Temporada 2018
01218 020 | SÃO PAULO - SP

Vem aí mais um Concerto Digital Osesp
17/set/2018

No dia 04 de outubro, às 20h30, teremos mais uma transmissão ao vivo de um concerto da Osesp, diretamente da Sala São Paulo, sob regência de Marin Alsop. O programa será composto por obras de Dvorák, Bernstein, Villa-Lobos e Ginastera. Confira o programa detalhado aqui.

A partir deste ano, o Concerto Digital conta com a tecnologia de 360º e Realidade Virtual. O espectador pode navegar livremente pela cena, utilizando o cursor, a tela touch ou óculos especiais para Realidade Virtual, e assistir ao concerto de maneira única, imersiva, ao lado dos músicos e em lugares onde seria impossível até mesmo para uma câmera convencional. A transmissão será ao vivo, simultânea aqui e nos canais oficiais da Osesp no Facebook e Youtube.

O Concerto Digital tem como objetivo utilizar a tecnologia para aproximar a música clássica de um público cada vez maior. Será patrocinado pelo Itaú Personnalité, com apoio do Facebook e TV UOL. Conheça detalhes do projeto aqui.

FUNDAÇÃO OSESP PROMOVE CONCERTOS COM RECURSOS DE ACESSIBILIDADE
03/set/2018

Pelo segundo ano consecutivo, alguns concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), na Sala São Paulo, serão acessíveis a pessoas com deficiência. A programação dá continuidade ao projeto implementado pela Fundação Osesp na Temporada passada e que este ano conta com a parceria da empresa Ver com Palavras.

O próximo concerto do projeto ocorre no dia 7 de outubro, às 11h, e contará com audiodescrição. A entrada é gratuita e extensiva ao acompanhante, mas é preciso reservar os ingressos antes de cada evento.

Nessas apresentações, haverá audiodescrição do concerto e do local, disponibilizadas por meio de rádio fornecido ao público pela empresa parceira. O recurso é simultâneo e ao vivo, com informações relevantes à experiência de assistir a um concerto da Osesp na Sala São Paulo.

O projeto traz ainda uma novidade para este ano: no dia do concerto, a Ver com Palavras marcará um ponto de encontro com o público, próximo às saídas de transporte público, a fim de acompanhá-lo no percurso até a Sala São Paulo.

Para acessar as datas dos próximos concerto e saber como se inscrever, clique aqui.

EDITORA DA OSESP DISPONIBILIZA PARTITURAS GRATUITAS
03/set/2018

Desde 2017, a Editora da Osesp disponibiliza algumas de suas partituras para download gratuito em nosso site. Todo o material conta com a revisão do maestro Cláudio Cruz.

As primeiras partituras disponibilizadas foram os Quartetos nº 1, nº 2 e nº 3, do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno. As publicações mais recentes são a Sonata em Ré - Burrico de Pau, de Carlos Gomes, o Quarteto para Cordas, de Alexandre Levy, e o Quarteto para Cordas, de Glauco Velásquez.

A Editora trabalha em conjunto com a Orquestra e o Coro da Osesp com o objetivo de levar ao público o que há de melhor na música clássica brasileira e de abrir espaço à produção contemporânea.

Após realizar um minucioso trabalho de revisão, as partituras entram no calendário de apresentações da Orquestra e do Coro. A partir disso, o material passa por possíveis ajustes antes de ser publicado e disponibilizado ao público e a outros conjuntos sinfônicos. Assim, a Editora da Osesp garante a alta qualidade no material final.

Para acessar as partituras disponíveis, clique aqui.

AUDIÇÃO PARA VIOLONCELO SOLO - CATEGORIA 1
15/ago/2018

Sempre que necessário, a Fundação Osesp realiza audições para preencher seu quadro de músicos contratados. Desta vez, estamos selecionando um músico ou musicista para a vaga de Violoncelista Solista em nossa Orquestra.

As inscrições vão até o dia 27 de agosto e os candidatos pré-selecionados farão uma pré-audição com nossa Diretora Musical Marin Alsop ou demais membros da Banca Examinadora. Essa fase poderá ser realizada nas cidades de São Paulo, Viena e Nova York.

Na fase final, os candidatos selecionados passarão por uma Banca Examinadora em audição a ser realizada na Sala São Paulo, durante o período de 8 a 14 de outubro.

Confira todos os detalhes sobre o processo de inscrição e seleção aqui.

AGENDA DE AGOSTO TRAZ QUATRO MASTERCLASSES NA SALA SÃO PAULO
03/ago/2018

A programação de Masterclasses Osesp está de volta! Para o mês de agosto, temos diversas opções para quem quiser aperfeiçoar seu conhecimento musical.

No dia 13, a pianista Tamara Stefanovich, que se apresenta com a Osesp durante duas semanas de agosto, ministra uma master com vagas para executantes e ouvintes. Já no dia 24, haverá uma masterclass de regência com o maestro Alexander Liebreich, que regerá a Orquestra na Nona de Beethoven este mês.

E ainda dá tempo de se inscrever como ouvinte nas masters do dia 06, com o pianista Pierre-Laurent Aimard – solista nos concertos da Osesp desta semana e da próxima –, e do dia 10, com o nosso trombonista Darcio Gianelli.

