veja esse e-mail online Facebook Twitter Youtube Vimeo
Newsletter Junho 17ª Edição
EDIÇÃO Anterior | Confira a programação completa

MÚSICA NA CABEÇA: LAURA MOUTINHO (USP) E MARIN ALSOP | 05/03, 19H30

Foto: Arte Música na Cabeça

Durante a semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, a Osesp faz uma homenagem às mulheres, oferecendo uma programação especial. O público poderá conhecer algumas das personagens femininas que contribuem para o sucesso da Osesp, por meio de vídeos veiculados durante os concertos e nas mídias digitais.

Na quinta, 05/03, às 19h30, antes de comandar o concerto da Orquestra, Marin Alsop participa do primeiro encontro do ano na série Música na Cabeça, conversando com a antropóloga Laura Moutinho (USP) e com o diretor artístico da Osesp Arthur Nestrovski, sobre o tema: “Fazendo gênero na Osesp: reflexões sobre diferença, desigualdade e direitos no mês das mulheres”. A participação no encontro é gratuita, inscreva-se!

A Fanfarra Para a Mulher Incomum n° 2, da norte-americana Joan Tower, faz parte do repertório dos concertos de 05 a 07 de março, e foi especialmente escolhida para marcar essa homenagem.

CONCERTOS INTERATIVOS: QUINTETO DE SOPROS EM PORTO ALEGRE | 08/03, 17H

Foto: Quinteto de Sopros

Em 2015, o Quinteto de Sopros da Osesp fará uma turnê por cinco capitais brasileiras – Porto Alegre (08/mar, Theatro São Pedro), Salvador (26/abr, Cine Teatro Sesc), Belo Horizonte (23/ago, Teatro Francisco Nunes), Brasília (04/set, Cine Teatro Sesc) e Curitiba (08/Nov, Capela Santa Maria) –, levando ao público concertos interativos e com repertório variado.

Formado por José Ananias Souza Lopes (flauta), Sérgio Burgani (clarinete), Joel Gisiger (oboé), Alexandre Silvério (fagote) e Nikolai Genov (trompa), o Quinteto de Sopros da Osesp apresenta um programa com obras de Mozart, Eugéne Bozza, Malcolm Arnold e Ronaldo Miranda. Durante a performance, os integrantes contam curiosidades sobre as peças e seus autores, explicam as características de seus instrumentos e comentam aspectos de suas vidas como músicos.

QUINTETO DE SOPROS DA OSESP
JOSÉ ANANIAS FLAUTA
JOEL GISIGER OBOÉ
SÉRGIO BURGANI CLARINETE
ALEXANDRE SILVÉRIO FAGOTE
NICOLAY GENOV TROMPA

WOLFGANG AMADEUS MOZART
Divertimento nº 9, KV 240
EUGÈNE BOZZA
Scherzo, Op.48 Para Quinteto de Sopros
MALCOLM ARNOLD
Three Shanties
RONALDO MIRANDA
Variações Sérias Sobre um Tema de Anacleto de Medeiros

CELSO ANTUNES REGE SCHELOMORAPSÓDIA HEBRAICA, DE ERNEST BLOCH, E SALMO 42, DE MENDELSSOHN, COM A PARTICIPAÇÃO DO VIOLONCELISTA ANTONIO MENESES, DO CORO DA OSESP E DA SOPRANO MARION GRANGE | 12 e 13/03, 21H e 14/03, 16H30

Foto: Antonio Meneses

O regente associado Celso Antunes conduz a Osesp em um repertório com obras que homenageiam a presença da cultura judaica na música ocidental.

Tov LeHodos, de Schubert, abre o programa – a peça foi encomendada ao compositor para a celebração do Ano Novo Judaico de 1828, na Sinagoga de Viena.

Em seguida, Antonio Meneses toca Schelomo - Rapsódia Hebraica, de Ernest Bloch; seguida da Sinfonia de Câmara nº 2, Op.38, de Schoenberg (1906, revisada em 1939).

O Coro da Osesp encerra o programa cantando o Salmo 42, Op.42, de Mendelssohn, com solos da soprano francesa Marion Grande, que se apresenta pela primeira vez com a Osesp.

Estes concertos fazem parte de dois ciclos desta Temporada: Quem tem medo de Schoenberg? e Mendelssohn em Foco.

Na quinta, 12/03, às 10h, o público poderá acompanhar o Ensaio Aberto da Osesp, com ingresso a R$ 10,00.

