/governosp
É possível garantir ingressos pelo site, pelo telefone (11) 3777-9721 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h); ou nos totens localizados no piso térreo da Sala São Paulo.
Toda a programação possui meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, professores e profissionais da educação estaduais e municipais de São Paulo, de acordo com a legislação. Em todos os casos, é necessário apresentar comprovante oficial e documento de identificação com foto no dia do concerto.
Jovens de baixa renda têm desconto de 50% nos ingressos para os concertos da Osesp na Sala São Paulo, mediante a apresentação da Identidade Jovem acompanhada de documento de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo o território nacional (Lei nº. 12.933/2013, art. 1º, § 9º; Decreto nº. 8.537/2015, art. 5º). Para saber mais, clique aqui.
O programa Passe Livre Universitário (PLU) oferece aos estudantes cadastrados a possibilidade de assistir gratuitamente às apresentações da Osesp na Sala São Paulo. Os ingressos são disponibilizados na semana em que houver concerto(s) com direito ao PLU, veja aqui os concertos disponíveis. Ainda não é cadastrado? Inscreva-se aqui!
O período de assinaturas abre no segundo semestre para a temporada do ano seguinte. Além de garantir o seu lugar para os concertos, ser Assinante Osesp também tem vantagens como a isenção da taxa de conveniência, recebimento da Revista Osesp para o titular, banco de ingressos e preço promocional. Existem dois tipos de assinaturas, Flexíveis e Fixas. Saiba mais sobre cada uma delas aqui.
Para quem vem de metrô ou trem, é possível usar a passagem direta que liga o estacionamento da Sala com a Plataforma 1 da CPTM, dentro da Estação Luz. Ela está aberta todos os dias, das 6h às 23h30. Garanta o seu bilhete previamente nos guichês da Estação ou pelo celular, usando o TOP – Aplicativo de Mobilidade, disponível na App Store e no Google Play. Já para quem vem de carro, a Sala possui estacionamento. O funcionamento é diário, das 6h às 22h ou até o fim do evento. O bilhete é retirado na entrada e o pagamento deve ser efetuado em um dos dois caixas, no 1º subsolo ou no Hall Principal da Sala. É possível também agendar sua corrida de volta para casa com a Use Táxi, no estande localizado no Boulevard. Há, ainda, uma área interna exclusiva para embarque e desembarque de passageiros, atendendo táxis ou carros particulares.
Uma das matérias-primas da música de concerto é o silêncio. Por isso, recomendamos que desligue seu celular ou coloque-o no modo avião; deixe para fazer comentários no intervalo entre as obras ou ao fim; evite tossir em excesso. A experiência na sala de concertos é coletiva, e essa é uma das belezas dela.
Após o terceiro sinal, as portas da Sala de Concertos são fechadas. Quando for permitido entrar após o início da apresentação, siga as instruções dos indicadores e ocupe rápida e silenciosamente o primeiro lugar vago. Precisando sair, faça-o discretamente, ciente de que não será possível retornar.
Antes da música começar e nos aplausos, fique à vontade para filmar e fotografar, mas registros não são permitidos durante a performance. Sempre que quiser recordar da música, visite nossas redes sociais.
O consumo não é permitido no interior da sala de concertos. Conheça nossas áreas destinadas a isso na Sala São Paulo.
A Sala São Paulo não determina a seu público nenhum traje específico. O mais importante é que você se sinta confortável em sua vinda e que aproveite ao máximo a experiência de assistir a um concerto por aqui. Lembrando que, no palco, Orquestra, Coro e outros artistas provavelmente estarão usando roupas mais formais.
As crianças são sempre bem-vindas aos concertos e trazê-las é a melhor forma de aproximá-las de um repertório pouco tocado e raramente explorado pelas escolas. Não temos idade mínima estabelecida, mas a classificação etária sugerida é de sete anos, idade em que as crianças já apresentam uma capacidade de concentração mais desenvolvida. Aconselhamos a escolha de repertórios específicos e programas que não ultrapassem os 60 minutos de duração.
