veja esse e-mail online Facebook Twitter Youtube Vimeo
Newsletter Junho 17ª Edição
EDIÇÃO Anterior | Confira a programação completa
Foto: Arte do Festival

46º FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO

O concerto de encerramento pedagógico e a entrega de prêmios ao jovens bolsistas de destaque desta edição do Festival acontece na Sala São Paulo, no domingo, 26/07, às 11h, com entrada franca.

Sob a regência de Eiji Oue - regente laureado da Filarmônica de Osaka - a Orquestra do Festival toca a Passacaglia de Marlos Nobre e a Sinfonia nº 1 em Ré maior – Titã, de Gustav Mahler.

O Prêmio Eleazar de Carvalho, oferecido pela Secretaria Estadual de Cultura, por intermédio da Fundação Osesp, contemplará o bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo uma bolsa de US$ 1,4 mil (um mil e quatrocentos dólares) mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de translado entre o Brasil e o exterior.

As instituições internacionais parceiras – Royal Academy of Music, de Londres, Real Conservatório de Haia, Peabody Institute, de Baltimore, e École Normale de Musique, de Paris – oferecerão bolsas de estudo, por diferentes períodos, para os alunos brasileiros selecionados.

Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos a partir de duas horas antes da apresentação, limitados a dois por pessoa, nas bilheterias da Sala São Paulo.


26 JUL DOM 11H SALA SÃO PAULO, SÃO PAULO
ORQUESTRA DO FESTIVAL
EIJI OUE REGENTE

MARLOS NOBRE
Passacaglia
GUSTAV MAHLER
Sinfonia nº 1 em Ré maior – Titã

CONCERTO DE ENCERRAMENTO | AUDITÓRIO CLÁUDIO SANTORO, CAMPOS DO JORDÃO| 01/08, 20H30

No sábado, 01 de agosto, às 20h30, acontece o concerto de encerramento do 46º Festival de Inverno de Campos do Jordão, no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, com a Osesp, sob a regência de Giancarlo Guerrero e com participação dos Coros da Osesp, Acadêmico da Osesp e Coro do Festival (regido por Carlos Aransay).

O programa inicia com o Coro do Festival interpretando uma seleção de peças (antigas e modernas), sob a regência do maestro convidado Carlos Aransay.

Em seguida, a Orquestra, os Coros da Osesp e Acadêmico da Osesp e os solistas Idwer Alvarez (tenor) e Juan Tomás Martinez (barítono) interpretam a Cantata Criolla - Florentino, o que cantou com o Diabo, de Antonio Estévez, sob a regência de Giancarlo Guerrero.


1 AGO SÁB 20H30 AUDITÓRIO CLÁUDIO SANTORO, CAMPOS DO JORDÃO
CORO DO FESTIVAL
CARLOS ARANSAY REGENTE

ORLANDO DI LASSO
Allala Pia Calia
NICOLAS GOMBERT
A Canção do Imperador (Mille regretz)
JACOBUS CLEMENS NON PAPA
Jouons beau jeu tout en riant
DIOGO DIAS MELGAZ
Memento Homo
Salve Regina
ANTÓN GARCÍA ABRIL
Três Polifonias Turolenses
JAVIER BUSTO
Esta Tierra

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
GIANCARLO GUERRERO REGENTE
IDWER ALVAREZ TENOR
JUAN TOMÁS MARTINEZ BARÍTONO
CORO ACADÊMICO DA OSESP | MARCOS THADEU REGENTE
CORO DA OSESP | NAOMI MUNAKATA REGENTE

ANTONIO ESTÉVEZ
Cantata Criolla - Florentino, o que cantou com o Diabo

Confira a programação completa do Festival aqui.

EWA KUPIEC INTERPRETA CHOPIN SOB A REGÊNCIA DE GIANCARLO GUERRERO | 23 e 24/07, 21H e 25/07, 16H30

Foto: Ewa Kupiec

O maestro Giancarlo Guerrero (diretor musical e regente principal da Sinfônica de Nashville, EUA) comanda a Osesp neste programa que traz obras de Chopin e Rimsky-Korsakov, tendo como solista a pianista polonesa Ewa Kupiec.

Na primeira parte, duas obras curtas de Chopin, escritas originalmente para piano e orquestradas por Stravinsky: o Noturno em Lá Bemol Maior, Op.32 nº 2 e a Valsa em Mi Bemol Maior, Op.18Grande Valsa Brilhante.

