PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
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Temporada Osesp 2017
A Temporada de concertos da Osesp na Sala São Paulo oferece programas sinfônicos, divididos em séries com nomes de árvores brasileiras e que contemplam o repertório tradicional de orquestras, composições pouco conhecidas ou mesmo inéditas, além de obras de compositores brasileiros. Salvo exceções, esses programas são apresentados às quintas e repetidos às sextas e aos sábados da mesma semana.

Também fazem parte da Temporada Osesp, concertos a preço popular, matinais gratuitos, ensaios abertos e concertos de câmara com convidados e músicos da Orquestra e do Coro da Osesp e que formam as séries Recitais Osesp, Coro da Osesp e Orquestra de Câmara da Osesp.

TEMPORADA 2017 | MUNDO MAIOR
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Renovação / Novas assinaturas

A aquisição e a renovação de Assinaturas são realizadas apenas pela internet osesp.art.br/assinaturas ou pelo telefone 4003.2052 (de segunda a sexta, das 9h às 18h, exceto feriados).

 

 

Um som no ar, abrigo na hora mais incerta

E o coração nem sabe a quem agradecer,
Na agonia, quem me mostra essa janela aberta
E assim, tão leve, me leva pr’outro mundo –
Um outro mundo, maior e melhor.

 

Franz Schubert/ Franz von Schober, An Die Musik (1817)
Versão de Arthur Nestrovski, Sopro Só (2005)

 

Vivemos em tempos difíceis, “como são todos os tempos”, dizia, madura e serenamente, o escritor Jorge Luis Borges. Qualquer lista sucinta de acontecimentos marcantes já define o tom de nossos dias: atentados terroristas numa escala global sem precedentes; guerra civil e conflitos continuados em vários países do mundo árabe; prolongada crise no Oriente Médio; movimentos migratórios dramáticos, especialmente na Europa; surgimento de partidos de extrema direita, com manifestações de intolerância e preconceito; crises políticas e humanitárias na América Latina; no Brasil, crise financeira e instabilidade política históricas; numa outra dimensão, catástrofes ecológicas mundo afora. E no meio disso tudo, a despeito disso tudo, no fundo contra isso tudo, a música.
                Num contexto desses, só ganham mais pertinência os versos de Franz von Schober, antologicamente musicados por Schubert há exatos 200 anos e que servem de moto para nossa Temporada. “Um outro mundo, maior e melhor.” Talvez não exista, afinal, esse mundo maior e melhor fora da própria música; mas talvez não haja função mais alta para ela do que se manter como é, uma reserva de humanidade e esperança, contra tudo o que conspira para fazer nosso mundo menor. Implícita ou explicitamente, a música assume sempre papel de resistência, concretizada a cada concerto, dia após dia, ano após ano.


Não foram pequenas as dificuldades para se chegar até aqui, nestes tempos que parecem mesmo um pouco mais difíceis do que outros; mas o resultado nos deixa confiantes de que a nova Temporada tem tudo para ser umas das mais memoráveis. Estrutura geral e detalhes dos concertos ¬vêm descritos pouco adiante; mas vale mencionar alguns destaques.
                Ao longo das 32 semanas de assinatura (com três concertos sinfônicos cada), estarão com nossa Orquestra ¬– recentemente aclamada nos três maiores festivais de música da Europa – muitos grandes regentes, solistas e compositores da atualidade. A começar pela diretora musical, Marin Alsop, que rege nada menos do que 30 concertos; e a continuar pela Artista Associada 2016-18, Nathalie Stutzmann, que canta em uma semana e rege na seguinte; pela Artista em Residência, Isabelle Faust, que além de tocar dois concertos diferentes com a Orquestra, faz a integral das Sonatas para Violino e Piano de Beethoven e a integral da Sonatas e Partitas para violino solo de Bach; e pelo grande parceiro da Osesp, Antonio Meneses, que vem celebrar seus 60 anos conosco.
                Receberemos, também, os compositores Unsuk Chin – sul-coreana que dirige uma série de música contemporânea da orquestra Philharmonia de Londres – e Krzyzstof Penderecki, importante figura da composição desde a década de 1960. Vamos tocar e gravar obras de Villa-Lobos, Mignone e José Maurício (com o Coro da Osesp), sem falar nas encomendas a compositores brasileiros da atualidade, incluindo um Concerto para Violino de Celso Loureiro Chaves, no âmbito do projeto SP-LX – Nova Música, em parceria com a Fundação Gulbenkian de Lisboa.
                Teremos um Ato 2 de Tristão e Isolda, regido por Richard Armstrong com formidável elenco, e o War Requiem de Britten, regido por Marin com elenco não menos notável. Debussy será o Compositor Transversal (com obras interpretadas pela Orquestra e em recitais de câmara); e teremos também ciclos dedicados a Haydn, Tchaikovsky e ao tema do Herói. Uma novidade é a série “Osesp 60”: quatro programas com cerca de uma hora de duração, sem intervalo, seguidos de conversa com a plateia. Enfim: muita música, mais de uma centena de concertos, contemplando, como de hábito, os mais variados períodos e estilos, nas mais variadas formações.


Muitas pessoas e instituições contribuem para a realização de uma Temporada dessas. “O coração nem sabe a quem agradecer.” À Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, a nossos patrocinadores, apoiadores e parceiros; aos conselheiros da Fundação Osesp, à diretora musical Marin Alsop, ao diretor executivo Marcelo Lopes e a todas as equipes da Fundação, incluindo os voluntários; aos doadores do Programa Sua Orquestra – que ajudam a manter nossos projetos educativos, abarcando Academia da Osesp, mais de 20 mil crianças e adolescentes que vêm assistir a concertos didáticos e ensaios abertos, e quase mil professores da rede pública de ensino; aos assinantes e público em geral, que mantêm a Sala São Paulo vibrando praticamente o ano inteiro; acima de tudo, a nossos extraordinários músicos e cantores, e aos mais de 60 artistas visitantes: muito obrigado. Essa “janela aberta” faz toda a diferença.  


Arthur Nestrovski
Diretor Artístico

 


 

 

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