veja esse e-mail online Facebook Twitter Youtube Vimeo
Newsletter Junho 17ª Edição
EDIÇÃO Anterior | Confira a programação completa

TEMPORADA OSESP 2016 | ESTADO DE ESCUTA - NOVAS ASSINATURAS

Foto: Arte Temporada 2016

"Para abrir os ouvidos
Para ampliar os sentidos
Para liberar o silêncio"

Temporada 2016 da Osesp: Estado de Escuta.

Entre os dias 25/11 e 20/12, os interessados em adquirir séries de assinaturas para a Temporada Osesp 2016 podem aproveitar o valor promocional dos pacotes à venda através do telefone 4003-2052 ou da internet.

A partir de 21/12, as séries de assinaturas serão comercializadas apenas pela internet e com valor integral, até o dia 04/01/2016. Saiba mais.



A Temporada 2016 completa está disponível aqui. Confira!

DANIEL MÜLLER-SCHOTT APRESENTA O CONCERTO PARA VIOLONCELO, DE SCHUMANN, COM A REGÊNCIA DE FABIO MECHETTI | 19 e 20/11, 21H e 21/11, 16H30

Foto: Fabio Mechetti

A Osesp recebe como convidados neste programa o maestro brasileiro Fabio Mechetti, regente titular e diretor musical da Filarmônica de Minas Gerais, e o violoncelista alemão Daniel Müller-Schott, que retorna à Sala São Paulo para tocar com a Osesp depois do sucesso de seus concertos conosco, em 2013, para interpretar obras de dois compositores alemães do período romântico: Robert Schumann e Richard Strauss.

O programa começa com duas peças de Schumann: a Abertura Manfred, inspirada no longo poema narrativo Manfred [1816-7], de Byron, seguida pelo Concerto Para Violoncelo, uma das peças mais enigmáticas da fase final da obra do compositor.

Na segunda parte, a Osesp toca o poema sinfônico Ein Heldenleben [Uma Vida de Herói], de Strauss, dando continuidade ao ciclo Strauss Essencial. Na obra, o compositor inspirou-se em si mesmo ao projetar o herói romântico protagonista. Como ele próprio admitiu: “Não vejo porque não devo compor uma sinfonia sobre mim mesmo; acho-me tão interessante quanto Napoleão ou Alexandre”.

O público poderá acompanhar, na quinta-feira, 19/11, às 10h, o Ensaio Aberto da Orquestra, com ingressos a R$ 10,00.


19 NOV QUI 21H Jacarandá
20 NOV SEX 21H Pequiá
21 NOV SÁB 16H30 Ipê

FABIO MECHETTI REGENTE
DANIEL MÜLLER-SCHOTT VIOLONCELO

ROBERT SCHUMANN
Manfred, Op. 115: Abertura
Concerto Para Violoncelo em Lá Menor, Op. 129


RICHARD STRAUSS STRAUSS ESSENCIAL
Ein Heldenleben [Uma Vida de Herói]

MASTERCLASSES OSESP – ILIA LAPOREV (VIOLONCELO) | 19/11, 17H30, GRATUITO

Foto: Arte Masterclass

Desde 2008, as Masterclasses oferecem a estudantes e profissionais de música da Osesp e de outras instituições a oportunidade de aprimorar sua técnica musical. Músicos renomados que atuam no país e no mundo, muitos deles convidados da Temporada Osesp na Sala São Paulo, falam de sua carreira e práticas de estudo.

Na quinta-feira (19/11), às 17h30, o chefe de naipe de violoncelos da Osesp Ilia Laporev ministrará masterclass gratuita a todos os interessados. Saiba mais.

SOLISTAS DA OSESP | QUARTETO DE CORDAS INTERPRETA OBRAS DE BACH, MOZART E MENDELSSOHN | 19/11, 19H e 21/11, 14H45

Pela série “Solistas da Osesp”, as instrumentistas da Orquestra Svetlana Tereshkova e Sung-Eun Cho (violinos), Maria Angélica Cameron (viola), e Marialbi Trisolio (violoncelo) interpretam obras interligadas de três grandes mestres da música para formação de quarteto de cordas.

