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Integrante da Osesp desde: 06 de março de 2008. Obra favorita: Cantata BWV 248, de J. S. Bach, que cantou com a Osesp, sob a batuta de Peter Schreier, em 2008.

Natural de São José dos Campos, em São Paulo, a mezzo soprano Lea Lacerda iniciou seus estudos aos nove anos de idade, na Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo, em Taubaté. Ali, concluiu o curso de piano erudito com Edna Maria Rodrigues, em 1998, e o curso de canto lírico com Lenine Santos, cantor especializado em canção brasileira, em 2007. Nesse ano, participou do Música dos Mestres, concerto dos professores da instituição. Em 2009, licenciou-se em música pela Faculdade Santa Cecília (FASC) de Pindamonhangaba e, atualmente, finaliza o curso de pedagogia na Universidade Paulista (UNIP), para o qual prepara uma monografia em que discute a importância da música na escola regular.

Participou das edições de 2004 e 2007 do Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba (Feimepi). Como camerista, apresentou-se em 2014 junto ao grupo Sexteto Vocal, em um espetáculo que oferecia ao público uma viagem musical natalina por diversos países. Em 2010, participou como solista nas Cantatas BWV 36 e 62, de J.S. Bach, em um concerto da Camerata Fukuda com o Coro de Câmara da Osesp, regido por Celso Antunes. Solou, em 2013, a Fantasia Coral Op. 80, de L. V. Beethoven, junto à Orquestra Sinfônica Heliópolis, sob a batuta de Isaac Karabtchevsky, e Parnaso em Festa HWV 73, de G. F. Händel, à frente da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) em 2018. Junto à Osesp, desempenhou papel de destaque nas 12 Canções Escocesas WoO 156, de L. V. Beethoven, e na Cantata BWV 10, de Bach, sob a batuta de Masaaki Suzuki, uma das maiores autoridade no mundo na obra do mestre alemão.

Desde que integrou o Coro da Osesp, participou dos álbuns Canções do Brasil (Biscoito Fino, 2010) e Aylton Escobar: Obras para Coro (Selo Digital Osesp, 2013), ambos sob a regência de Naomi Munakata, José Maurício 250 (Selo Digital Osesp, 2017), sob as batutas de Valentina Peleggi e Carlos Alberto Figueiredo, Heitor Villa-Lobos: Choral Transcriptions (Naxos, 2019), sob a regência de Valentina Peleggi, e Rossini: Petite Messe Solenelle (Selo Digital Osesp, 2023), sob a direção de Thomas Blunt.

Lecionou no projeto Guri de 2000 a 2005, assumindo, em 2006, a supervisão regional do projeto no Vale do Paraíba. Entre 2005 e 2006, ministrou aulas de flauta doce e musicalização infantil no Núcleo Educacional Carrossel, em Caçapava. Regeu o coro da empresa Oxiteno, em Tremembé, de 2005 a 2009, e o da empresa IFF Essências e Fragrância, de Pindamonhangaba, de 2006 a 2008.

Das muitas experiências com o grupo, lembra-se dos dois concertos da Osesp no mítico Carnegie Hall, em 14 e 15 de outubro de 2022, quando, sob a regência de Marin Alsop, apresentaram um repertório variado e o espetáculo Floresta Villa-Lobos, um tributo à cultura e à natureza brasileiras em 75 minutos de música sem intervalo e com um vídeo imersivo exibindo as riquezas de nossa flora e fauna.

Nas horas vagas, Lea se diverte tocando piano popular, experiência já registrada por um colega, que a gravou tocando Chega de Saudades antes do Coro começar seu ritual de aquecimento, com os chamados vocalises.

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