veja esse e-mail online Facebook Twitter Youtube Vimeo
Newsletter Junho 17ª Edição
EDIÇÃO Anterior | Confira a programação completa

CICLO VILLA-LOBOS EM FOCO

Foto: Villa-Lobos

A Temporada Osesp 2014 traz ciclos muito especiais – durante a primeira quinzena deste mês, os programas apresentados pela Orquestra fazem parte do ciclo Villa-Lobos em Foco, com Rudepoema (04, 05 e 06/12); Quarteto de Cordas nº 15 – que também faz parte do Ciclo Osesp 60 (07/12) - e Bachianas Brasileiras nº 2 (11, 12 e 13/12).

SOLISTAS DA OSESP - INSTRUMENTISTAS DA OSESP TOCAM WAGNER E SHOSTAKOVICH | 04/12, 19H e 06/12, 14H45

Nos dias 04 e 06 de dezembro os músicos da Osesp Emmanuele Baldini (spalla e violino); Olga Kopylova (piano); Armando Yamada, Eduardo Gianesella e Ricardo Bologna (percussão) e os convidados Luca de Muro (violoncelo) e Rogério Zaghi (celesta) apresentam concertos de câmara da série Solistas da Osesp. O programa inicia com Tristão e Isolda: Morte de Amor, de Richard Wagner. Em seguida, os músicos tocam a Sinfonia nº 15, Op.141b, de Shostakovich.


4 DEZ QUI 19H Solistas da Osesp Noite
6 DEZ SÁB 14H45 Solistas da Osesp Tarde

EMMANUELE BALDINI VIOLINO
LUCA DE MURO VIOLONCELO
OLGA KOPYLOVA PIANO
ROGÉRIO ZAGHI CELESTA
ARMANDO YAMADA PERCUSSÃO
EDUARDO GIANESELLA PERCUSSÃO
RICARDO BOLOGNA PERCUSSÃO

RICHARD WAGNER
Tristão e Isolda: Morte de Amors [Transcrição de Franz Liszt, 1867]
DMITRI SHOSTAKOVICH
Sinfonia nº 15, Op.141b [Versão de Viktor Derevianko e Mark Petarsk]

JOHN SNIJDERS (PIANO) INTERPRETA RUDEPOEMA, DE VILLA-LOBOS, SOB A REGÊNCIA DE WAGNER POLISTCHUK | 04 e 05/12, 21H e 06/12, 16H30

Foto: John Snijders

Entre 04 e 06 de dezembro Wagner Polistchuk conduz a Orquestra em obras de Kurtág, Villa-Lobos e Bartók.

A primeira peça do programa é Stele, Op. 33, de György Kurtág, um dos mais notáveis compositores contemporâneos. Em seguida, John Snijders toca Rudepoema, de Villa-Lobos em versão para piano e orquestra, feita pelo compositor holandês Richard Rijnvos. O compositor falará sobre sua obra em dois encontros que acontecem no dia 05/12, às 10h e às 14h, no departamento de música da USP.

Para encerrar o programa, a Osesp toca O Mandarim Miraculoso, Op. 19, de Béla Bartók, com participação do Coro da Osesp, regido por Naomi Munakata.

Na quinta, 04/12, às 10h, o público poderá acompanhar o Ensaio Aberto da Osesp, com ingressos a R$ 10,00.

4 DEZ QUI 21H Carnaúba
5 DEZ SEX 21H Paineira
6 DEZ SÁB 16H30 Imbuia

WAGNER POLISTCHUK REGENTE
JOHN SNIJDERS PIANO
CORO DA OSESP | NAOMI MUNAKATA REGENTE

GYÖRGY KURTÁG
Stele, Op.33
HEITOR VILLA-LOBOS Villa Lobos em Foco
Rudepoema [Orquestração Richard Rijnvos]
BÉLA BARTÓK
O Mandarim Miraculoso, Op.19

QUARTETO OSESP INTERPRETA VILLA-LOBOS, BACH E BARTÓK| 07/12, 16H

Foto: Quarteto Osesp

No domingo, 07/12, às 16h, o Quarteto Osesp formado por Emmanuele Baldini e Davi Graton (violinos); Peter Pas (viola) e Wilson Sampaio (violoncelo convidado) apresenta o Quarteto de Cordas nº 15, de Villa-Lobos. Em seguida, os músicos tocam A Arte da Fuga: Excertos, de Bach e o Quarteto de Cordas, nº 3, de Béla Bartók.

A apresentação integra os ciclos Osesp 60 e Villa-Lobos em Foco.

