PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h

#AOVIVO Osesp e Thierry Fischer (regente) | Obras de Nepomuceno e Beethoven
18/jan/2021

Sob regência de Thierry Fischer, os concertos da nossa Orquestra nesta semana são uma dupla homenagem. Primeiro voltamos a lembrar os 100 anos de morte do compositor cearense Alberto Nepomuceno interpretando a Suíte Antiga (1892-3), obra romântica que bebe na fonte do período Barroco. Fechamos a noite celebrando os 250 anos de Ludwig van Beethoven, tocando a Sinfonia nº 2 (1801-02).

A apresentação desta sexta-feira, 22 de janeiro, será transmitida ao vivo no Facebook, YouTube e Instagram. O concerto ficará disponível nas duas primeiras plataformas até segunda-feira, 25.

THIERRY FISCHER regente

Alberto NEPOMUCENO [1864-1920]
Suíte Antiga, Op. 11 [1893]
1. Minueto
2. Ária
3. Rigaudon

14 MIN

Ludwig van BEETHOVEN [1770-1827]
Sinfonia nº 2 em Ré Maior, Op.36 [1801-02]
1. Adagio. Allegro com brio
2. Larghetto
3. Scherzo: allegro
4. Allegro molto

32 MIN

_________________

As apresentações e toda a produção envolvida nas transmissões seguem as medidas de distanciamento social e higiene necessárias à contenção da propagação da Covid-19 e à preservação da saúde e segurança de todos os músicos, demais funcionários da Fundação Osesp e também do público presente.

Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Secretaria Especial da Cultura — Ministério do Turismo — Governo Federal.

#AOVIVO Osesp, Thierry Fischer (regente), Alexandre Tharaud (piano) e Emmanuele Baldini (violino) | Obras de Ravel
10/jan/2021

Nesta sexta, 15 de janeiro, às 20h30, estaremos ao vivo no Facebook, YouTube e Instagram interpretando um programa inteiramente dedicado a Maurice Ravel. A regência é do maestro Thierry Fischer e os solistas são Alaxandre Tharaud (piano) e Emmanuele Baldini (violino). Após a transmissão, o concerto ficará disponível para você assisti-lo até a noite de segunda-feira, 18 de janeiro.

THIERRY FISCHER regente

ALEXANDRE THARAUD piano

EMMANUELE BALDINI violino

Alborada del Gracioso [1904-05, orquestração 1918]

7 MIN

Concerto para Piano em Sol Maior [1929-31]

1. Alegremente

2. Adagio Assai

3. Presto

23 MIN

Tzigane - Rapsódia para Violino e Orquestra [1924]

10 MIN

Bolero [1928]

16 MIN

O registro da performance de Alexandre Tharaud é uma cortesia da Erato/Warner Classics. Mais informações: https://w.lnk.to/pdp
_________________

#AOVIVO Osesp, Thierry Fischer (regente) e Alexandre Tharaud (piano) | Obras de Beethoven
05/jan/2021

O 2021 da nossa Orquestra não poderia começar de outra forma senão na companhia da música de Ludwig van Beethoven. Nesta sexta, 8 de janeiro, junte-se a nós e ao maestro Thierry Fischer para assistir à Sinfonia Pastoral e ao Concerto nº 2 para Piano, com o incrível Alexandre Tharaud como solista. Estaremos ao vivo no YouTube, Facebook e Instagram.

THIERRY FISCHER
regente
ALEXANDRE THARAUD piano

LUDWIG VAN BEETHOVEN [1770-1827]
Concerto nº 2 para Piano em Si Bemol Maior, Op. 19 [1794-95]
1. Allegro con brio
2. Adagio
3. Rondo
28 MIN

LUDWIG VAN BEETHOVEN [1770-1827]
Sinfonia nº 6 em Fá Maior, Op. 68 - Pastoral [1804-08]
1. Despertar de sentimentos felizes na chegada ao campo (Allegro ma non troppo)
2. Cena junto ao riacho (Andante molto moto)
3. Alegre reunião de camponeses (Allegro)
4. Tempestade (Allegro)
5. Canção do Pastor: Sentimentos alegres e gratos após a tempestade (Allegretto)
26 MIN

Maratona de Verão Osesp | De 7 a 17 de janeiro
04/jan/2021

11 dias sem intervalos, 13 concertos e quase 530 minutos de música: a Maratona de Verão Osesp começa nesta quinta-feira, dia 7, e vai até 17 de janeiro, domingo. São ao todo seis apresentações da Orquestra, seis recitais com pianistas e um programa do Coro da Osesp para você colocar novos ares (e sons) no início do ano novo. Duas dessas apresentações serão transmitidas ao vivo, diretamente da Sala São Paulo, nos dias 8 e 15, às 20h30. Confira a programação completa AQUI e garanta seu ingresso.

