veja esse e-mail online Facebook Twitter Youtube
Newsletter Maio 14ª Edição
Edição Anterior | Confira a programação completa
Arte Tempordada 2017

TEMPORADA OSESP 2017 | MUNDO MAIOR

“Vivemos em tempos difíceis, ‘como são todos os tempos’, dizia, madura e serenamente, o escritor Jorge Luis Borges. (…) E no meio disso tudo, a despeito disso tudo, no fundo contra isso tudo, a música. (…) Talvez não haja função mais alta para ela do que se manter como é, uma reserva de humanidade e esperança, contra tudo o que conspira para fazer nosso mundo menor. Implícita ou explicitamente, a música assume sempre papel de resistência, concretizada a cada concerto, dia após dia, ano após ano. ” Arthur Nestrovski

É com este espírito que apresentamos a Temporada 2017 da Osesp - “Mundo Maior”! Serão 32 programas de assinatura, com 30 concertos sob a batuta da diretora musical e regente titular da Osesp Marin Alsop. Entre outros nomes que merecem destaque, teremos mais um ano com a regente e contralto Nathalie Stutzmann como Artista Associada e a violinista Isabelle Faust será nossa Artista em Residência. Nas semanas em que estiver com a Osesp, Faust apresentará também a integral das Sonatas Para Violino e Piano de Beethoven e a integral das Sonatas e Partitas Para Violino solo de Bach.

A renovação das assinaturas poderá ser feita a partir do dia 28/nov, e a aquisição de novas entre 16/dez e 4/jan (com desconto) e entre 5 e 9/jan (sem desconto).


Confira aqui a programação completa.

Para ler o texto de Arthur Nestrovski na íntegra e baixar o livro da Temporada 2017, clique aqui.

CORO DA OSESP FAZ CONCERTOS GRATUITOS NA CAPITAL PAULISTA PELO PROJETO OSESP ITINERANTE

Foto: Arte Osesp Itinerante 2016

O Coro da Osesp, sob a regência de Marcos Thadeu, realiza dois concertos gratuitos pelo projeto Osesp Itinerante, em dois espaços históricos da região central da capital paulista: o Pátio do Colégio (sexta, 02/12, às 13h) e o Mosteiro de São Bento (quinta, 08/12, às 15h). Aproveitando as festividades do Natal, o repertório conta com diversas obras de inspiração religiosa, de compositores como Villa-Lobos, Poulenc, Rachmaninov, entre outros.

CONCERTO COMEMORATIVO DOS 10 ANOS DA ACADEMIA DE MÚSICA DA OSESP | 11 DEZEMBRO (DOM), 20H30 | GRATUITO

Foto: Academistas

A Academia da Osesp comemora dez anos em 2016. Desde sua fundação, oferece a estudantes de música a oportunidade de se aperfeiçoar em seu instrumento e buscar a profissionalização e a capacitação para ingressar em orquestras de ponta em todo o Brasil e no exterior. Em 2013, a Academia ampliou sua atuação criando o Coro Acadêmico e, em 2016, o curso de Regência. As três vertentes formam o tripé instrumento-voz-regência, essencial para a execução da música sinfônica.

Para celebrar os dez anos de atividades, foram convidados ex-alunos da Academia, atualmente profissionais de diversas orquestras brasileiras, para se juntarem aos atuais jovens bolsistas e se apresentarem em um concerto gratuito no domingo, 11 de dezembro, às 20h30, na Sala São Paulo. A apresentação conta com as participações da regente titular da Osesp, Marin Alsop; da regente assistente da Osesp, Valentina Peleggi; do regente do Coro Acadêmico da Osesp, Marcos Thadeu; e do trombonista Wagner Polistchuk, coordenando o Grupo de Metais e Percussão. Participam ainda os professores da Academia Ana Valéria Poles (contrabaixo); Luiz Garcia e Nikolay Genov (trompas); Davi Graton e Emmanuele Baldini (violinos); Horácio Schaefer (viola); Wilson Sampaio (violoncelo); Ovanir Buosi e Sérgio Burgani (clarinetes); Romeu Rabelo (contrafagote); Eduardo Gianesella (percussão); e a pianista correpetidora Camila Oliveira.

