NOTÍCIAS






 
CONCURSO JOVENS SOLISTAS DA OSESP RETORNA EM 2017
02/dez/2016

O projeto, criado na década de 1940 pelo maestro Eleazar de Carvalho, está de volta. Promovido inicialmente pela Orquestra Sinfônica Brasileira e, posteriormente, assumido pela Osesp, o concurso revelou importantes músicos brasileiros como Arnaldo Cohen e diversos instrumentistas da própria Osesp.

 

Serão realizadas audições no primeiro semestre  para a seleção de cinco candidatos que se apresentarão, como solistas, com a Orquestra em concertos matinais na Sala São Paulo ao longo da Temporada 2017.

 

As inscrições estarão abertas entre 23 de janeiro a 23 de fevereiro. Confira todas as informações aqui.

 
TEMPORADA OSESP 2017 | MUNDO MAIOR
11/nov/2016

“Vivemos em tempos difíceis, ‘como são todos os tempos’, dizia, madura e serenamente, o escritor Jorge Luis Borges. (…)E no meio disso tudo, a despeito disso tudo, no fundo contra isso tudo, a música. (…) talvez não haja função mais alta para ela do que se manter como é, uma reserva de humanidade e esperança, contra tudo o que conspira para fazer nosso mundo menor. Implícita ou explicitamente, a música assume sempre papel de resistência, concretizada a cada concerto, dia após dia, ano após ano. ” Arthur Nestrovski

É com este espírito que é apresentada a Temporada 2017 da Osesp - “Mundo Maior”! Serão 32 programas de assinatura, com 30 concertos sob a batuta da diretora musical e regente titular da Osesp Marin Alsop. Entre outros nomes que merecem destaque, teremos mais um ano com a regente e contralto Nathalie Stutzmann, como Artista Associada e a reconhecida violinista Isabelle Faust, assumindo o papel de Artista em Residência. Nas semanas em que estiver com a Osesp, Faust apresentará a integral das Sonatas para Violino e Piano de Beethoven e a integral das Sonatas e Partitas para violino solo de Bach.

A renovação das assinaturas poderá ser feita a partir do dia 28/nov, e a aquisição de novas entre 16/dez e 4/jan (com desconto) e entre 5 e 9/jan (sem desconto).
 

Confira aqui a programação completa.

Para ler o texto de Arthur Nestrovski na íntegra e baixar o livro da Temporada 2017, clique aqui.

Assista ao vídeo com a mensagem da diretora musical e regente titular Marin Alsop.

 
SUBSTITUIÇÃO DE SOLISTA | CONCERTOS NA SALA SÃO PAULO (27, 28 e 29/OUT) E NO RIO DE JANEIRO (30/OUT)
17/out/2016

A Fundação Osesp informa que a violoncelista Sol Gabetta, convidada da Osesp para os concertos dos dias 27, 28 e 29/out, na Sala São Paulo, e 30/out no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, cancelou sua vinda ao Brasil por questões de saúde.

O programa das quatro apresentações contará com a participação da soprano brasileira Lina Mendes na peça Les Nuits d´Été, de Hector Berlioz, no lugar do Concerto Para Violoncelo, de Edward Elgar. Sob a regência de Thierry Fischer, o programa traz ainda O Rei Lear, de Berlioz, e a Sinfonia nº 9 – Do Novo Mundo, de Antonín Dvorák.

 

A Masterclass que Sol Gabetta ministraria na Sala São Paulo no dia 28/out também foi cancelada.

 

Mais informações sobre os concertos na Sala São Paulo e sobre a apresentação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 
CARLOS MIGUEL PRIETO REGE SHOSTAKOVICH E O CONCERTO Nº1 PARA PIANO, DE GINASTERA, COM O SOLISTA JORGE FEDERICO OSORIO
17/out/2016

A Osesp recebe, pela primeira vez, dois prestigiados artistas mexicanos: o regente Carlos Miguel Prieto, diretor musical da Sinfônica Nacional do México e da Filarmônica de Louisiana (EUA); e o pianista Jorge Federico Osorio, ganhador da Medalla Bellas Artes, a mais importante concedida pelo Instituto de Belas Artes do México.

O programa inicia com a Suíte da ópera Treemonisha, de Scott Joplin, coencomenda da Osesp ao orquestrador Gunther Schuller em parceria com a London Philharmonic Orchestra.

Na sequência, o pianista Jorge Federico Osorio se junta à Orquestra para interpretar o Concerto nº1 Para Piano, Op.28, do argentino Alberto Ginastera, cujo centenário é celebrado pela Osesp.

Na segunda parte, a Osesp toca a Sinfonia nº 6 em Si Menor, Op.54, de Shostakovich.

 

Confira mais informações sobre o programa aqui.

 
CORO DA OSESP INTERPRETA OBRAS DE SCHUBERT, RACHMANINOV E LISZT, SOB A REGÊNCIA DE NAOMI MUNAKATA
17/out/2016

No domingo, 23/out, às 16h, a regente honorária do Coro da Osesp, Naomi Munakata, comanda um programa que tem como tema a natureza e a divindade, e reúne canções de compositores do período romântico, como Franz Schubert (Ciclo “Schubert em Foco”), Rachmaninov, Grieg, Liszt e Saint-Saëns, entre outros.

 

Confira mais informações sobre o programa aqui.

 
SUBSTITUIÇÃO DO SOLISTA
27/set/2016

A Fundação Osesp informa que, devido a uma cirurgia de urgência, o harpista Xavier de Maistre cancelou sua participação como solista nos concertos desta semana (29 e 30/set e 01/out), além de sua masterclass, no dia 30/set.