7 DEZ DOM 16H Quarteto Osesp

QUARTETO OSESP

JOHANN SEBASTIAN BACH
A Arte da Fuga: Excertos
HEITOR VILLA-LOBOS Osesp 60
Quarteto de Cordas nº 15
BÉLA BARTÓK
Quarteto de Cordas nº 3

ALUNOS DA ACADEMIA DE MÚSICA DA OSESP APRESENTAM-SE GRATUITAMENTE EM CONCERTOS DE ENCERRAMENTO DE SEMESTRE | 07 e 10/12, 20H30

Foto: Academistas

A Academia de Música da Osesp foi criada em 2006 e desde então já formou 44 alunos. O curso de formação profissional de músico de orquestra oferece educação teórica, instrumental e artística. Os alunos são acompanhados de perto por músicos da Osesp, em sua maioria chefes de naipe, e têm a possibilidade de vivenciar o dia a dia de uma orquestra profissional.

A cada semestre os alunos apresentam concertos de encerramento – este mês, as apresentações acontecem nos dias 07 e 10/12, às 20h30.

Os ingressos, gratuitos, podem ser retirados a partir da segunda-feira anterior ao concerto nas bilheterias da Sala São Paulo.

Confira o programa do dia 07/12 e do dia 10/12

LUKÁS VONDRÁCEK TOCA O CONCERTO Nº 4 PARA PIANO, DE RACHMANINOV, SOB A REGÊNCIA DE MARIN ALSOP | 11 e 12/12, 21H e 13/12, 16H30

Foto: Lukás Vondrácek

O penúltimo programa da Temporada Osesp 2014 traz um repertório muito especial: nossa regente titular e diretora musical Marin Alsop rege, na primeira parte, a Abertura Para el "Fausto" Criollo, Op.9, de Alberto Ginastera e o Concerto nº 4 Para Piano em Sol Menor, Op.40, de Rachmaninov, que tem o jovem pianista tcheco Lukás Vondrácek como solista. A apresentação faz parte do ciclo integral de concertos de Rachmaninov.

Na segunda parte, Marin Alsop rege a estreia mundial da Suíte Caymmi: História de Pescadores, de Dorival Caymmi, uma de suas criações mais amadas, com arranjo orquestral de seu filho Dori Caymmi.

Para encerrar o programa a Osesp toca as Bachianas Brasileiras nº 2, de Villa-Lobos, obra que também integra o ciclo Villa-Lobos em Foco.


Na quinta, 11/12, às 10h, o público poderá acompanhar o Ensaio Aberto da Osesp, com ingressos a R$ 10,00.

11 DEZ QUI 21H Pau-Brasil
12 DEZ SEX 21H Sapucaia
13 DEZ SÁB 16H30 Jequitibá

MARIN ALSOP REGENTE
LUKÁS VONDRÁCEK PIANO

ALBERTO GINASTERA
Abertura Para el "Fausto" Criollo, Op.9
SERGEI RACHMANINOV Ciclo Rachmaninov
Concerto nº 4 Para Piano em Sol Menor, Op.40
DORIVAL CAYMMI
Suíte Caymmi: História de Pescadores [Arr. Dori Caymmi] [Encomenda Osesp. Estreia Mundial]
HEITOR VILLA-LOBOS Villa Lobos em Foco
Bachianas Brasileiras nº 2

OSESP ITINERANTE EM JACAREÍ | MARIN ALSOP (REGENTE) | 14/12, 11H30

Foto: Marin Alsop

No domingo, 14/12, às 11h30, a turnê Osesp Itinerante retorna a Jacareí para um concerto na Sala Ariano Suassuna. O público irá conferir um repertório vibrante, com obras de Alberto Ginastera, Dorival Caymmi e Villa-Lobos, sob a batuta da regente titular Marin Alsop.

A apresentação tem entrada franca e integra o projeto Itinerante, existente desde 2008, que leva concertos sinfônicos e de câmara gratuitos pela capital e interior paulistas.

O programa começa com a Abertura Para o “Fausto” Criollo, Op. 9 do argentino Ginastera. Em seguida, a Osesp interpreta a Suíte Caymmi: História de Pescador, com o arranjo do filho do autor, Dori Caymmi (encomenda da Osesp). As Bachianas Brasileiras nº 2, de Villa-Lobos, encerram o programa.

MARIN ALSOP REGENTE

ALBERTO GINASTERA
Abertura Para o “Fausto” Criollo, Op. 9
DORIVAL CAYMMI
Suíte Caymmi: História de Pescadores [Arr. Dori Caymmi] [Encomenda Osesp]
HEITOR VILLA-LOBOS
Bachianas Brasileiras nº 2



A programação está permanentemente sujeita a alterações.


Os concertos da Osesp contam com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura.

Para não receber mais Newsletters da Osesp.

Para saber mais sobre a OSESP.
Indique alguém para receber esta Newsletter.