veja esse e-mail online Facebook Twitter Youtube Vimeo
Newsletter Junho 7ª Edição
EDIÇÃO Anterior | Confira a programação completa

JAMES MACMILLAN | COMPOSITOR VISITANTE

Foto: James MacMillan

Todos os anos, a Osesp recebe um compositor que fica em São Paulo durante uma semana, para um ou mais programas incluindo número significativo de obras de sua autoria, além de palestras e entrevistas. Já estiveram conosco, entre outros, Sofia Gubaidulina, Peter Maxwell Davies, Krzysztof Penderecki, John Corigliano, Tan Dun e Osvaldo Golijov. Em 2011, foi a vez de Thomas Adès; em 2012, Magnus Lindberg; em 2013, Lera Auerbach; e, este ano, recebemos o compositor escocês James MacMillan.

A Osesp tem apresentado regularmente, nesses últimos anos, a música de MacMillan (1959). Autor de extenso catálogo, que inclui obras para orquestra – como O Exorcismo do Rio Sumpul (regida por Celso Antunes em 2012) e Mulher do Apocalipse (estreada em 2012 no Festival de Cabrillo, sob a regência de Marin Alsop). MacMillan é também um regente de ponta e colabora com várias das mais importantes orquestras do mundo.

Na semana que passará conosco como compositor visitante, ele acompanha a preparação de Mulher do Apocalipse e da abertura Britannia, regidas por Marin Alsop; faz uma palestra sobre sua música e rege um programa do Coro da Osesp, interpretando peças de sua autoria e também obras do compositor barroco espanhol Tomás Luis de Victoria e do modernista francês Francis Poulenc. Trata-se de uma chance rara de conviver de perto e apreciar as várias facetas de um dos maiores compositores do nosso tempo.

MÚSICA NA CABEÇA | ENCONTRO COM JAMES MACMILLAN | 08/10, 19H30

Foto: Foto: Arte Música na Cabeça

Na quarta-feira, 08 de outubro, às 19h30, James MacMillan, compositor visitante da Temporada Osesp 2014, fala sobre suas composições e sua trajetória como regente.

As inscrições, com vagas limitadas, são gratuitas e disponibilizadas no site da Osesp com 15 dias de antecedência ao encontro. Participe!

MARIN ALSOP REGE BRITANNIA E MULHER DO APOCALIPSE, DO COMPOSITOR VISITANTE JAMES MACMILLAN | 09 e 10/10, 21H e 11/10, 16H30

Foto: Marin Alsop

A regente titular e diretora musical da Osesp, Marin Alsop, volta à Sala São Paulo entre os dias 09 e 11 de outubro para reger duas obras de James MacMillan: Britannia e Mulher do Apocalipse.

Neste programa a Osesp interpreta também a Sinfonia nº 1 em Dó Menor, Op. 68, de Johannes Brahms.

9 OUT QUI 21H Jacarandá
10 OUT SEX 21H Pequiá
11 OUT SÁB 16H30 Ipê

MARIN ALSOP REGENTE

JAMES MACMILLAN Compositor Visitante
Britannia
Mulher do Apocalipse
JOHANNES BRAHMS
Sinfonia nº 1 em Dó Menor, Op.68

JAMES MACMILLAN REGE O CORO DA OSESP EM PROGRAMA COM OBRAS DE SUA AUTORIA | 12/10, 16H

Foto: Coro da Osesp

Neste programa muito especial James MacMillan rege obras de sua autoria cantadas pelo Coro da Osesp, além de Poulenc e Victoria.

12 OUT DOM 16H Coro da Osesp

JAMES MACMILLAN REGENTE Compositor Visitante

TOMÁS LUIS DE VICTORIA
Tenebrae Responsories: Excertos
JAMES MACMILLAN
Sun Dogs
FRANCIS POULENC
Três Motetos
JAMES MACMILLAN
Màiri
O Bone Jesu

SOLISTAS DA OSESP: CAROLINA KLIEMANN (VIOLINO), DOUGLAS KIER (VIOLONCELO) E KARIN FERNANDES (PIANO) INTERPRETAM IVES, BERNSTEIN E SIERRA | 16/10, 19H e 18/10, 14H45

Desta vez, a série de música de câmara Solistas da Osesp conta com a participação de Carolina Kliemann (violino), Douglas Kier (violoncelo) e Karin Fernandes (piano), que tocam o Trio Com Piano, de Leonard Bernstein – compositor transversal da Temporada 2014 da Osesp –, a Sonata nº 4 Para Violino e Piano, de Charles Ives e o Trio Com Piano nº 3, de Roberto Sierra.

As apresentações acontecem no ambiente intimista da Sala do Coro, sempre antes dos concertos sinfônicos da Osesp.

16 OUT QUI 19H Solistas da Osesp Noite
18 OUT SÁB 14H45 Solistas da Osesp Tarde

CAROLINA KLIEMANN VIOLINO
DOUGLAS KIER VIOLONCELO
KARIN FERNANDES PIANO

CHARLES IVES
Sonata nº 4 Para Violino e Piano - Children's Day at The Camp Meeting
LEONARD BERNSTEIN Compositor Transversal
Trio Com Piano
ROBERTO SIERRA
Trio Com Piano nº 3 - Romântico

O PIANISTA MAKOTO OZONE TOCA O CONCERTO PARA PIANO EM FÁ MAIOR, DE GEORGE GERSHWIN, SOB A REGÊNCIA DE EIJI OUE | 16 e 17/10, 21H e 18/10, 16H30

Foto: Eiji Oue

O maestro japonês Eiji Oue volta a reger a Osesp nessa temporada, tendo como solista e convidado o pianista também japonês Makoto Ozone.

O programa abre com o Divertimento Para Orquestra, do “compositor transversal” Leonard Bernstein, e continua com o Concerto Para Piano em Fá Maior, de Gershwin, que tem como solista Makoto Ozone. Para terminar, as Danças Sinfônicas, Op. 45, de Rachmaninov – de quem a Osesp este ano apresenta o ciclo completo dos quatro concertos para piano.

16 OUT QUI 21H Pau-Brasil
17 OUT SEX 21H Sapucaia
18 OUT SÁB 16H30 Jequitibá

EIJI OUE REGENTE
MAKOTO OZONE PIANO

LEONARD BERNSTEIN Compositor Transversal
Divertimento Para Orquestra
GEORGE GERSHWIN
Concerto Para Piano em Fá Maior
SERGEI RACHMANINOV
Danças Sinfônicas, Op.45



A programação está permanentemente sujeita a alterações.


Os concertos da Osesp contam com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura.

Para não receber mais Newsletters da Osesp.

Para saber mais sobre a OSESP.
Indique alguém para receber esta Newsletter.