Sob regência de Isaac Karabtchevsky, o programa sofre apenas uma alteração: no lugar do Concerto Para Harpa, Op.25, de Alberto Ginastera, será apresentado o Concerto para Dois Violinos em Ré Menor, de Bach, tendo como solistas as violinistas Camila Yasuda e Carolina Kliemann, integrantes do naipe de primeiros violinos da Osesp.

Mais informações sobre o programa aqui

 
ALTERAÇÃO DE DATA | APRESENTAÇÃO QUARTETO OSESP
06/set/2016

Informamos que o concerto do Quarteto Osesp deste domingo 11 de setembro, às 16h, foi adiado.

Os instrumentos dos músicos da Orquestra, que embarcaram para as apresentações nos festivais da Europa nos dias 22, 24 e 26 de agosto, permanecem retidos no desembaraço aduaneiro, por conta da greve dos auditores da Receita Federal. Mesmo com a eventual liberação, não haveria mais o mínimo de tempo necessário para a preparação desse repertório.

O mesmo programa, que traz a obra “Ainsi la Nuit”, de Dutilleux, e os quartetos para cordas nº 3, de Bartók, e nº 2, de Villa-Lobos, será apresentado no dia 11 de dezembro, às 16h, na Sala do Coro – 2º andar da Sala São Paulo. Para os que não conhecem, será uma chance de conhecer um ambiente de câmara muito especial, que oferece ainda maior proximidade do público com os músicos.

Os assinantes desta série poderão utilizar o mesmo ingresso para assistir à apresentação no dia 11 de dezembro ou trocá-lo por outro programa da temporada 2016, por meio do Banco de Ingressos.

O ingresso avulso adquirido para esse programa também poderá ser utilizado para a apresentação de 11 de dezembro ou ser devolvido pelo telefone 4003.2051 (Ingresso Rápido), ou ainda mediante apresentação na Bilheteria da Sala São Paulo, até o dia 11 de outubro.

 
OSESP TOCA PARA MAIS DE 15 MIL PESSOAS NA EUROPA
01/set/2016

Convidada de três dos principais festivais da Europa, a breve, porém intensa, passagem da Osesp contou com plateias lotadas, público caloroso e boas críticas da imprensa.

 

Como escreveu Martin Kettle, no The Guardian: "As Danças Sinfônicas de Rachmaninov encontraram Alsop e a orquestra em seu melhor momento." [ 25/08/16]

 

Foram quatro apresentações comandadas pela diretora musical e regente titular Marin Alsop, incluindo duas estreias: no Festival Internacional de Edimburgo, na Escócia (2.300 pessoas), e no Festival de Verão de Lucerna, na Suíça (1.800 pessoas).

 

Após quatro anos, a Osesp retornou ao tradicional Festival BBC Proms, em Londres, Inglaterra, para dois concertos na

mesma data, um na programação regular e outro na sessão Late Night Proms (6.000 pessoas em cada performance).

 

No Late Night, em uma parceria inédita, a Orquestra e a Jazz Sinfônica tocaram um repertório dedicado à Música Popular Brasileira, com obras de   Pixinguinha, Dominguinhos e Tom Jobim, entre outros.

 

Os concertos de Londres foram gravados pela BBC Radio 3 e podem ser escutados até 23/09.

 

Ouça o concerto da programação regular aqui e o concerto da Osesp com a Jazz Sinfônica aqui.

 

Confira todas as matérias que saíram na imprensa.

 
OSESP NOS PRINCIPAIS FESTIVAIS DE MÚSICA DA EUROPA
25/ago/2016

Esta semana, de 22 a 26 de agosto, a Osesp realiza uma série de concertos internacionais. A Orquestra foi convidada a participar de três dos maiores festivais de música da Europa.
 
São quatro concertos comandados pela diretora musical e regente titular Marin Alsop, nesta que já pode ser considerada uma das mais significativas conquistas da trajetória da Osesp. A semana inclui duas grandes estreias – no Festival Internacional de Edimburgo, na Escócia (22/ago), e no Festival de Verão de Lucerna, na Suíça (26/ago).

 

Ontem (24/ago), a Osesp retornou, após quatro anos, ao prestigiado Festival BBC Proms, em Londres, Inglaterra, apresentando dois concertos no mesmo dia um dentro da programação normal e outro na cultuada sessão Late Night Proms. Neste, a Osesp fez uma parceria inédita com a Orquestra Jazz Sinfônica: os dois grupos tocaram juntos um repertório que reuniu obras de Pixinguinha, Dominguinhos e Tom Jobim, entre outros, num panorama compacto de 100 anos de Música Popular Brasileira.

 

Os dois concertos do Festival BBC Proms foram transmitidos ao vivo pela internet e o áudio de ambos ficarão disponíveis até dia 23 de setembro!

 

Para ouvir o programa de Música Popular Brasileira com a Orquestra Jazz Sinfônica, clique aqui.

Já para ouvir o programa com a pianista Gabriela Montero, aqui.

 
EURO 2016 e Concertos a Preço Popular
02/ago/2016

De 22 a 26 de agosto, a Osesp realiza uma série de concertos internacionais como convidada de três dos maiores festivais de música da Europa, apresentando um repertório composto por uma  seleção de compositores icônicos da música popular brasileira. Na semana anterior à sua viagem, no dia 17/08 (quarta), a Orquestra faz dois concertos especiais seguidos na Sala São Paulo, com ingressos a preços populares, regência de Marin Alsop e o mesmo repertório.