Nota de Condolências
28/out/2014 Em nome de todos os funcionários, a Fundação Osesp manifesta o mais sincero pesar pela trágica fatalidade envolvendo alunos e professores da Escola Estadual Dom Gastão Liberal Pinto, da cidade de Borborema (SP).

Ontem (27/10), o grupo esteve na Sala São Paulo para participar de um concerto didático da Fundação. Em 13 anos deste projeto, esta é primeira vez que um grupo atendido pelo programa educativo é atingido por uma tragédia desta natureza. Todos os colaboradores da Fundação Osesp vivem um momento de profunda consternação, tendo em vista que o principal objetivo da instituição é promover a música e o entretenimento às crianças, jovens e educadores que nos visitam.

Toda a equipe da Fundação Osesp deseja serenidade e coragem aos familiares.

Lançada Temporada Osesp 2015
10/out/2014 Os “Lugares da Música” podem ser muitos e carregar significados diversos: desde os espaços destinados à prática musical, como a própria Sala São Paulo, até as cidades, bairros e ruas que são tradicionalmente berços da música, como São Petersburgo, Lapa, ou Broadway. Podem ser ainda os lugares da música na atualidade, no contexto sócio-econômico; ou ainda os lugares da música na vida de cada pessoa.

Esse mote, múltiplo e tão cheio de possibilidades, é o que inspira a Temporada 2015, estendendo-se às demais atividades realizadas pela Fundação Osesp.

Confira a programação completa da Temporada 2015.

Casa da Osesp em novo endereço virtual
26/set/2014
O novo endereço conta com informações como: o calendário de apresentações de outras orquestras, dados técnicos de sua acústica, sua história e seu processo de revitalização e informações dos espaços para eventos.
Nele também é possível verificar horários e datas das visitas monitoradas, uma atividade educativa oferecida aos públicos de todas as idades, que conta a história desde o século XIX até os tempos atuais sobre o edifício que acolhe a Sala São Paulo.
Acesse www.salasaopaulo.art.br e conheça mais sobre o patrimônio histórico que abriga a Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e sua Orquestra.

Casa da Osesp em novo endereço virtual
26/set/2014 Agora a Sala São Paulo, que acolhe a Osesp durante os concertos de sua temporada, tem um site exclusivo para seus serviços.

Projeto Sinfonias de Villa-Lobos
14/ago/2014 Heitor Villa-Lobos foi o compositor mais importante de toda a história da música sinfônica brasileira. Sua obra fascina pela técnica, pelas sonoridades inusitadas e pela poética brasileira. Com enorme talento e facilidade para compor, escreveu mais de mil obras e nunca as revisou. Dizia que, com o tempo que levaria para revisar uma peça, compunha muitas outras. Diante desta vasta produção e sem as devidas revisões, os intérpretes sempre encontraram o material orquestral em condições pouco favoráveis.

A Osesp, em parceria com o maestro Isaac Karabtchevsky, deu início a um importante projeto de edição e revisão musicológica de todas as sinfonias de Villa-Lobos, incluindo ainda algumas obras orquestrais esquecidas. Em parceria com a Naxos, as peças estão sendo gravadas e lançadas comercialmente num empreendimento de alcance mundial e importância única: a promoção da grande obra sinfônica de Heitor Villa-Lobos, proporcionando à comunidade musical internacional a possibilidade de conhecê-la melhor e de executá-la sobre bases mais sólidas e seguras.

Antonio Carlos Neves Pinto é coordenador do Centro de Documentação Musical e da Editora Criadores do Brasil.

Fundação Osesp homenageia Frank Shipway
07/ago/2014 É com grande pesar que a Fundação Osesp anuncia o falecimento do regente britânico Frank Shipway. Na última terça-feira, o maestro sofreu um acidente de carro no interior da Inglaterra, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na tarde desta quarta-feira (6 de agosto), em Southampton.

Maestro reconhecido e respeitado por toda a comunidade musical, Shipway tinha 79 anos de idade e voltaria à Sala São Paulo para reger a Orquestra em setembro e novembro deste ano. O maestro tinha estreita relação com a Osesp. Foi convidado regular na Temporada dos últimos 10 anos e já havia gravado dois álbuns com a Orquestra, em parceria com o selo BIS. O primeiro deles, com a Sinfonia Alpina Richard Strauss, lançado em setembro de 2012, teve excelente recepção de público e crítica. O segundo álbum, com concertos para violoncelo e orquestra de Walton e Hindemith e participação de Christian Poltéra, tem previsão de lançamento para setembro deste ano.

Shipway foi regente assistente de Lorin Maazel, na Ópera de Berlim, em 1973; criou e foi regente principal da Sinfônica Nacional da RAI, em 1993; comandou ainda a Orquestra da Rádio e TV Belga e a Filarmônica de Zagreb, entre outras.

Osesp no 25º Prêmio da Música Brasileira
16/mai/2014 Com três CDs finalistas concorrendo na categoria de Melhor Álbum Erudito, a Osesp foi unanimidade no 25º Prêmio da Música Brasileira, realizado na noite do dia 14 de maio, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

O ganhador foi o CD Villa-Lobos Sinfonia nº 6 – Sobre a Linha das Montanhas e Sinfonia nº 7, com a Osesp sob a regência de Isaac Karabtchevsky (Naxos/Movieplay), o primeiro de seis volumes que integram o projeto de revisão musicológica e gravação das 11 sinfonias de Heitor Villa-Lobos, realizado pela editora Criadores do Brasil, com supervisão do maestro Karabtchevsky.

