Temporada 2018
abril
s t q q s s d
<abril>
segterquaquisexsábdom
262728293031 1
234 5 6 7 8
9 1011 12 13 14 15
161718 19 20 21 22
232425 26 27 2829
30123456
jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
NOTÍCIAS






 
TV CULTURA EXIBE CONCERTO DE ABERTURA DA TEMPORADA OSESP NESTE SÁBADO
18/abr/2018

O programa Clássicos, da TV Cultura, transmite neste sábado (21/abr), às 22h, o concerto de abertura da Temporada Osesp 2018. Sob a batuta da regente titular, Marin Alsop, a Orquestra interpreta a Sinfonia nº 7 em Mi Menor, de Gustav Mahler, apresentada no começo de março, na Sala São Paulo.

 

Segundo a diretora da Orquestra Barroca da UNIRIO, Laura Rónai, a Sinfonia nº 7 continua sendo ainda hoje a obra mais polêmica do compositor. “Longa, ambiciosa, audaciosa (...), revolucionária exploração de sonoridades, movimentos aparentemente desconexos (apesar de uma simetria geral que organiza a estrutura), não é peça fácil, que agrada de imediato.”

 

Ela explica que, embora as sinfonias de Mahler que a precedem tenham um programa relativamente simples de seguir, a 7ª não conta uma história linear, e exige do ouvinte imaginação e concentração. Contudo, de acordo com a diretora, para nós, que vivemos em uma época que valoriza a fragmentação e a simultaneidade, talvez “a própria falta de homogeneidade e o excesso de informações constituam atrativo especial”.

O programa Clássicos, exibe semanalmente grandes concertos ou produções documentais sobre algum aspecto da música. Conhecedor ou não da linguagem musical, o telespectador entra em contato com as mais importantes orquestras do mundo, sempre dirigidas por maestros famosos e com solistas renomados.

 
CONCERTO DIGITAL EM 360º E REALIDADE VIRTUAL
22/mar/2018

A Osesp fez sua primeira transmissão ao vivo da Temporada 2018, direto da Sala São Paulo no dia 22 de março.

 

A partir desta Temporada, o Concerto Digital conta com a tecnologia de 360º e Realidade Virtual. O espectador pode navegar livremente pela cena, utilizando o cursor, a tela touch ou os óculos especiais para Realidade Virtual, e assistir ao concerto de maneira única, imersiva, ao lado dos músicos e em lugares onde seria impossível até mesmo para uma câmera convencional.


O programa, regido pela nossa Titular e Diretora Musical, Marin Alsop, teve no repertório obras de Beethoven e contou com a participação do pianista Nikolai Lugansky.

 

A transmissão ao vivo foi simultânea aqui e nos canais oficiais da Osesp no Facebook e Youtube e as gravações continuam disponíveis para quem perdeu ou quiser rever.

 

Confira mais detalhes do programa aqui.

 
FUNDAÇÃO OSESP ADERE À CAMPANHA “CULTURA GERA FUTURO”
09/mar/2018

A Fundação Osesp é uma das entidades que se comprometeram a apoiar à campanha Cultura gera Futuro, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC). Em suas ações, o projeto pretende mobilizar toda a produtividade do setor cultural do país.

 

Um país vocacionado para as atividades criativas: esse é o Brasil retratado na campanha. Por meio de diferentes meios de comunicação, o Ministério da Cultura buscará mobilizar a sociedade em torno do tema, que apresenta a Cultura como ativo de imenso potencial: gera emprego, renda e inclusão social, e tem papel fundamental na promoção de um desenvolvimento mais justo e sustentável.

 

A campanha chama a atenção para o fato de que, além da dimensão simbólica e do impacto na constituição da identidade nacional, na formação do capital humano e no estímulo à diversidade e à tolerância, a cultura é um setor estratégico da economia de qualquer país.

 

O setor cultural e criativo tem hoje um impacto significativo na economia e grande potencial de contribuir ainda mais para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. As atividades criativas respondem por 2,64% do PIB do Brasil, colocando-se entre os dez maiores setores econômicos do país. Com 200 mil empresas e instituições, o setor gera cerca de um milhão de empregos diretos. Além disso, estudos apontam um crescimento médio das atividades criativas de 4,6% ao ano – mais do que o dobro da previsão de crescimento da economia brasileira.

 

Nesse contexto, os mecanismos de fomento do setor cultural, especialmente a Lei Rouanet, assumem papel estratégico não apenas como propulsores do segmento criativo, mas como instrumentos de desenvolvimento econômico do país.

Um dos grandes destaques da campanha é o site #CulturaGeraFuturo, voltado para o tema da economia criativa no Brasil, com notícias, histórias de quem faz cultura no Brasil, agenda de eventos e cursos. Lá é possível conferir o vídeo do nosso Diretor Executivo, Marcelo Lopes.

 

As pessoas também podem acompanhar a campanha por meio de perfis no Facebook, Twitter e Instagram.

