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Integrante da Osesp desde: setembro de 2000. Obra favorita: Ária When I Am Laid In Earth, do 3º Ato da ópera Dido e Eneas, de Henry Purcell.

Natural de Jizaque, no Uzbequistão, antiga União Soviética, a pianista Olga Kopylova iniciou seus estudos de piano aos quatro anos, com o pai Ivan Fiodorivoch Kopylov. Aos seis, ingressou na Escola Especial de Música V. Uspensky, em Tasquente. Mais tarde, frequentou o Colégio do Conservatório Estatal de Moscou P. I. Tchaikovsky, onde obteve o diploma com distinção por ser uma das cinco melhores pianistas do ano. Ingressou então naquele prestigioso conservatório, onde se formou em 2000, nas classes de Tatiana Galitzkaya e Lyudmila Roshchina, destacadas representantes da escola pianística de Samuil Feinberg. Já no Brasil, sob orientação de Beatriz Alessio, cursou o mestrado profissional em música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre 2020 e 2022, período em que desenvolveu uma pesquisa sobre a importância da prática colaborativa no trabalho do pianista de orquestra.

Apresentou-se como solista nas principais salas de concerto de Moscou e região, entre elas a Sala Rachmaninov do Conservatório Tchaikovsky e a Casa Tchaikovsky, em Klin. Entre 1994 e 2000, manteve o duo Kopylova & Bereslavtseva com Natalia Bereslavtseva, primeira flauta do Teatro Bolshoi de Moscou. Em 2000, se despediu de seu país natal, vindo a se estabelecer no Brasil, onde tem solado com diversos grupos. Interpretou o Concerto para Piano nº 2 em Dó Menor Op. 18, de Sergei Rachmaninov, com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), a Rhapsody in Blue, de George Gershwin, com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), o Concerto para Piano, Trompete e Orquestra de Cordas em Dó Menor Op. 35, de Dmitri Shostakovich, com a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, o Concerto para Piano nº 3 em Dó Maior Op. 26, de Sergei Prokofiev, com a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, e o Concerto para Piano nº 4 em Sol Menor Op. 40, de Sergei Rachmaninov, com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Com a Osesp, solou a Seresta para Piano e Orquestra do álbum Camargo Guarnieri: Choros I; Seresta (NAXOS, 2020), gravado pelo grupo sob a regência de Isaac Karabtchevsky.

Como camerista, atua ao lado de Yuriy Rakevich, violino solista da Osesp, no duo Kopylova & Rakevich, que lançou os álbuns Salut d’Amour (Azul Music, 2022) e Clair de Lune (Azul Music, 2023). Mantém também uma parceria com o maestro e violinista Cláudio Cruz, com o qual gravou os CDs Mozart: Sonatas para Piano e Violino, Vol. I e Vol. II (Azul Music, 2021 e 2023). Desde 2018, integra o Sexteto São Paulo, com a flautista Cláudia Nascimento, o oboísta Ricardo Barbosa, o clarinetista Ovanir Buosi, o trompista Luiz Garcia e o fagotista Alexandre Silvério. Dedica-se ainda ao repertório para piano solo, que gravou nos álbuns Morning Star (Azul Music, 2003), Miniaturas: A Música de Cécile Chaminade (Azul Music), _Colours of Villa-Lobos _(Azul Music, 2020) e Brazilian Fruits (Azul Music, 2023).

Olga desenvolve relevante trabalho como educadora. Além de professora particular, fundou e segue atuando no curso de piano de orquestra da Academia de Música da Osesp. Em dezembro de 2023, deu início a uma parceria com Hércules Gomes, pianista referência em música brasileira, tocando um recital no Sesc. Fizeram, a dois pianos, alguns choros do próprio Hércules e transcrições para piano solo que ele fez de obras de Chiquinha Gonzaga. Em janeiro de 2024, apresentou, na Saint James Lutheran Church, em Redding, na Califórnia, o recital The Not So Invisible World of Female Composers, inteiramente composto de peças de compositoras mulheres.