Desde 2008, as Masterclasses oferecem a estudantes e profissionais de música da Osesp e de outras instituições a oportunidade de aprimorar sua técnica musical. Músicos renomados que atuam no país e no mundo, muitos deles convidados da Temporada Osesp na Sala São Paulo, falam de sua carreira e práticas de estudo.

Confira a programação completa de masterclasses e todos os detalhes sobre a inscrição aqui.

SALA SÃO PAULO CONTARÁ COM NOVA OPERADORA DE INGRESSOS
06/jul/2018
No intuito de melhorar continuamente a sua experiência como cliente da Fundação Osesp, informamos que a partir do dia 16 de julho a bilheteria da Sala São Paulo passará a ser operada pela empresa INTI, que já conduziu as vendas de Assinaturas da Temporada de concertos da Osesp 2018.

Por conta do período de transição, as vendas de ingressos estarão suspensas entre os dias 7 e 15 de julho. A normalização dos serviços ocorrerá no dia 16, com a reabertura das vendas em todos os canais (Bilheterias da Sala São Paulo, telefone e internet). A venda por  telefone será de segunda à sexta das 12h às 18h, através do telefone (11) 3777-9721.

Para os ingressos do Festival de Inverno de Campos do Jordão, as vendas não sofrerão nenhuma alteração, sendo realizadas por telefone, nas bilheterias e pela internet. Confira a programação aqui.

ALTERAÇÃO DE CONCERTOS COM ENSAIO ABERTO AO PÚBLICO
06/jul/2018

Os concertos do dia 20 a 22/set contarão agora também com o ensaio geral aberto ao público. Nessas apresentações, a Osesp será regida pelo estoniano Arvo Volmer e contará com o pianista checo Lukas Vondrácek como solista convidado. O repertório é composto pela Sinfonia nº 4, Op.29 - A Inextinguível, de Carl Nielsen, e o Concerto nº 3 Para Piano em Dó Menor, Op.37, de Ludwig van Beethoven.

A nova apresentação vem substituir o Ensaio Aberto que ocorreria no dia 9 de agosto, mas foi cancelado.

O pianista do programa, Lukás Vondrácek, é vencedor do Concurso Rainha Elisabeth 2016 (Bélgica) e já esteve conosco em 2007 e 2014. Além de ser o solista do Concerto nº 3 Para Piano de Beethoven nessas apresentações, ele fará também um recital no dia 23/set, com obras de Chopin, Schumann, Scriabin e Brahms.

Confira todos os Ensaios Abertos do ano aqui.
Aproveite também para conferir nossa programação completa.

PARTICIPE DA LEITURA PÚBLICA COM O CORO DA OSESP NO DIA 10/JUN | GRATUITO
23/mai/2018

No Concerto Matinal de 10/jun, às 11h, o Coro da Osesp, sob o comando de sua Regente Titular, Valentina Peleggi, fará mais uma edição da sua tradicional Leitura Pública. Neste tipo de apresentação, qualquer pessoa que tenha ingresso pode subir ao palco e cantar lado a lado com nossos músicos.

O concerto é gratuito e o repertório será composto por Gloria em Ré Maior, de Vivaldi, dois trechos do Réquiem, de Mozart, e O Messias: Aleluia, de Händel. Para participar, basta trazer as partituras já impressas (disponíveis para download aqui).

Os interessados podem participar também do aquecimento vocal com o Coro da Osesp, que pela primeira vez será aberto ao público. A preparação ocorrerá das 9h45 às 10h30, no palco da Sala São Paulo.

Confira o programa completo do Matinal aqui.

INTERDIÇÃO DE VIAS NA REGIÃO DA SALA SÃO PAULO DURANTE A VIRADA CULTURAL | 19 E 20/MAIO
17/mai/2018
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai bloquear vias da capital paulista durante o próximo fim de semana [sáb e dom, 19 e 20/maio] para a realização da Virada Cultural Municipal.

No dia 19/maio, a partir das 17h, toda a extensão da Av. Rio Branco no sentido Centro até a Av. Duque de Caxias será bloqueada. O desvio dessa região ocorrerá pelas ruas Mauá, Santa Ifigênia e do Seminário até a Av. Prestes Maia em ambos sentidos (Norte ou Sul). A previsão de liberação dos bloqueios está programada para às 20h, do domingo [20/maio]

Confira mais informações no mapa da CET.

COMUNICADO OFICIAL | CANCELAMENTO DE SOLISTA
11/mai/2018

O violinista Pekka Kuusisto não poderá se apresentar com a Osesp nos concertos dos dias 24, 25 e 26 de maio. O programa, que será regido por Marin Alsop, permanece inalterado, contando com a solista Baiba Skride no Concerto Para Violino em Ré Maior, de Stravinsky. A masterclass programada para o dia 25 de maio, com Kuusisto, está cancelada.

Baiba Skride é vencedora do Concurso Rainha Elisabeth (2001), já se apresentou com as Filarmônicas de Berlim e de Londres e participou pela primeira vez como convidada da Osesp em 2015. Sua gravação do Concerto Para Violino de Stravinsky (selo Orfeu, Orquestra Nacional da BBC do País de Gales/Thierry Fischer regente) foi premiada pelas revistas BBC Music e Gramophone.