Temporada Osesp: Alsop, Trpceski e Siqueira
Gilberto Siqueira por Jefferson Collacico
Sala São Paulo
São Paulo-SP
Brasil
29 ago 13 quinta-feira 21h00
Cedro
30 ago 13 sexta-feira 21h00
Araucária
31 ago 13 sábado 16h30
Mogno
QUINTA-FEIRA 29/AGO/2013 21h00
Entre R$ 28,00 e R$ 160,00
SEXTA-FEIRA 30/AGO/2013 21h00
Entre R$ 28,00 e R$ 160,00
SÁBADO 31/AGO/2013 16h30
Entre R$ 28,00 e R$ 160,00


No dia 30 de agosto, às 20h00, os alunos da Academia de Música da Osesp fazem uma apresentação com repertório surpresa na Sala Carlos Gomes, minutos antes da aula Falando de Música. Chegue um pouco mais cedo e aproveite!

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Marin Alsop regente
Simon Trpčeski piano
Gilberto Siqueira trompete
Programa
Clarice ASSAD
Saravá – Homenagem a Vinicius de Moraes [Encomenda Osesp. Estreia Mundial]
Damir IMERI
Fantasia Sobre Duas Melodias Populares
Dmitri SHOSTAKOVICH
Concerto nº 1 Para Piano em Dó Menor, Op.35
Sergei PROKOFIEV
Sinfonia nº 2 em Ré Menor, Op.40

Programação sujeita a alterações.
Notas de Programa


Saravá é uma rapsódica homenagem ao poeta, compositor e escritor Vinicius de Moraes.
A peça surgiu como reflexo das minhas impressões sobre sua vida e sua obra, depois de um período de imersão em seus textos e letras, navegando pela Bossa Nova, pelos Afro-Sambas e ainda por uma seleção de ideias melódicas nas parcerias com outros compositores.
Sem perder de vista o poeta Vinicius, a maioria das menções temáticas a obras musicais de outros compositores foi elaborada com três princípios em mente. Primeiro, preservar a ideia textual das passagens abordadas; depois, destacar movimentos importantes no cenário musical brasileiro; finalmente, unir essas ideias em uma única composição, como uma história — com princípio, meio e fim —, sem, contudo, comprometer a minha própria identidade como compositora.
Embora Vinicius seja um autor lírico, suas letras e poesias têm forte substância imagética, o que dá à sua produção um caráter narrativo admirável. Jamais guardou para si o gênero puro, e muito do que fez não pode ser categorizado apenas como música, poesia, literatura ou teatro. Esse hibridismo poderoso serviu de combustível para a feitura de Saravá: eis aqui um homem capaz de libertar as palavras, que tomam seu próprio destino e se recriam no universo, assim como a luz que se revela no escuro.
Como compositora, eu me deixei levar também pelas sensações das suas palavras, escritas ou cantadas. Tomei por base essa força criativa, seja no brilho das escolhas das linhas, seja na construção rigorosa dos sonetos, tudo isso colaborando na construção de um poeta Vinicius da minha imaginação, com a devida licença para transformá-lo em energia pulsante, que explode em faíscas e luzes, desde o primeiro momento da música.
Quando comecei minha pesquisa, procurava apenas um Vinicius, mas encontrei vários no caminho! Acredito que dentro dele havia outros ainda, com seus amores, suas paixões, suas angústias e tantos novos horizontes a serem conquistados. Ele era insaciável, e cada nova produção era um impulso para outra. Era movido pela paixão de criar, de se envolver em algo novo sempre.

Saravá tem, nesse aspecto, a mesma característica: uma peça composta de citações em que cada uma se apresenta com urgência e logo deixa espaço para outra.
Foi inevitável lançar mão do romantismo e da passionalidade de Vinicius, assim como do senso de humor, da versatilidade e de sua habilidade ao escrever para o público infantil. Como pretendi visitar sua vida, passei também pela ditadura, pelos altos e baixos dos nove casamentos e oito separações, pela religiosidade e pelo misticismo e por sua impagável boêmia carioca. Não é o poeta mesmo que diz, em “Samba da Bênção”: “É melhor ser alegre que ser triste,| a alegria é a melhor coisa que existe”? Fui guiada por essa frase, que abre e conclui Saravá.
Fora a sonoridade jazzística de “Garota de Ipanema” (parceria com Tom Jobim), apontando aqui para o sucesso no continente americano, Saravá é pura brasilidade, em seus gestos, melodias e ritmos. Como, para mim, a obra de Vinicius é, na sua maior parte, atemporal, minha peça não tem a cronologia como fio condutor, mas citações independentes da sequência linear de suas criações e condizentes com a minha imagem do artista e poeta Vinicius, fiéis às imagens que pude intimamente produzir a partir de suas letras e poesias. É essa mesma imagem de força e energia que se traduz em realidade na música.
Um presente, e um enorme prazer para mim, no ano em que se completa o centenário de nascimento de Vinicius de Moraes.
Salve Vinicius, Saravá!
CLARICE ASSAD






Inspirada no rico folclore macedônio, a Fantasia Sobre Duas Melodias Populares é dedicada ao pianista Simon Trpceski. O primeiro tema vem de uma canção de amor tradicional, “Ne si go prodavaj Koljo ciflikot”, escrita em compasso de 9/8, característico do folclore macedônio, que usa muitas combinações rítmicas diferentes. O segundo tema — em compasso de 7/8 — é derivado de uma canção antiga chamada “Zasviril Stojan”, com um caráter mais lírico. Minha experiência musical, passando do jazz ao folclore e à música clássica, pode ser localizada em todos os aspectos da peça, com melodias longas e cantantes nos instrumentos de cordas acompanhadas por toda a orquestra.
A composição estreou em janeiro de 2012, na cidade de Stavanger, na Noruega, na interpretação de Simon Trpceski como solista ao piano, acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Stavanger, sob regência de Alan Buribayev.
DAMIR IMERI. Tradução de André Fiker.




CLARICE ASSAD [1978]
Saravá - Homenagem a Vinicius de Moraes [2013] [Encomenda Osesp. Estreia Mundial]
8 MIN

DAMIR IMERI [1960]
Fantasia Sobre Duas Melodias Populares [2011]
11 MIN

DMITRI SHOSTAKOVICH [1906-75]
Concerto nº 1 Para Piano em Dó Menor, Op.35 [1933]
Trompete Solo: Gilberto Siqueira
- Allegro Moderato - Allegro Vivace
- Lento
- Moderato (Attacca)
- Allegro Brio
21 MIN

SERGEI PROKOFIEV [1891-1953]
Sinfonia nº 2 em Ré Menor, Op.40 [1924-5]
- Allegro Ben Articolato
- Andante
36 MIN


LER +
Endereço: Praça Júlio Prestes, nº 16 | CEP 01218 020 | São Paulo-SP
Telefone: (11) 3367 9500