veja esse e-mail online Facebook Twitter Youtube Vimeo
Newsletter Janeiro 1ª Edição
Edição Anterior | Confira a programação completa

MASTERCLASSES OSESP – HERBERT MAYR (CONTRABAIXO) 07/03, 14H30 E COLIN CURRIE (PERCUSSÃO) 11/03, 14H | GRATUITO

Foto: Arte Masterclass 2016

Desde 2008, as Masterclasses oferecem a estudantes e profissionais de música da Osesp e de outras instituições a oportunidade de aprimorar sua técnica musical. Músicos renomados que atuam no país e no mundo, muitos deles convidados da Temporada Osesp na Sala São Paulo, falam de sua carreira e práticas de estudo.

Na segunda-feira (07/03), às 14h30, o chefe de naipe dos contrabaixos da Orquestra Filarmônica de Viena, Herbert Mayr, ministrará aula, aqui na Sala São Paulo. E na quinta-feira (11/03), é a vez do percussionista Colin Currie, solista do programa de abertura da Temporada Osesp 2016.

As Masterclasses Osesp são gratuitas e abertas a todos os interessados. Inscreva-se!

MARIN ALSOP REGE A ABERTURA DA TEMPORADA OSESP 2016 | 10 e 11/03, 21H e 12/03, 16H30

Foto: Marin Alsop

Sob o comando da regente titular Marin Alsop, a Osesp abre a Temporada 2016 – Estado de Escuta, recebendo como solista convidado o percussionista escocês Colin Currie, aclamado internacionalmente como um dos mais virtuosos e carismáticos da atualidade.

O programa inicia com Machine, da novaiorquina Jennifer Higdon, peça curta escrita em homenagem a compositores como Mozart e Tchaikovsky, que, nas palavras da autora eram “capazes de compor tantas notas e criar tantos sons que mais pareciam máquinas!”.

Em seguida, Colin Currie se junta à Osesp para fazer a estreia latino-americana do Concerto nº 2 Para Percussão, peça co-encomendada pela Osesp ao escocês James MacMillan (Compositor Visitante da Temporada 2014), que explora a sonoridade dos instrumentos de percussão.

Na segunda parte do concerto, a Osesp executa a Sinfonia nº 1 em Ré Maior — Titã, de Gustav Mahler. Sobre a peça, o filósofo Jorge de Almeida comenta, em texto inédito, publicado na Revista Osesp de março/2016:

“Os dilemas da Primeira nascem da tentativa mahleriana de solução para o conflito entre música programática e música absoluta, que percorre todo o século XIX. (...) Na Sinfonia nº 1, Mahler recorre ao programa para configurar uma brusca contraposição entre um herói que sofre, sem conseguir escapar de si mesmo, e o mundo da natureza, com sua vida exuberante, marcada pelo eterno retorno dos ciclos de vida e de morte.”

O público poderá acompanhar, na quinta-feira, 10/03, às 10h, o Ensaio Aberto da Orquestra, com ingressos a R$ 10,00.


10 MAR QUI 21h Jacarandá
11 MAR SEX 21h Pequiá
12 MAR SÁB 16h30 Ipê

MARIN ALSOP REGENTE
COLIN CURRIE PERCUSSÃO

JENNIFER HIGDON
Machine
JAMES MACMILLAN
Concerto nº 2 para Percussão [CO-ENCOMENDA, ESTREIA LATINO-AMERICANA]

GUSTAV MAHLER
Sinfonia nº 1 em Ré maior – Titã

OSESP APRESENTA CONCERTO MATINAL GRATUITO SOB A REGÊNCIA DE MARIN ALSOP | 13/03, 11H

A Osesp apresenta dez Concertos Matinais Gratuitos ao longo da Temporada 2016, sempre aos domingos, às 11h.

Entre os destaques está o programa de 13 de março, sob a regência da titular Marin Alsop, com participação muito especial do percussionista escocês Colin Currie como solista convidado, que interpreta duas peças solo e faz a estreia latino-americana do Concerto nº 2 para Percussão, de James MacMillan (co-encomenda Osesp).

Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis na bilheteria do 1º subsolo da Sala São Paulo a partir da segunda-feira anterior ao concerto, limitados a quatro por pessoa. Devido à grade procura recomendamos que verifique se há entradas disponíveis através do telefone 11 3223-3966.


