veja esse e-mail online Facebook Twitter Youtube Vimeo

Newsletter Junho 17ª Edição
EDIÇÃO Anterior | Confira a programação completa

CONCERTOS MATINAIS: VALENTINA PELEGGI REGE OBRAS DE DVORÁK, KODÁLY E TCHAIKOVSKY | GRATUITO, 22/03, 11H

Foto: Valentina Peleggi

Em seu primeiro programa pela série Concertos Matinais da Temporada 2015, a Osesp convida a jovem regente italiana Valentina Peleggi, Mestre em regência pela Royal Academy of Music (Londres) e vencedora do prêmio de regência do 45º Festival de Inverno de Campos do Jordão 2014.

O programa inicia com a Abertura Carnaval, de Dvorák. Em seguida, a Osesp toca as Variações Sobre uma Canção Húngara — O Pavão, de Zoltán Kodály, obra de orquestração brilhante, baseada em uma lenda húngara em que o pavão simboliza a liberdade. O concerto termina com a vibrante Dança dos Acrobatas, de A Dama da Neve, Op.12, de Tchaikovsky.

Os ingressos são gratuitos e disponibilizados nas bilheterias da Sala São Paulo a partir da segunda-feira anterior ao concerto, limitados a quarto por pessoa. A partir de cinco ingressos, é cobrado o valor de R$ 2,00 (por ingresso). Devido à grade procura recomendamos que verifique se há entradas disponíveis através do telefone 11 3223-3966.

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
VALENTINA PELEGGI REGENTE

ANTONÍN DVORÁK
Abertura Carnaval, Op.92
ZOLTÁN KODÁLY
Variações Sobre Uma Canção Húngara - O Pavão
PYOTR I. TCHAIKOVSKY
A Dama da Neve, Op. 12: Dança dos Acrobatas

SOLISTAS DA OSESP: TRIO COM PIANO INTERPRETA OBRAS DE MENDELSSOHN E COPLAND | 26/03, 19H e 28/03, 14H45

A série Solistas da Osesp continua, durante esta Temporada, a apresentar os instrumentistas da Osesp em variadas formações de câmara, no ambiente intimista da Sala do Coro, sempre às quintas e sábados, antes dos concertos da Orquestra.

Esse programa traz o violinista Marcelo Soares, o violoncelista convidado Renato de Sá, ex-aluno da Academia de Música da Osesp, e a pianista Dana Radu interpretando um programa do ciclo Mendelssohn em Foco. O concerto abre e encerra com as peças de Félix Mendelssohn-Bartholdy, Duas Canções sem Palavras e Trio com Piano nº 1 em Ré Menor, Op.49, intercaladas pelo trio Vitebsk, de Aaron Copland.

26 MAR QUI 19H SOLISTAS DA OSESP NOITE
28 MAR SÁB 14h45 SOLISTAS DA OSESP TARDE
MARCELO SOARES VIOLINO
RENATO DE SÁ VIOLONCELO
DANA RADU PIANO

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY MENDELSSOHN EM FOCO
Duas Canções Sem Palavras
AARON COPLAND
Vitebsk
FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY MENDELSSOHN EM FOCO
Trio Com Piano nº 1 em Ré Menor, Op.49

CAROLYN KUAN REGE O GUIA DA ORQUESTRA PARA OS JOVENS, DE BRITTEN, E FROM THE WRECKAGE, DE MARK-ANTHONY TURNAGE, COM O TROMPETISTA HAKAN HARDENBERGER | 26/03 e 27/03, 21H e 28/03, 16H30

Foto: Carolyn Kuan

Entre os dias 26 e 28 de março, sob o comando da regente taiwanesa Carolyn Kuan, a Osesp apresenta um programa que reúne peças onde popular e erudito se cruzam de modos instigantes e conta com a participação do extraordinário trompetista sueco Hakan Hardenberger, como solista convidado.

O concerto inicia com o Guia da Orquestra Para os Jovens, do compositor inglês Benjamin Britten. Escrita a partir de variações sobre o tema do “Rondeau” de Abdelazar, de Henry Purcell, a obra apresenta didaticamente os naipes e instrumentos da orquestra, com narração.

Em seguida, o trompetista Hakan Hardenberger interpreta a peça From The Wreckage [Dos Escombros], escrita para ele pelo compositor inglês Mark-Anthony Turnage. A peça explora os registros mais graves e os mais agudos dos trompetes, começando pelo flugelhorn, passando pelo trompete standard e terminando com o trompete piccolo.

Na segunda parte, a Osesp faz a primeira audição latino-americana da suíte Treemonisha, baseada na ópera homônima de Scott Joplin (1910), orquestrada por Gunther Schuller, renomado educador, compositor e regente norte-americano, em encomenda conjunta da Osesp com a Filarmônica de Londres.

Ao final, a Orquestra interpreta Fancy Free, de Leonard Bernstein, obra que une jazz e música sinfônica, composta originalmente para um balé de Jerome Robbins. Ambientada em Nova York, na época da Segunda Guerra, tem como protagonistas três marinheiros que visitam a cidade em busca de diversão e mulheres, durante uma licença de 24 horas.

Na quinta-feira, 26/03, às 10h, o público pode acompanhar também o Ensaio Aberto da Osesp com ingresso a R$ 10,00.

26 MAR QUI 21H Cedro
27 MAR SEX 21H Araucária
28 MAR SÁB 16H30 Mogno
CAROLYN KUAN REGENTE
HAKAN HARDENBERGER TROMPETE

BENJAMIN BRITTEN
Guia da Orquestra Para os Jovens, Op. 34
MARK-ANTHONY TURNAGE
From The Wreckage


SCOTT JOPLIN
Treemonisha: Suíte [ARRANJO DE GUNTHER SCHULLER. COENCOMENDA OSESP/LONDON PHILARMONIC ORCHESTRA. ESTREIA LATINO AMERICANA.]
LEONARD BERNSTEIN
Fancy Free

CORO DA OSESP CANTA OBRAS DE BACH E MARTIN, SOB A REGÊNCIA DE NAOMI MUNAKATA | 05/04, 16H

Foto: Coro da Osesp

O segundo programa do Coro da Osesp na Temporada 2015 será conduzido por Naomi Munakata, regente honorária do grupo, e acontece no dia 05 de abril, às 16h. O repertório traz peças de Johann Sebastian Bach, além da Missa Para Dois Coros, de Frank Martin.

5 ABR DOM 16H Coro da Osesp
NAOMI MUNAKATA REGENTE
CORO DA OSESP

JOHANN SEBASTIAN BACH
Jesu, meine Freude, BWV 227
Singet dem Herrn ein neues Lied, BWV 225
FRANK MARTIN
Missa Para Dois Coros

EMMANUELE BALDINI, SPALLA DA OSESP, ESTREIA PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA FM | 22/03, 13H

Foto: Emmanuele Baldini

No próximo domingo, 22 de março, às 13h, Emmanuele Baldini, spalla da Osesp, estreia à frente do novo programa da Rádio Cultura FM (103,3). Intitulada Contrastes, a nova atração da rádio vai analisar e indicar os possíveis caminhos para interpretar uma peça musical.

A cada programa, uma obra sinfônica, de câmara, ou solística será escolhida, ouvida integralmente e em partes e também comentada. A composição selecionada para a estreia é a Sinfonia nº 5, de Beethoven. O programa irá ao ar todos os domingos, sempre às 13h. Imperdível!



A programação está permanentemente sujeita a alterações.


Os concertos da Osesp contam com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura.

Para não receber mais Newsletters da Osesp.

Para saber mais sobre a OSESP.
Indique alguém para receber esta Newsletter.