 
CONFIRA OS PRÉ-APROVADOS PARA AS AUDIÇÕES PRESENCIAS DE TENOR DO CORO DA OSESP
05/mar/2018

Confira abaixo os candidatos aprovados na pré-seleção para a vaga de cantor no naipe de Tenor do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Os candidatos pré-aprovados participarão da prova presencial a ser realizada no Complexo Cultural Julio Prestes, localizado na Praça Julio Prestes, n.º 16 – 2º andar, na Sala do Coro.

 

A prova presencial é composta de três fases e ocorrerá no dia 12 de março:

 

PRIMEIRA FASE: Teste de solfejo (à primeira vista), além da apresentação de um exercício melódico e rítmico (vocalise) disponibilizado para os candidatos pré-aprovados. Esta fase é eliminatória.


SEGUNDA FASE: Teste vocal – apresentação das três obras executadas nos links enviados para a pré-seleção. Esta fase é seletiva e eliminatória.


TERCEIRA FASE: Teste de conjunto – os candidatos, nesta fase, apresentarão peças em conjunto, possibilitando a avaliação de suas vozes dentro dos naipes e do coro.

 

Após o término de cada fase, o resultado das performances dos candidatos será divulgado pessoalmente pela Gerência do Coro a cada candidato.

 

Lista de pré-aprovados:
1 – Arthur Felipe Raymundo
2 – Carlos Rafael Porto
3 – Daniel Bertholdo
4 – Daniel José Ferreira Moreira Rangel
5 – David dos Santos Medrado
6 – Endrigo de Freitas Rodrigues
7 – Erickson Luiz de Melo Nunes
8 – Lucas Alves Damasceno
9 – Micael Jonathas Coutinho Oliveira
10 – Miquéias Braga Pereira
11 – Murilo de Souza Pereira
12 – Robson Barbosa B. da Conceição
13 – Rodrigo Andrade Maia Prado
14 – Samuel Lopes da Silva
15 – Thiago dos Santos Gomes Soares

 
TV CULTURA EXIBE EM MARÇO QUATRO CONCERTOS DA OSESP
01/mar/2018

programa Clássicos, da TV Cultura, transmite em março uma série de concertos da Osesp, gravados durante a Temporada 2017 e o Festival Viva Villa!, realizado este ano na Sala São Paulo. A programação irá ao ar em quatro sábados deste mês (dias 3, 10, 24 e 31 de março), sempre às 21h35.

 

No primeiro evento, transmitido no dia 3, a Orquestra interpreta obras de Heitor Villa-Lobos, com a regência de Isaac Karabtchevsky. O repertório completo da apresentação traz a Sinfonia nº 1 (1º Movimento | Allegro assai moderato), a Sinfonia nº 4 (3º Movimento | Andante) e a Sinfonia nº 6.

 

No dia 10 de março, é a vez da regente titular Marin Alsop acompanhar a Osesp na apresentação da Sinfonia nº 9 em Ré Maior, de Gustav Mahler. 

 

Já no dia 24, o repertório da noite será dedicado exclusivamente ao compositor Antonín Dvorák. A Orquestra, a regente Nathalie Stutzmann e o violoncelista Antonio Meneses interpretam o Concerto para Violoncelo em Si menor, Op. 104 e a Sinfonia nº 7 em Ré Menor, Op. 70, do compositor checo.

 

Por fim, para encerrar as transmissões de março, no dia 31, a TV Cultura traz outra apresentação do Festival Viva-Villa!. A Orquestra e o Coro da Osesp, sob a batuta do regente Isaac Karabtchevsky, tocam as Sinfonias nº 2 (2º Movimento | Allegretto scherzando), nº 9 (2º Movimento) e nº 10 (1º Movimentoo | Allegro), além do Choros nº 10 - Rasga o Coração - todas de Heitor Villa-Lobos.

 

O programa Clássicos, exibe semanalmente grandes concertos ou produções documentais sobre algum aspecto da música. Conhecedor ou não da linguagem musical, o telespectador entra em contato com as mais importantes orquestras do mundo, sempre dirigidas por maestros famosos e com solistas renomados.

 

Não percam!

 
"FESTIVAL VIVA VILLA!" TERÁ AULAS GRATUITAS ANTES DOS CONCERTOS
19/fev/2018

Durante o Festival Viva Villa!, além de conferir o repertório dedicado ao compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, todos que têm ingressos poderão participar de uma aula gratuita antes dos concertos! As palestras do Falando de Música contarão com a presença de especialistas em música clássica e abordarão, de forma descontraída e ilustrativa, aspectos estéticos e históricos das obras, a biografia do compositor e outras peculiaridades do programa que será apresentado em seguida.

 

As aulas começam sempre uma hora antes do concerto e ocorrem no Salão Nobre, localizado no 1º andar da Sala São Paulo. Durante cinco dias, teremos palestras com o Prof. Paulo de Tarso Salles (dia 20, 22 e 24), o violonista Fábio Zanon (dia 21) e o Prof. Manoel Corrêa do Lago (dia 23).