13 MAR DOM 11h

MARIN ALSOP REGENTE
COLIN CURRIE PERCUSSÃO

ALAN EMSLIE
Hugh’s Chilled Red
ROLF WALLIN
Realismos Mágicos – 11 Histórias Curtas para Marimba Solo
JAMES MACMILLAN
Concerto nº 2 para Percussão [CO-ENCOMENDA, ESTREIA LATINO-AMERICANA]

ACADEMIA DE MÚSICA DA OSESP AGORA TAMBÉM OFERECE CURSO DE REGÊNCIA

Em 2016 a Academia de Música da Osesp ampliou ainda mais sua atuação com a criação do curso de Regência. Orientado por Marin Alsop (Regente Titular e Diretora Musical da Osesp), um seleto grupo de estudantes terá aulas de técnica e repertório ao longo de todo o ano de 2016. Participam também do projeto Robert Spano, Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Atlanta, do Festival de Música de Aspen e regente convidado da Temporada Osesp 2016, Valentina Peleggi, Regente Assistente da Osesp em 2016, e Marcos Thadeu, preparador vocal do Coro da Osesp, Diretor e Regente do Coro Acadêmico da Osesp.

O curso anual está estruturado em cinco módulos, abrangendo repertório sinfônico e coral. Os alunos terão à disposição pianista correpetidor em todas as aulas, além de um grupo de câmara formado pelos alunos da Academia da Osesp em um dos módulos e poderão também usufruir do Coro Acadêmico da Osesp.

O Instituto Baccarelli, em mais uma parceria com a Fundação Osesp, coloca à disposição da Academia de Regência da Osesp sua principal orquestra: a Sinfônica Heliópolis. Os ensaios acontecerão nas dependências do Instituto e o encerramento do curso será um concerto gratuito e aberto ao público, na Sala São Paulo, dentro da Séria Matinais da Fundação Osesp, em que os alunos do curso irão reger a Orquestra Sinfônica Heliópolis e a solista convidada, em 9 de outubro de 2016.

MARIN ALSOP REGE A MISSA DE RÉQUIEM, DE GIUSEPPE VERDI | 17 e 18/03, 21H e 19/03, 16H30

Foto: Marin Alsop e Osesp

Marin Alsop continua à frente da Osesp para apresentar a extraordinária Missa de Réquiem, de Giuseppe Verdi, no segundo programa da Temporada 2016.

Com participação dos Coros da Osesp e Acadêmico da Osesp, a Orquestra recebe como convidados o Coral Lírico Paulista (regente: Nibaldo Araneda), além de prestigiados cantores líricos: as norte-americanas Angela Meade (soprano, integrante do elenco do Metropolitan Opera de Nova York) e Michelle DeYoung (mezzo soprano, ganhadora de vários Grammys por suas gravações), o ucraniano Dmytro Popov (tenor, com várias montagens pela Royal Opera House, de Londres) e o francês Nicolas Testé (baixo-barítono, formado pela Ópera Nacional de Paris).

Um clássico do repertório coral-sinfônico, a Missa de Réquiem, foi escrita em memória do escritor Alessandro Manzoni. Composta para uma grande orquestra, com mais de cem instrumentos, coro de 120 vozes e mais os cantores solistas, sua audição tem tudo para ser um dos destques dessa Temporada.

Para este programa, a Osesp realiza um ensaio aberto em dia e horário especial, 16/03 (quarta), às 18h, com ingressos a R$ 10,00.


17 MAR QUI 21h Carnaúba
18 MAR SEX 21h Paineira
19 MAR SÁB 16h30 Imbuia

MARIN ALSOP REGENTE
ANGELA MEADE SOPRANO
MICHELLE DEYOUNG MEZZO SOPRANO
DMYTRO POPOV TENOR
NICOLAS TESTÉ BAIXO-BARÍTONO
COAL LÍRICO PAULISTA CORO ACADÊMICO DA OSESP
CORO DA OSESP

GIUSEPPE VERDI
Missa de Réquiem



A programação está sujeita a alterações.


Os concertos da Osesp contam com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura.

Para não receber mais Newsletters da Osesp.

Para saber mais sobre a OSESP.
Indique alguém para receber esta Newsletter.