

www.facebook.com/osesp

 
Assinaturas da Temporada 2016
25/nov/2015 Estão à venda as assinaturas da Temporada Osesp na Sala São Paulo de 2016, com valor promocional até 27 de dezembro.

Ao adquirir uma assinatura, você garante seu lugar preferido na Sala São Paulo – uma das melhores salas de concerto do mundo –, recebe seus ingressos antes do início da temporada e tem acesso a uma área exclusiva para verificação de assinatura, atualização de cadastro, doação e resgate no Banco de Ingressos.

Confira mais detalhes.

 
Substituição de solista
06/nov/2015 A Fundação Osesp informa que, por motivo de saúde, o pianista Arnaldo Cohen, Artista em Residência da Osesp na Temporada 2015, não poderá tocar no recital, no dia 22/nov, e nos concertos sinfônicos com a Osesp, de 26 a 28/nov. Em substituição, as pianistas norte-americanas Christina e Michelle Naughton se apresentam nas mesmas datas, com um novo programa no recital. Nos concertos sinfônicos, apenas a peça executada pelo duo de pianistas será alterada. A masterclass, no dia 25/nov, e o encontro com o público pelo Música na Cabeça, no dia 26/nov, foram cancelados.

Confira detalhes das apresentações.

 
Substituição de regente
23/out/2015 A Fundação Osesp informa que, por motivo de saúde – uma luxação severa no ombro, decorrente de queda acidental –, o regente francês Louis Langrée não poderá reger os concertos que faria com a Osesp nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 5, 6 e 7 de novembro.

Em seu lugar, a Orquestra será regida pelo britânico Neil Thomson, professor laureado de regência no Royal College of Music (Londres), diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Goiás (desde 2014).

Os programas permanecem inalterados. Confira detalhes das apresentações.