Em seguida, Ewa Kupiec retorna à Sala São Paulo para interpretar o Concerto nº 2 Para Piano em Fá Menor, Op.21, escrito pelo compositor quando tinha entre 19 e 20 anos de idade apenas, e uma das duas únicas obras que compôs para orquestra.

Na segunda parte, a Osesp executa a celebrada suíte sinfônica Sheherazade, Op.35, de Rimsky-Korsakov, inspirada nos fantásticos contos de As Mil e Uma Noites, buscando representar musicalmente quatro episódios da narrativa: “O Mar e o Navio de Simbad”; “A História do Príncipe Kalender”; “O Jovem Príncipe e a Jovem Princesa”; e “Festa em Bagdá. O Mar. Naufrágio nas Rochas”.

O público poderá acompanhar, na quinta-feira, 23/07, excepcionalmente às 9h30, o Ensaio Aberto da Orquestra, com ingressos a R$ 10,00.

23 JUL QUI 21H Cedro
24 JUL SEX 21H Araucária
25 JUL SÁB 16H30 Mogno
GIANCARLO GUERRERO REGENTE
EWA KUPIEC PIANO

FRÉDÉRIC CHOPIN
Noturno, Op.32 nº 2 em Lá Bemol Maior [ORQUESTRAÇÃO DE STRAVINSKY]
Valsa em Mi Bemol Maior, Op.18 - Grande Valse Brillante [ORQUESTRAÇÃO DE STRAVINSKY]
Concerto nº 2 Para Piano em Fá Menor, Op.21
NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV
Sheherazade, Op.35

GIANCARLO GUERRERO REGE O CONCERTO PARA VIOLÃO E PEQUENA ORQUESTRA, DE VILLA-LOBOS, COM MANUEL BARRUECO COMO SOLISTA | 30 e 31/07, 21H e 02/08, 16H

Foto: Arte Osesp Itinerante com o Coro da Osesp

Giancarlo Guerrero continua à frente da Osesp neste programa, que tem participação dos Coros da Osesp e Acadêmico da Osesp, e, como solistas convidados, o violonista cubano Manuel Barrueco e os cantores venezuelanos Idwer Alvarez (tenor) e Juan Tomás Martínez (barítono), todos pela primeira vez com a Orquestra.

O concerto abre com a Chacona em Mi Menor, do compositor barroco Dietrich Buxtehude, escrita originalmente para órgão, com orquestração do grande compositor mexicano Carlos Chávez.

Em seguida, o violonista cubano Manuel Barrueco é o solista do Concerto Para Violão e Pequena Orquestra, de Villa-Lobos, que será gravado nesta ocasião, para futuro lançamento em CD.

Para finalizar, a Osesp, os Coros da Osesp e Acadêmico da Osesp, e os solistas Idwer Alvarez e Juan Tomás Martínez interpretam a Cantata Criolla – Florentino, o Que Cantou Com o Diabo, do compositor venezuelano Antonio Estévez. A obra explora melodias, ritmos e instrumentos típicos dos Llanos, região das grandes planícies da Venezuela, e foi inspirada no poema “Florentino e o Diabo” de Alberto Arvelo Torrealba, narrativa mítica em que o protagonista luta contra o Diabo usando somente a palavra e o canto.

30 JUL QUI 21H Jacarandá
31 JUL SEX 21H Pequiá
2 AGO DOM 16H Ipê
GIANCARLO GUERRERO REGENTE
MANUEL BARRUECO VIOLÃO
IDWER ALVAREZ TENOR
JUAN TOMÁS MARTINEZ BARÍTONO
CORO ACADÊMICO DA OSESP| MARCOS THADEU REGENTE
CORO DA OSESP | NAOMI MUNAKATA REGENTE

DIETRICH BUXTEHUDE
Ciacona em Mi Menor, BuxWV 160 [ORQUESTRAÇÃO DE CARLOS CHÁVEZ]
HEITOR VILLA-LOBOS
Concerto Para Violão e Pequena Orquestra
Antonio ESTÉVEZ
Cantata Criolla - Florentino, o Que Cantou Com o Diabo



A programação está sujeita a alterações.


Os concertos da Osesp contam com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura.

Para não receber mais Newsletters da Osesp.

Para saber mais sobre a OSESP.
Indique alguém para receber esta Newsletter.