Referência fundamental para a difusão da obra do mais importante compositor brasileiro, cujas sinfonias ainda são pouco executadas, o trabalho já pode ser considerado um dos mais significativos realizados pela Osesp.

A Sinfonia nº 6 (1944) foi escrita a partir de um processo criado por Villa-Lobos, em que ele extraía as melodias a partir de gráficos feitos sobre fotos da Serra dos Órgãos, do Corcovado e do Pão de Açúcar. A Sinfonia nº 7 (1945), uma das mais ambiciosas do autor, tem orquestração que valoriza os naipes de sopros e de percussão, além de incluir um piano, duas harpas e um Hammond Novachord (tipo de sintetizador eletrônico).

Os outros dois álbuns finalistas foram o Concerto Antropofágico, com a Osesp, o Grupo Pau Brasil e Mônica Salmaso regidos por John Neschling, e Rachmaninov – Concerto nº 3 Para Piano e Rapsódia Sobre um Tema de Paganini, com Arnaldo Cohen ao piano e a Osesp sob a regência de John Neschling, ambos pela gravadora Biscoito Fino.

Escute trechos do álbum ganhador.

Osesp grava obras para o ciclo Sinfonias de Prokofiev
05/mai/2014
A Osesp deu início à gravação da integral das Sinfonias de Prokofiev em 2012, em parceria com a gravadora Naxos, com título que inclui a Sinfonia nº 5 e a obra O Ano de 1941, conquistando a atenção das importantes Gramophone, BBC Music Magazine, The Telegraph e The Listener.

Em fevereiro a Orquestra lançou no mercado nacional, pela gravadora Movieplay, o segundo título do ciclo. A gravação da Sinfonia nº 4 e da obra O Filho Pródigo já recebeu a atenção da crítica internacional especializada, e de acordo com The Telegraph:
“Estas performances de Marin Alsop e sua orquestra brasileira são especialmente chamativas pela fusão de entusiasmo, estrutura rítmica, força de caráter e manuseio confiante da paleta orquestral de Prokofiev. […] A energia que a Orquestra de São Paulo tem à sua disposição contribui para interpretações que irradiam um verdadeiro espírito Prokofieviano”. Por Geoffrey Norris.

Neste ano o projeto continua e a Orquestra prevê mais um título, que inclui as Sinfonias nº 1 e nº 2, e também a obra Sonhos. Na semana de 5 a 10 de maio a Osesp gravou ainda com regência de Marin Alsop a Sinfonia nº 3 e a obra Esboço de Outono, Op.8. Essas obras serão lançadas em 2015, junto com Ala e Lolli: Suíte Cita, Op.20, que teve as sessões de gravação em março deste ano.

Escute um trecho da Sinfonia nº 4, Op.112.
Veja a discografia completa da Osesp.

Três títulos da Osesp concorrem ao 25º Prêmio da Música Brasileira
17/abr/2014 Em maio deste ano a Osesp irá concorrer ao Prêmio da Música Brasileira ocupando as três indicações para a categoria de “Melhor Álbum Erudito”. Os discos selecionados pelo júri foram Concerto Antropofágico com o Grupo Pau Brasil e Mônica Salmaso (Biscoito Fino); o segundo título do ciclo Rachmaninov, Concerto nº 3 Para Piano e Rapsódia Sobre um Tema de Paganini (Biscoito Fino); e o primeiro do ciclo Sinfonias de Villa-Lobos, Sinfonia nº 6 - ‘Sobre a Linha das Montanhas’ e Sinfonia nº 7 (Naxos/Movieplay).

Em 2013 foi lançado o segundo título do ciclo “Sinfonias de Villa-Lobos” sob a regência de Isaac Karabtchevsky, com as Sinfonia nº 3 - ‘A Guerra’  e “Sinfonia nº 4 - ‘A Vitória’. Neste ano sairá o terceiro volume, dando continuidade ao projeto de revisão musicológica e gravação das 11 sinfonias de Villa-Lobos, iniciado em 2011 pela Criadores do Brasil - editora da Osesp.

Ouça abaixo streaming dos discos:
Villa-Lobos - Sinfonia nº 6 - ‘Sobre a Linha das Montanhas’ e Sinfonia nº 7
Concerto Antropofágico
Rachmaninov - Concerto nº 3 Para Piano e Rapsódia Sobre um Tema de Paganini

Osesp entre os finalistas do BBC Music Magazine Awards 2014
07/fev/2014 A publicação britânica BBC Music Magazine, especializada em música clássica, anunciou os finalistas do BBC Music Magazine Awards 2014. A Osesp está entre os três concorrentes na categoria Orquestral, com o CD Richard Strauss - Eine Alpensinfonie (selo BIS), sob a regência de Frank Shipway, maestro convidado da Orquestra há várias Temporadas.

A votação é aberta ao público pelo site www.classical-music.com/awards, até 28 de fevereiro, e a premiação acontece no dia 8 de abril, em Londres. Foram selecionados 21 CDs, em sete categorias, de cerca de 1.300 gravações resenhadas pela revista em 2013.

Sobre a gravação, o júri afirma: “Essa interpretação explosiva e sem limites da escalada musical de Strauss conquistou completamente a imaginação dos jurados. Não somente comemora oportunamente o aniversário de Strauss em 2014, como também celebra a interpretação incandescente dessa orquestra de um Brasil rapidamente ‘emergente’ - isso sem mencionar Frank Shipway, um herói da regência britânica.”