 

Além disso, após o concerto do dia 24 de fevereiro, o maestro Isaac Karabtchevsky; o diretor artístico da Osesp, Arthur Nestrovski, e o coordenador do Centro de Documentação Musical da Fundação Osesp, Antonio Carlos Neves Pinto, conversarão com a plateia no palco. Em seguida, haverá ainda uma sessão de autógrafos com o regente.

 

Para acessar a programação completa do Festival, clique aqui.

Informamos, contudo, que todos ingressos para a semana estão esgotados.

 
COMUNICADO OFICIAL | CANCELAMENTO DE SOLISTA
07/fev/2018

Lamentamos informar que o pianista Igor Levit cancelou sua participação na Temporada Osesp 2018. Apesar de ter confirmado sua participação há mais de um ano e a despeito de todas as tratativas, Levit decidiu assumir outros compromissos na mesma semana, por questões de ordem pessoal.

 

Em seu lugar, teremos a satisfação de receber o pianista checo Lukás Vondrácek, vencedor do Concurso Rainha Elisabeth 2016 (Bélgica), e que já esteve conosco com grande sucesso em 2007 e 2014. Ele será o solista do Concerto nº 1 Para Piano de Brahms com a Osesp regida por Arvo Volmer, nos concertos dos dias 20 a 22 de setembro, e fará o recital de 23 de setembro, com obras de Chopin, Schumann, Scriabin e Brahms.

 

Confira nossa progração completa aqui.

 
PROGRAME-SE: VENDA DE INGRESSOS PARA A TEMPORADA 2018 COMEÇA EM FEVEREIRO
22/jan/2018

A partir do dia 6 de fevereiro, já será possível comprar ingressos avulsos para os concertos da Temporada 2018 da Osesp!

 

Diferentemente dos outros anos, em que a venda dos ingressos se iniciava 60 dias antes de cada concerto, em 2018 a Osesp passa a vender os ingressos para todas as apresentações do ano em uma mesma data.

 

Já as formas de adquirí-los continuam as mesmas: nas bilheterias da Sala São Paulo, através do telefone (4003-1212) e no site da Ingresso Rápido.

 

Confira abaixo os valores dos ingressos da Temporada 2018 (preço correspondente ao ingresso inteiro):

 

Séries Sinfônicas

- Setor do Coro, Balcão e Camarotes Superiores: R$ 50,00
- Plateias: R$ 149,00
- Balcão e Camarotes Mezaninos: R$ 222,00

 

Quarteto Osesp, Recitais Osesp e Recitais Piano Brasileiro
- Palco: R$ 122,00
- Setor do Coro: R$ 108,00
- Plateia Central: R$ 50,00
- Camarotes Mezaninos: R$ 108,00

 

Recitais Especiais (com Emmanuel Pahud) e Coro da Osesp
- Plateias e Camarotes Mezaninos: R$ 57,00

 

Ensaios Abertos: R$ 12,00

 

Acesse a programação completa aqui.
Para outras informações sobre ingresso, clique aqui.

 
INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA OS COROS INFANTIL E JUVENIL DA OSESP
16/jan/2018

Até o dia 23 de fevereiro, crianças e jovens de até 17 anos podem se inscrever nos Coros Infantil e Juvenil da Osesp!

No Coro Infantil, meninas de 8 a 13 anos e meninos de 8 a 12 anos têm ensaios semanais na Sala São Paulo, sob orientação e regência do maestro Teruo Yoshida. O grupo reúne crianças, em sua maioria sem formação musical anterior, para aulas de solfejo, percepção musical, técnica vocal, contato com outros idiomas, além da oportunidade de se apresentar ao lado da Osesp na Sala São Paulo, em grandes obras do repertório coral-sinfônico.

 

No Coro Juvenil, alunos de 14 a 17 anos são apresentados a repertórios mais complexos e ecléticos, apresentados na Sala São Paulo e em eventos especiais. O grupo tem a regência de Marcos Thadeu.

Confira mais detalhes sobre o processo seletivo do Coro Infantil e do Coro Juvenil.

 
NOVIDADE PARA A TEMPORADA 2018: MINHA SÉRIE
13/dez/2017

A Osesp convidou diferentes personalidades de áreas distintas - de jornalistas a empresários - e propôs que cada um criasse a sua série personalizada de concertos para a nossa Temporada 2018.

Pedimos que cada convidado observasse atentamente a programação do próximo ano e recomendasse as apresentações que considera imperdíveis. Cada qual com suas próprias razões e opiniões acabaram por traçar um cenário que resume nossa Temporada. Nomes como Mônica Waldvogel, Leandro Karnal e Isaac Karabtchevsky estão entre as personalidades que recomendaram sua série.

Confira aqui a lista completa e a série criada por cada um deles.