Todas as portarias disponíveis ao público e halls de circulação são acessíveis para pessoas com cadeiras de rodas ou com dificuldade de locomoção. Para quem utiliza o estacionamento, os acessos são por rampas nos pisos térreo e 1º subsolo. Na Sala de Concertos, há lugares específicos para cadeira de rodas nos setores: Plateia Elevada e Camarotes 12, 13 e 14 do Mezanino. Para aquisições de ingressos, entre em contato pelo telefone (11) 3777-9721, de segunda a sexta-feira,das 12h às 18h.
A Sala de Concertos possui 14 assentos destinados para pessoas obesas: 2 na Plateia Central, 8 na Plateia Elevada (fundo), 2 no Balcão Mezanino e 2 nos Camarotes Superiores. As poltronas são vendidas somente pelo telefone (11) 3777-9721.
O programa Sou Osesp nasceu em 2004 com o objetivo de buscar novas fontes de recursos para investir na formação e no aperfeiçoamento de jovens músicos, na capacitação de professores e em diversas ações que buscam democratizar o acesso à música clássica para toda a população. Conheça as categorias para se tornar um Apoiador e as contrapartidas oferecidas como agradecimento aqui. A ajuda de cada um é fundamental para que sigamos inspirando pessoas e transformando tantas realidades.
Os Concertos Acessíveis da Osesp são apresentações com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, como audiodescrição. A experiência de um concerto é auditiva sim, mas também é visual. Por isso, o recurso possibilita que todas as pessoas consigam saber quais instrumentos estão no palco, quantos músicos, além de outras informações que tornam a experiência mais completa e imersiva. A programação está disponível aqui.
Os Ensaios Abertos são sempre às quintas-feiras, às 10h, e com ingressos a preço único de R$ 20,00 (inteira). Você pode conferir a programação completa aqui.
A Academia é um projeto que se dedica a especialização de jovens músicos, regentes e cantores, oferecendo educação teórica, instrumental e artística. Há três classes: de Instrumentos, de Regência e a Coral. Veja mais sobre cada uma delas aqui. O ingresso na Academia da Osesp é através de processo seletivo. Nos editais, você encontrará datas e repertório exigidos, assim como duração e outros detalhes do curso. Todas as informações você encontra aqui.
O grupo Infantil é formado por meninas de 7 a 13 anos e meninos de 7 a 12 anos. No Juvenil, meninos de 13 a 20 anos e meninas de 14 a 20 anos seguem os estudos de musicalização, solfejo, percepção musical e o contato com outros idiomas. Não é necessário formação musical prévia para entrar nos coros, mas a criança/adolescente passa por um processo seletivo. Para mais informações, acesse as páginas do Coro Infantil e Coro Juvenil.
A forma de ingressar na Osesp ou em qualquer outra orquestra profissional é por meio de audições. Em uma prova, o candidato deve executar o repertório pedido e um concerto solo para a banca avaliadora. Sempre que há vagas, elas são divulgadas nas mídias sociais e também no site.
A forma de ingressar no Coro Osesp ou em qualquer outro coro profissional é por meio de audições. Aqui na Osesp, são várias as etapas que envolvem essa seleção, começando com uma pré-avaliação com vídeos enviados pelo candidato, passando por teste de solfejo à primeira vista, além da apresentação de um exercício melódico e rítmico (vocalise). Sempre que há vagas, elas são divulgadas nas mídias sociais e também aqui.
Envie seu material para o e-mail faleconosco@osesp.art.br. O setor responsável irá analisar e, caso haja interesse, entrará em contato. Uma outra alternativa é alugar a sala de concertos para uma apresentação. Neste caso, escreva para eventos@osesp.art.br.
A Editora Osesp publica todos os anos mais de uma dezena de obras de autores brasileiros do passado e do presente, as tornando acessíveis a qualquer interessado. Partituras, gravações e obras encomendadas estão disponíveis aqui para aluguel e venda.