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Orquestra
Lei de Criação da Orquestra Sinfônica Estadual, de 13 de setembro de 1954
Lei de Criação da Orquestra
Sinfônica Estadual
de 13 de setembro de 1954




Programa do concerto da Orquestra Estadual no Palácio dos Bandeirantes em 1965
Programa do concerto
da Orquestra Estadual no Palácio
dos Bandeirantes em 1965




Formação da Orquestra em 1974, 20 anos de sua criação
Formação da Orquestra em 1974,
20 anos de sua criação




Osesp
Matéria no Jornal da Tarde
de 30 de junho de 1975




Encontros Sinfônicos da Primavera
Programa da Temporada de 1976
no Theatro São Pedro




Sala Cecília Meireles
Programa de concerto da Osesp na
Sala Cecília Meireles,
no Rio de Janeiro, em 1981




Cartaz da Osesp no II Encontro Sinfônico de Primavera, no Memorial da América Latina
Cartaz da Osesp no II Encontro
Sinfônico de Primavera,
no Memorial da América Latina




Orquestra em concerto da Temporada 2010 - foto Alessandra Fratus
Orquestra em concerto
da Temporada 2010
foto Alessandra Fratus
Desde seu primeiro concerto, em 1954, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo — Osesp — construiu uma trajetória de grande sucesso, tornando-se a instituição que é hoje. Reconhecida internacionalmente por sua excelência, a Orquestra é parte indissociável da cultura paulista e brasileira, promovendo transformações culturais e sociais profundas.

Nos primeiros anos, foi dirigida pelo maestro Souza Lima e pelo italiano Bruno Roccella, mais tarde sucedidos por Eleazar de Carvalho (1912-96), que por 24 anos dirigiu a Orquestra e desenvolveu intensa atividade. Nos últimos anos sob seu comando, o grupo passou por um período de privações. Antes de seu falecimento, porém, Eleazar deixou um projeto de reformulação da Osesp.

Com o empenho do governador Mário Covas, foi realizada a escolha do maestro que conduziria essa nova fase na história da Orquestra. Em 1997, o maestro John Neschling assume a direção artística da Osesp e, com o maestro Roberto Minczuk como diretor artístico adjunto, redefine e amplia as propostas deixadas por Eleazar. Em pouco tempo, a Osesp abre concursos no Brasil e no exterior, eleva os salários e melhora as condições de trabalho de seus músicos.

A Sala São Paulo é inaugurada em 1999 e, nos anos seguintes, são criados os Coros Sinfônico, de Câmara, Juvenil e Infantil, o Centro de Documentação Musical, os Programas Educacionais, a editora de partituras Criadores do Brasil, e a Academia de Música. As temporadas se destacam pela diversificação de repertório, e uma parceria com o selo sueco Bis e com a gravadora carioca Biscoito Fino garante a difusão da música brasileira de concerto.

A criação da Fundação Osesp, em 2005, representa um marco na história da Orquestra. Com o presidente Fernando Henrique Cardoso à frente do Conselho de Administração, a Fundação coloca em prática novos padrões de gestão, que se tornaram referência no meio cultural brasileiro.

Além das turnês pela América Latina (2000, 2005, 2007), Estados Unidos (2002, 2006, 2008), Europa (2003, 2007, 2010, 2012, 2013) e Brasil (2004, 2008, 2011), o grupo mantém desde 2008 o projeto Osesp Itinerante, pelo interior do estado de São Paulo, realizando concertos, oficinas e cursos de apreciação musical para mais de 70 mil pessoas.

Indicada em 2008 pela revista Gramophone como uma das três orquestras emergentes no mundo às quais se deve prestar atenção e mais recentemente (2012) tema de destaque em publicações como o jornal The Times e a mesma Gramophone, a Osesp iniciou a temporada 2010 com a nomeação de Arthur Nestrovski como diretor artístico e do maestro francês Yan Pascal Tortelier como regente titular.

Em fevereiro de 2011, o Conselho da Fundação Osesp anuncia a norte-americana Marin Alsop como nova regente titular da Orquestra por um período inicial de cinco anos, a partir de 2012. Também a partir de 2012, Celso Antunes assume o posto de regente associado da Orquestra.

Neste mesmo ano, em sequência a concertos no festival BBC Proms, de Londres, e no Concertgebouw de Amsterdã, a Osesp é apontada pela crítica estrangeira (The Guardian e BBC Radio 3, entre outros) como uma das orquestras de ponta no circuito internacional. Lança também seus primeiros discos pelo selo Naxos, com o projeto de gravação da integral das Sinfonias de Prokofiev, regidas por Marin Alsop, e da integral das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky.

Em 2013, Marin Alsop é nomeada diretora musical da Osesp e a orquestra realiza nova turnê europeia, apresentando-se pela primeira vez — e com grande sucesso — na Salle Pleyel, em Paris, no Royal Festival Hall, em Londres, e na Philharmonie, em Berlim. 
 
Em 2014, celebrando os 60 anos de sua criação, a Osesp fez uma turnê por cinco capitais brasileiras. No ano seguinte, marece destaque uma série de apresentações regidas por Isaac Karabtchevsky de Gurre-Lieder, de Schoenberg (até então inédita no Brasil), que conquistou os prêmios de melhor concerto do ano nos prinicpais jornais e revistas. Em 2016, a Osesp, com Marin Alsop, realiza uma série de concertos internacionais como convidada dos maiores festivais de verão da Europa.