Os ingressos ficam disponíveis na bilheteria do 1º subsolo da Sala São Paulo a partir da segunda-feira anterior ao concerto, limitados a quatro por pessoa.

OSESP APRESENTA OBRAS DE LEONARD BERNSTEIN, SOB A REGÊNCIA DE MARIN ALSOP

Foto: Leonard Bernstein

A Osesp, sob a regência de Marin Alsop, celebra o reconhecido compositor e maestro norte-americano Leonard Bernstein [1918-90], tocando uma seleção de obras de sua autoria, e ainda excertos de peça escrita por ocasião de seu aniversário de 70 anos (1988) de diversos outros compositores, entre eles Luciano Berio e John Williams.

Marin Alsop fala sobre a importância de Bernstein, seu mentor, em texto publicado na Revista Osesp (Nov/Dez 2016): 

“Na minha opinião — e sempre estive convicta disso —, é um dos maiores compositores do século XX. (...)  Ele era de fato talentoso demais. É difícil aceitar que uma só pessoa possa ser ao mesmo tempo um grande regente, um grande pensador, um grande comunicador, um grande compositor e um grande pianista. (...) Acho que o que torna Bernstein uma figura tão
extraordinária não é o talento enorme que tinha para cada uma dessas atividades, mas a maneira como estabelecia relações entre elas todas.”

O repertório será gravado pela Osesp para posterior lançamento em caixa comemorativa do centenário de Leonard Bernstein, em 2018, pelo selo Naxos.

CONCERTO DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA OSESP 2016 | MARIN ALSOP REGE MAHLER | TRANSMISSÃO DIGITAL AO VIVO

Foto: Marin Alsop

A semana de encerramento da Temporada 2016 da Osesp terá três concertos na Sala São Paulo, de 15 a 17 de dezembro, sendo que um deles contará com transmissão ao vivo, pela internet.

Sob a regência da titular Marin Alsop, a Osesp, o Coro da Osesp e o Coro Acadêmico da Osesp interpretam a monumental Sinfonia nº 2 em Dó Menor – Ressurreição, de Gustav Mahler [1860-1911], com participação do Coral Lírico Paulista e das cantoras alemãs Susanne Bernhard (soprano) e Ingeborg Danz (mezzo soprano) como solistas.

Sobre a obra, o filósofo Jorge de Almeida (USP) escreve, em ensaio publicado na Revista Osesp (Nov/Dez 2016):

“Morrer, para viver! O mote da Sinfonia nº 2 de Mahler pode ser entendido como uma reflexão sobre o próprio destino do gênero sinfônico no final do século XIX. (...) Com o sugestivo subtítulo Ressurreição, estreou em 1895 e foi considerada por seus contemporâneos, para o bem ou para o mal, uma obra sem paralelos na história do gênero. (...) A ‘ideia condutora’ dessa sinfonia pode ser resumida no trecho de uma conversa [de Mahler] com sua amiga Natalie Bauer-Lechner: ‘Por que você vive? Por que você sofre? Tudo isso não passa de uma enorme e terrível piada? O que é a vida, o que é a morte? Existe para nós um além?’”

CONCERTO DIGITAL | 15 DEZEMBRO (QUINTA), 20H45

Com transmissão gratuita pela internet, o concerto do dia 15/12 (quinta) será transmitido ao vivo, diretamente da Sala São Paulo, a partir das 20h45, simultaneamente pelo site da Osesp, pela TV UOL e, pela primeira vez, pelo Facebook e pelo YouTube da Osesp. Os espectadores poderão acompanhar toda a movimentação da Sala em tempo real e assistir conteúdos especiais sobre o programa.

O Concerto Digital Osesp tem patrocínio do Itaú Personnalité e apoio de Exceda e UOL.



A programação está sujeita a alterações.


Os concertos da Osesp contam com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura.

Para não receber mais Newsletters da Osesp.

Para saber mais sobre a OSESP.
Indique alguém para receber esta Newsletter.