12 MAR QUI 21H Carnaúba
13 MAR SEX 21H Paineira
14 MAR SÁB 16H30 Imbuia

CELSO ANTUNES REGENTE
ANTONIO MENESES VIOLONCELO
MARION GRANGE SOPRANO
CORO DA OSESP | NAOMI MUNAKATA REGENTE

FRANZ SCHUBERT
Tov LeHodos
ERNEST BLOCH
Schelomo - Rapsódia Hebraica
ARNOLD SCHOENBERG QUEM TEM MEDO DE SCHOENBERG?
Sinfonia de Câmara nº 2, Op.38
FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY MENDELSSOHN EM FOCO
Salmo 42, Op.42

RECITAIS OSESP: ANTONIO MENESES (VIOLONCELO) E ARNALDO COHEN (PIANO) INTERPRETAM OBRAS DE SCHUMANN, CHOPIN E BRAHMS | 15/03, 16H

Foto: Arnaldo Cohen

O primeiro recital da Temporada Osesp 2015 traz dois grandes nomes brasileiros: o violoncelista recifense Antonio Meneses e o o pianista fluminense Arnaldo Cohen – Artista em Residência deste ano, ele participará de programas distintos com a Orquestra, além de apresentações de câmara e um encontro da série Música na Cabeça.

O duo interpreta as Cinco Peças em Estilo Folclórico, Op.102 (1848), de Schumann, a única obra do compositor escrita especificamente para essa formação.

Em seguida, Meneses e Cohen tocam a Sonata Para Violoncelo e Piano em Sol Menor, Op.65, de Chopin e a Sonata nº 2 Para Violoncelo e Piano em Fá Maior, Op.99, de Brahms.

15 MAR DOM 16H Recitais Osesp

ANTONIO MENESES VIOLONCELO
ARNALDO COHEN PIANO ARTISTA EM RESIDÊNCIA

ROBERT SCHUMANN
Cinco Peças em Estilo Folclórico, Op.102
FRÉDÉRIC CHOPIN
Sonata Para Violoncelo e Piano em Sol Menor, Op.65
JOHANNES BRAHMS
Sonata nº 2 Para Violoncelo e Piano em Fá Maior, Op.99

KRISTJAN JÄRVI REGE O CONCERTO Nº 1 PARA PIANO, DE TCHAIKOVSKY, COM O SOLISTA ARNALDO COHEN | 19 e 20/03, 21H e 21/03, 16H30

Foto: Kristjan Järvi

O pianista Arnaldo Cohen, Artista em Residência da Osesp nesta Temporada, continua ao lado da Orquestra entre os dias 19 e 21 de março, desta vez para concertos sinfônicos, regidos pelo estoniano Kristjan Järvi.

O programa inicia com a Abertura Carnaval, Op.92, de Dvorák.

Em seguida, Cohen toca o Concerto nº 1 Para Piano em Si Bemol Menor, Op.23, composto por Tchaikovsky entre 1874 e 1875. Inicialmente pouco acolhido pelos críticos, chegou a ser classificado como “difícil de se tornar um clássico”, hoje, pode ser considerado um dos mais populares concertos para piano de todos os tempos.

As Variações Sobre Uma Canção Húngara - O Pavão, de Kodály, encerram a apresentação. A peça é baseada numa lenda húngara acerca de um pavão, símbolo da liberdade, que viaja até a prisão de uma cidade para libertar jovens aprisionados.

Na quinta, 19/03, às 10h, o público poderá acompanhar o Ensaio Aberto da Osesp, com ingresso a R$ 10,00.

19 MAR QUI 21H Pau-Brasil
20 MAR SEX 21H Sapucaia
21 MAR SÁB 21H Jequitibá

KRISTJAN JÄRVI REGENTE
ARNALDO COHEN PIANO ARTISTA EM RESIDÊNCIA

ANTONÍN DVORÁK
Abertura Carnaval, Op.92
PYOTR I. TCHAIKOVSKY
Concerto nº 1 Para Piano em Si Bemol Menor, Op.23
ZOLTÁN KODÁLY
Variações Sobre Uma Canção Húngara - O Pavão

PROGRAMA CLÁSSICOS, DA TV CULTURA, EXIBE CONCERTO DA OSESP | 07/03, 21H30

A TV Cultura, através do programa Clássicos, esteve presente na Sala São Paulo no último dia 19 de junho e registrou mais um importante concerto com a Osesp, inteiramente dedicado ao compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Sob a regência de Isaac Karabtchevsky e com o violoncelista Antonio Meneses como solista, o programa vai ao ar no próximo sábado, 07/03, às 21h30.

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
ISAAC KARABTCHEVSKY REGENTE
ANTONIO MENESES VIOLONCELO
CORDAS DA SINFÔNICA HELIÓPOLIS
CORO INFANTIL DA OSESP | TERUO YOSHIDA REGENTE
CORO DA OSESP | NAOMI MUNAKATA REGENTE

HEITOR VILLA-LOBOS Villa Lobos em Foco
Uirapuru
Fantasia Para Violoncelo e Orquestra
Bachianas Brasileiras nº 4: Prelúdio
Mandú-Çarará



A programação está permanentemente sujeita a alterações.


Os concertos da Osesp contam com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura.

Para não receber mais Newsletters da Osesp.

Para saber mais sobre a OSESP.
Indique alguém para receber esta Newsletter.