Thierry Fischer, Diretor Musical e Regente Titular da Osesp, ocupa o pódio nos dois primeiros programas sinfônicos do ano: um dedicado a Beethoven, tendo o pianista francês Alexandre Tharaud como solista (07 a 09/01), e outro dedicado a Ravel, com Tharaud novamente ao piano e Emmanuele Baldini ao violino (14 a 16/01). Fischer seguirá com a Osesp também em três datas na segunda quinzena de janeiro.

Seis recitais de piano serão apresentados em quatro dias seguidos, de 10 a 13/01. Alexandre Tharaud faz o primeiro deles, interpretando obras de Couperin, Schubert e Rachmaninov (10/01). Já pela série Recitais Brasileiros, nos três dias seguintes, prestigiados pianistas e talentos da nova geração tocam uma seleção de Sonatas de Beethoven, além de obras de outros compositores: Aleyson Scopel e Pablo Rossi (11/01), Sonia Rubinsky e Ronaldo Rolim (12/01), e Olga Kopylova, dividindo o palco com o violinista Emmanuele Baldini (13/01).

A Maratona termina com um concerto do Coro da Osesp, regido por William Coelho, com um repertório de inspiração espiritual (17/01). O programa conta também com a estreia mundial de Crisálida, obra de João Guilherme dedicada a seu pai, falecido recentemente.

Passe Livre Universitário

Serão disponibilizados ainda 100 ingressos por dia pelo Passe Livre Universitário, programa que oferece aos estudantes cadastrados a possibilidade de assistir gratuitamente à apresentações da Osesp na Sala São Paulo. Os ingressos valem para os concertos realizados somente durante a semana. SAIBA MAIS AQUI.

Sábados sinfônicos voltam a acontecer às 16h30
04/jan/2021

A partir da primeira semana de janeiro de 2021, os concertos das séries sinfônicas que acontecem aos sábados passam a contar com apenas uma sessão, voltando ao tradicional horário das 16h30, como já ocorria antes da pandemia.

Todos aqueles que já possuem entradas garantidas para essas apresentações, o acesso poderá ser feito normalmente com os ingressos originais ou cartões de assinatura, mesmo que eles mostrem os antigos horários. Não há a necessidade de efetuar trocas.

Recitais Brasileiros
As duas primeiras datas da série Recitais Brasileiros também sofreram alterações nos horários, passando agora a termos dois concertos por noite — o público poderá assistir a ambos com o mesmo ingresso. A mudança se deve à duração dos programas, que, de acordo com o Protocolo de Segurança da Sala São Paulo, precisam contar com no máximo 1h de realização. Entre cada uma das sessões, a Sala será higienizada. Veja o que mudou:

11 de janeiro, segunda-feira, às 19h30
Aleyson Scopel
Obras de Beethoven

11 de janeiro, segunda-feira, às 21h15
Pablo Rossi
Obras de Johann Sebastian Bach e Beethoven

12 de janeiro, terça-feira, às 19h30
Ronaldo Rolim
Obras de Beethoven

12 de janeiro, terça-feira, às 21h15
Sonia Rubinsky
Obras de Beethoven e Schumann

O recital da pianista Olga Kopylova e do violinista Emmanuele Baldini no dia 13, quarta-feira, acontecerá apenas às 19h30.

Os ingressos para os Recitais Brasileiros custam 50 reais (inteira) e já estão disponíveis em osesp.byinti.com.

Janeiro com as transmissões #AOVIVO da Osesp
21/dez/2020

As transmissões ao vivo dos concertos da Osesp continuam em 2021. A partir de 8 de janeiro, teremos quatro noites de muita música para você assistir à nossa Orquestra onde estiver. A querida Sinfonia Pastoral, de Beethoven, e o conhecidíssimo Bolero, de Ravel, são algumas das peças que você ouvirá. Teremos ainda obras icônicas de Richard Strauss, Brahms e Nepomuceno. Acompanhe-nos no Facebook, YouTube e Instagram. Confira a agenda:

08.janeiro SEX 20H30
Osesp, Thierry Fischer (regente) & Alexandre Tharaud (piano)
BEETHOVEN | Concerto nº 2 Para Piano em Si Bemol Maior, Op. 19
BEETHOVEN | Sinfonia nº 6 em Fá Maior, Op. 68 - Pastoral

15.janeiro SEX 20H30
Osesp, Thierry Fischer (regente), Alexandre Tharaud (piano) & Emmanuele Baldini (violino)
RAVEL | Alborada del Gracioso
RAVEL | Concerto Para Piano em Sol Maior
RAVEL | Tzigane - Rapsódia Para Violino e Orquestra