O programa abre com Duas Fugas de O Cravo Bem Temperado, de Bach [Arranjo de W.A.Mozart]; segue com Adágio e Fuga em Dó Menor, KV 546, de Mozart; e termina com o Quarteto nº 5 em Mi Bemol Maior, Op.44 nº 3, de Mendelssohn-Bartholdy (um dos responsáveis pela redescoberta da música de Bach).

Os recitais acontecem no ambiente intimista da Sala do Coro, na quinta, 19/11, às 19h, e no sábado, 21/11, às 14h45, antes dos concertos da Osesp.

E na terça-feira, 24/11, o mesmo programa será apresentado no Grande Auditório do MASP, através da série Osesp MASP e o tema abordado será “Outra ideia do clássico”, a partir da análise da tela Angélica acorrentada, de Jean-Auguste Dominique Ingres.

ISAAC KARABTCHEVSKY REGE O CONCERTO Nº 10 PARA DOIS PIANOS, DE MOZART, COM AS SOLISTAS CHRISTINA & MICHELLE NAUGHTON | 26 e 27/11, 21H e 28/11, 16H30

Foto: Christina & Michelle Naughton

O maestro Isaac Karabtchevsky volta a reger a Osesp nesta Temporada, recebendo como solistas, pela primeira vez com a Orquestra, as pianistas norte-americanas Christina e Michelle Naughton.

O programa inicia com a peça O Reino Encantado, Op.39, de Nikolai Tcherepnin, poema sinfônico inspirado na mesma lenda russa musicada por Stravinsky em O Pássaro de Fogo.

Em seguida, as irmãs Naughton se juntam à Osesp para interpretar o Concerto nº 10 Para Dois Piano em Mi Bemol Maior, de Mozart.

Na segunda parte, a Orquestra executa a Sinfonia nº 9, de Villa-Lobos, a mais curta e com maior economia de ideias que o compositor brasileiro escreveu, embora com orquestração de grande intensidade.

Para terminar, a sempre irresistível suíte O Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky, originalmente escrita para um balé encomendado por Diaghilev, diretor dos Balés Russos, baseado em um conto tradicional da Rússia.

O público poderá acompanhar, na quinta-feira, 26/11, às 10h, o Ensaio Aberto da Orquestra, com ingressos a R$ 10,00.


26 NOV QUI 21H Carnaúba
27 NOV SEX 21H Paineira
28 NOV SÁB 16H30 Imbuia

ISAAC KARABTCHEVSKY REGENTE
CHRISTINA & MICHELLE NAUGHTON PIANOS

NIKOLAI TCHEREPNIN
O Reino Encantado, Op. 39

WOLFGANG A. MOZART
Concerto nº 10 Para Dois Pianos em Mi Bemol Maior, KV 365


HEITOR VILLA-LOBOS
Sinfonia nº 9

IGOR STRAVINSKY
O Pássaro de Fogo: Suíte – Versão 1919

ORQUESTRA DE CÂMARA DA OSESP INTERPRETA OBRAS DE FLO MENEZES E ANTON BRUCKNER SOB A REGÊNCIA DE LEE MILLS | 26/11, 16H

Foto: Lee Mills

No último domingo do mês, será apresentado um programa da Orquestra de Câmara da Osesp com duas obras para cordas, sob a regência do jovem americano Lee Mills (maestro assistente da OSB).

O concerto inicia com Grand Écart (estreia mundial), do compositor brasileiro Flo Menezes. Ao relacionar a peça com o universo da dança clássica, o autor afirma que a mesma foi composta “como um balé para 22 instrumentos de cordas repartidos em dois grupos de 11 [...] É como se eu tivesse optado por uma escritura para 22 ‘solistas’, e não propriamente por uma escritura para ‘orquestra de cordas’”.

Em seguida, a Orquestra apresenta a Sinfonia Para Cordas, de Bruckner, com orquestração de Meirion Bowen, que transformou o quinteto original em uma sinfonia completa para cordas.


29 NOV DOM 16H Orquestra de Câmara da Osesp

LEE MILLS REGENTE

FLO MENEZES
Grand Écart

ANTON BRUCKNER
Sinfonia Para Cordas [Quinteto em Fá Maior, WAB 112 Em Arranjo de Meirion Bowen]



A programação está sujeita a alterações.


Os concertos da Osesp contam com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura.

Para não receber mais Newsletters da Osesp.

Para saber mais sobre a OSESP.
Indique alguém para receber esta Newsletter.