RAVEL | Bolero

22.janeiro SEX 20H30
Osesp & Thierry Fischer (regente)
NEPOMUCENO | Suíte Antiga, Op. 11
BEETHOVEN | Sinfonia nº 2 em Ré Maior, Op. 36

29.janeiro SEX 20H30
Osesp, Sir Richard Armstrong (regente) & Boris Giltburg (piano)
DVORÁK | No Reino da Natureza, Op. 91
BRITTEN | Peter Grimes: Quatro Interlúdios Marítimos, Op. 33a
SHOSTAKOVICH | Concerto nº 2 Para Piano em Fá Maior, Op. 102

#AOVIVO Osesp e Emmanuele Baldini (regente e violino) | Obras de Beethoven
14/dez/2020

Ludwig van Beethoven escreveu apenas um concerto para violino — o seu comovente opus 61, um dos capítulos mais bonitos da História da Música Ocidental. É com essa obra perfeita que faremos uma homenagem dupla na transmissão ao vivo desta sexta, 18 de dezembro. Primeiro ao próprio Beethoven, cujos 250 anos são oficialmente celebrados no dia 17, data em que foi batizado. Depois ao solista e regente da noite: Emmanuele Baldini, spalla da Osesp, é o Músico Homenageado desta Temporada. A festa beethoveniana fica completa com a Cavatina do Quarteto nº 13, tocada por uma orquestra de cordas.

Às 20h30 estaremos ao vivo direto da Sala São Paulo, no YouTube, Facebook e Instagram da Osesp.

EMMANUELE BALDINI
regente e violino [Músico Homenageado]

Quarteto nº 13 em Si bemol maior, Op. 130: Cavatina
6 MIN

Concerto Para Violino em Ré Maior, Op. 61
1. Allegro ma non troppo
2. Larghetto (Attacca)
3. Rondo: Allegro
42 MIN
_________________
As apresentações e toda a produção envolvida nessas transmissões seguem as medidas de isolamento social e higiene necessárias à contenção da propagação da Covid-19 e à preservação da saúde e segurança de todos os músicos, demais funcionários da Fundação Osesp e também do público presente.

Esta transmissão ao vivo conta com o apoio da CBMM. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Temporada Osesp 2020+2021
10/dez/2020

2020 se encontra com 2021 na próxima Temporada da Osesp. O ano que vem reunirá um calendário ajustado de concertos não realizados por contingência da pandemia de Covid-19 e os novos programas pensados especialmente para a Temporada 2021. Entre os destaques estão os ciclos e séries: Piazzolla 100 — celebrando o centenário de nascimento do compositor argentino; Escolha do Maestro: Saint-Saëns – 100 anos de morte  compositor escolhido por Thierry Fischer; e Stravinsky – 50 anos de morte — a música dos três grandes balés da década de 1910 e outras peças do compositor russo.

Além de todos os concertos com público na Sala, continuaremos a transmitir algumas apresentações ao vivo ao longo de todo o ano. Em breve esperamos compartilhar um novo calendário com todos vocês. Também no futuro próximo traremos mais informações sobre a renovação e venda de novas assinaturas.

Confira a programação completa AQUI.

Concerto Digital Osesp: Orquestra e Thierry Fischer (regente) | Obras de Beethoven
07/dez/2020

Quando a nossa Orquestra e Thierry Fischer se reúnem para dar vida à música de Ludwig van Beethoven, algo de mágico acontece. Nesta quinta-feira, 10 de dezembro, você poderá assistir a esse encontro de onde estiver: a apresentação será transmitida ao vivo nos canais da Osesp no YouTube, no Facebook e no Instagram a partir das 20h15. Teremos Beethoven, homenageado da Temporada 2020, em dose dupla, com a Quarta e a Oitava Sinfonias.

THIERRY FISCHER regente

Sinfonia nº 4 em Si Bemol Maior, Op. 60

I. Adagio – Allegro vivace

II. Adagio

III. Menuetto: Allegro vivace – Trio: un poco meno allegro

IV. Allegro ma non troppo

Sinfonia nº 8 em Fá maior, Op. 93

I. Allegro vivace e con brio

II. Allegretto scherzando
III. Tempo di menuetto
IV. Allegro vivace

______________

O Concerto Digital Osesp conta com o patrocínio do Itaú Personnalité e apoio do Sesc São Paulo e do canal Arte 1. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

#AOVIVO Osesp e Marin Alsop (regente) | Obras de Mason Bates, Dvorák e Brahms
02/dez/2020